Buscar

MARILIA AULA 2 QUIMICA ORGANICA

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: QUÍMICA ORGÂNICA – AULA 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Marília Queiroz Santos
	MATRÍCULA: 01347182
	CURSO: Farmácia
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
	TEMA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECURES COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
RELATÓRIO:
1. Demonstrar a importância da construção de modelos para o ensino de química orgânica.
Os modelos moleculares são ferramentas muito importantes para o ensino da química, pois associam a teoria da química orgânica, que trabalha com substâncias que não podem ser vistas a olho nu a estruturas macroscópicas que as mimetizam. O modelo molecular demonstra moléculas, como o carbono, hidrogênio e oxigênio, além dos tipos de ligações, saturadas ou insaturadas. Mostrando como as moléculas ficam dispostas no espaço. A conformação espacial das moléculas é determinada pelo tipo de ligação e a polaridade da molécula. A polaridade é uma importante propriedade dos compostos orgânicos. Com os modelos atômicos fica mais fácil de compreender a conformação espacial, como as moléculas se organizam, como os átomos se ligam e como é a conformação espacial. 
2. Esclarecer como os modelos moleculares facilitam o entendimento do conceito de hibridização.
Para entender o processo de hibridização é preciso entender alguns conceitos. Os elétrons são partículas encontradas na eletrosfera do átomo. O orbital ou nuvem eletrônica é a região em que há maior probabilidade de encontrar o elétron. A hibridização é a combinação de orbitais atômicos em novos orbitais atômicos. Na hibridização, um determinado número de orbitais atômicos se combinam formando o mesmo número de orbitais atômicos híbridos. A hibridização permite que o átomo realize mais ligações e os tipos de ligações formadas é a covalente. A ligação covalente é quando há o compartilhamento de elétrons. Os modelos moleculares mostram as moléculas e as ligações químicas, quando o orbital é compartilhado pelos átomos, por isso o uso dos modelos pode facilitar a compreensão, associando a explicação teórica a apresentação pelos modelos. 
3. Mostrar os tipos de hibridizações e ângulos de ligação existentes.
SP: o orbital atômico 2s se combina com um orbital 2p formando dois orbitais hibridos. O Carbono sp é linear e o ângulo de suas ligações é de 180º.
SP2: o orbital 2s e dois orbitais 2p, os 3 orbitais híbridos formados ficam no mesmo plano com um ângulo de 120º entre si, formando uma estrutura trigonal plana. 
SP3: um orbital s e três orbitais p formam quatro orbitais híbridos. Possui geometria tetraédrica e ângulo 109, 5º.
4. Exemplificar o tipo de hibridização em uma molécula orgânica (ex: CH4 – hibridização sp3 para o carbono, só contém ligações simples, e os ângulos são de 109,28°)
Eteno (C2H4) possui uma ligação dupla e as demais são ligações simples. Ele realização com ângulos de 120º e hibridização do tipo sp2.
Referências:
CRUZ, C. P. S. C.; ALFAYA, R. V. S. MODELOS MOLECULARES: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE LIGAÇÃO COVALENTE E ESTRUTURA MOLECULAR. ISBN 978-85-8015-076-6. Acessado em: 24/03/2022. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uel_qui_artigo_clistina_paula_soares_da_costa_cruz.pdf;
LIMA, J. F.; SILVA, C. C. O uso de modelos moleculares no ensino de química orgânica. Acessado em: 24/03/2022. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/26721;
BRONDANI, P. B. De Orbitais Atômicos a Orbitais Moleculares: Explicando Ligações Químicas e Polaridade. Acessado em: 24/03/2022. Disponível em: 
https://patyqmc.paginas.ufsc.br/files/2019/07/Orbitais-ato%CC%82micos-Orbitais-moleculares-Hibridizac%CC%A7a%CC%83o-e-polaridade-CORRIGIDO-MORGANA-1.pdf;

Continue navegando