Buscar

Lista 1 imunologia (4)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
	
	ALUNO 
	 
	MATRÍCULA 
	 
	DISCIPLINA 
	IMUNOLOGIA CLINICA 
	DATA 
	
	PROFESSOR 
	
	NOTA 
	 
	
01. Os resultados de um teste sorológico, de acordo com a existência ou não da doença e a positividade ou não do teste, estão descrito na tabela abaixo. 
	TESTE 
	INDIVIDUOS 
	TOTAL 
	
	INFECÇÃO 
	
	
	PRESENTE AUSENTE 
	
	POSITIVO 
	50 420 
	470 
	NEGATIVO 
	430 100 
	530 
	TOTAL 
	480 520 
	1000 
	
(a) Calcule a sensibilidade do teste (1.0 pt) 
(b) Calcule o nível de especificidade do teste. (1.0 pt) 
	
02. A Imunogenicidade refere-se a capacidade de um antígeno em induzir uma resposta imune especifica, no entanto, algumas substancias químicas são tão pequenas que são incapazes de estimular uma resposta por si só e necessitam ligar-se a uma macromolécula para atuar como um imunógeno. Estas substancias que não desencadeiam uma reposta imunológica por si só são chamadas de: 
(a) Hapteno 
(b) Molécula carreadora 
(c) Albumina 
(d) Imunógeno 
(e) Imunoglobulina 
	
03. A resposta humoral é muito importante no combate a diversas infecções e ela se baseia na capacidade do sistema imunológico em produzir anticorpos específicos para determinantes antigênicos específicos de microrganismos. Nesse sentido, escreva a respeito das imunoglobulinas humanas, aspectos estruturais e fluidos aos quais são comumente encontrados. 
04. Tradicionalmente, a quantificação da Proteína C Reativa (PCR) na prática clínica tem vários objetivos. Descreva um desses objetivos destacando a sua importância para a avaliação clinica do paciente. 
 
05. A força de ligação resultante do total de forças não-covalentes entre um único sítio de ligação do Anticorpo e um único epítopo do antígeno é a definição do termo: 
(a) Avidez 
(b) Afinidade 
(c) Competência 
(d) Validez 
(e) Valencia 
 
06. Em 1984, Georges Kohler e Cesar Milstein conquistaram o premio Nobel pela criação do método para a preparação do anticorpos monoclonais que revolucionaram a imunologia e o estudo e utilização de anticorpos na época, esta metodologia inclui: 
(a) A produção de hibridomas de células T utilizando polietilenoglicol (PEG) para fusioná-las com células do mieloma de animais que foram imunizados com o antígeno, através do qual se deseja produzir os anticorpos. 
(b) Apenas células B cultivadas em meio HAT pois estas contribuem com a informação genética para a síntese do anticorpo especifico de interesse. 
(c) O cultivo de células do mieloma em meio HAT (hipoxantina, aminopterina e timidina) que permite seletivamente a sobrevivência e o crescimento somente dos linfócitos B ativados. 
(d) A fusão da célula B ativada com uma célula do mieloma produzindo uma célula hibrida (hibridoma), que possui as propriedades de crescimento imortal (mieloma) e secreta o anticorpo (célula B). 
(e) A fusão de células B com células do mieloma através do meio HAT (hipoxantina, aminopterina e timidina) e cultivadas em polietilenoglicol (PEG). 
	
07. O controle de qualidade do diagnóstico sorológico é essencial para a garantia da confiabilidade dos testes e deve ser criterioso em todas as etapas do processo. A respeito das etapas dos testes, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I - A fase pré-analítica de um teste sorológico inclui o transporte e manuseio da amostra em condições apropriadas. 
	
II - Na fase analítica realiza-se o teste de acordo com as recomendações do fabricante. 
III - Na fase pós-analítica	apresenta-se o resultado do teste. 
(a) Apenas a afirmação I está correta. 
(b) Apenas a afirmação II está correta. 
(c) Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
(d) Todas as afirmações estão corretas. 
(e) Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
	
08. Diante da discriminação entre infectados e não infectados em um teste imunológico, sempre há a possibilidade de resultados falso-positivos e falsonegativos no qual estes dois grupos se cruzam em um gráfico de frequência versus título de imunoglobulinas. O Valor de referência acima do qual temos menos resultados falso-positivos, e abaixo do qual temos menos resultados falso-negativos, chama-se: 
(a) Valor preditivo negativo 
(b) Valor preditivo positivo 
(c) Limiar de reatividade 
(d) Cutt-on 
(e) Media aritmética 
 
09. Para a realização de testes sorológicos utiliza-se sangue, soro ou plasma dependendo da metodolagia adotada. Descreva a diferença entre soro e plasma humano. 
010. Tradicionalmente, o teste ASLO mede a quantidade no sangue da antiestreptolisina O, um anticorpo contra a estreptolisina O, uma toxina produzida por Streptococcus do Grupo A. Este teste e importante na pratica clinica e pode auxiliar no diagnostica da doença auto-imune chamada: (2.0 pt) 
(a) AIDS 
(b) Hepatite B 
(c) Sífilis 
(d) Doença de Chagas 
(e) Febre reumática 
 
11. Explique o fundamento do teste sorológico ASLO (anti-estreptolisina O). 
12. 05. A exatidão e precisão são parâmetros que aumentam a confiabilidade de um 
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
DISCIPLINA IMUNOLOGIA CLINICA 
 	 
LISTA 1	
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
DISCIPLINA IMUNOLOGIA CLINICA 
 	 
LISTA 1	
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 
DISCIPLINA IMUNOLOGIA CLINICA 
 	 
LISTA 1	
DISCIPLINA IMUNOLOGIA CLINICA 
 	 
LISTA 1	
	
testes realizado por determinado laboratório. A respeito desses parâmetros é correto afirmar: 
(a) A exatidão é a habilidade do teste de obter resultados similares ao teste padrão; (b) A precisão é a habilidade do teste de obter resultados similares ao teste padrão; 
(c) A exatidão e a precisão são a mesma coisa 
(d) A precisão mede o erro sistemático e a exatidão avalia a reprodutibilidade do teste. 
(e) Ambos avaliam a reprodutibilidade de um mesmo teste.

Continue navegando

Outros materiais