Buscar

Exercício gestantes

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS
Avaliação antropométrica de criança
Estudo de caso: conhecendo as curvas de Crescimento
Orientações gerais: Responda o exercício e depois salve em PDF para ser enviado via Classroom. 
1- Considerando a gestante do caso clínico faça o que se pede: Gestante, 25 anos, foi ao posto de saúde para realizar o pré-natal. Chegando ao posto foi atendida por você antes de passar pelo médico de plantão, como ela não tinha o cartão da gestante agora você irá preencher com dados que se encontram no prontuário. Relata como queixa principal intestino preso, azia e náuseas. Primeiro filho, está terminado um curso técnico e passa o dia inteiro no trabalho. Relata que não gosta de frutas e verduras, bebe pouca água. Na tabela segue o peso e idade gestacional (IG). Estatura: 1,60 cm 
	PESO 
	IDADE GESTACIONAL 
	IMC
	57Kg 
	Não estava gravida
	22,26
	57Kg 
	6 semanas
	22,26
	60Kg 
	10 semanas 
	23,43
	62Kg 
	12 semanas 
	24,21
	64Kg 
	14 semanas 
	25
	69Kg 
	18 semanas 
	26,95
1- Calcule o IMC pré-gestacional e coloque na tabela; 1,60² = 2,56
2- Classifique o estado nutricional pré-gestacional: peso normal. 
3- Calcule e coloque no espaço em branco o IMC conforme as semanas gestacionais; 
4- Marque no gráfico o estado nutricional de acordo com cada semana gestacional e IMC; 
5- Classifique o estado nutricional da gestante: gestante está com sobrepeso. 
6- Quais as orientações que você deu para melhorar os sintomas que ela relatou na consulta? 
A paciente encontra-se com náuseas, constipação e pirose, é necessária uma mudança no hábito nutricional, até mesmo por não gostar de frutas e verduras. É necessário fracionar a alimentação com volumes menores, aumento de ingestão de água e consumir preferencialmente alimentos in natura, procurar formas que agrade mais o apetite para que possa consumir frutas e verduras. Para a constipação orienta-se a criar um hábito sanitário diário, de preferência pela manhã, após o café da manhã, mastigar bem os alimentos e aumentar atividade física, introduzir fibras na dieta mas com um consumo de água para. Para a pirose, evitar a utilização do leite como alimento único na refeição, elevar a cabeceira da cama e evitar deitar-se após as refeições. Para as náuseas evitar frituras, alimentos gordurosos e alimentos com odor forte ou desagradável ou os que causem desconforto/intolerância, alimentos picantes preferindo alimentos sólidos pela manha e ricos em carboidratos.
 7- Pensando na fisiologia gestacional por que esses sintomas ocorrem?
É um processo normal ter alterações fisiológicas para garantir um crescimento normal do feto. As alterações hormonais causam esses sintomas, assim como a compressão do sistema gástrico. A progesterona aumentada por exemplo diminui a motilidade intestinal, o organismo da gestante precisa mais de nutrientes e com isso o corpo diminui o transe intestinal para que haja mais absorção e aumenta o tempo de esvaziamento gástrico.
2- Gestante, 27 anos, grávida pela segunda vez e não conseguiu perder o peso da primeira gestação. Relata comer muitos doces, toma refrigerante todos os dias, não consome frutas e verduras. Sua glicemia deu muito alta. 
	PESO 
	IDADE GESTACIONAL 
	IMC
	69Kg 
	Não estava gravida
	26,95
	72Kg 
	6 semanas
	28,12
	74Kg 
	10 semanas 
	28,90
	76Kg 
	12 semanas 
	29,68
	78Kg 
	14 semanas 
	30,46
	89Kg 
	18 semanas 
	34,76
Faça o que se pede:
8- Calcule o IMC pré-gestacional e coloque na tabela; Estatura 1,60m
9- Classifique o estado nutricional pré-gestacional: Sobrepeso
10-Calcule e coloque no espaço em branco o IMC conforme as semanas gestacionais; 
11-Marque no gráfico o estado nutricional de acordo com cada semana gestacional e IMC; 
12-Classifique o estado nutricional da gestante: obesidade. 
13-Quais as orientações que você deu para melhorar os sintomas que ela relatou na consulta? 
A paciente precisa primeiramente mudar os hábitos alimentares, restringir o consumo de açúcar para adoçar os líquidos e os alimentos industrializados principalmente os que contém açúcar como o refrigerante e os doces que ela consome todos os dias, procurar alternativas como receitas para que possa tentar mudar seu paladar para ingerir frutas e verduras, ou seja, priorizar os alimentos in natura. Recomendar uma atividade física, ingerir mais líquidos, diminuir alimentos gordurosos.
14-Pensando na fisiologia gestacional por que esses sintomas ocorrem? 
O hormônio lactogênico placentário normalmente já aumenta durante toda a gestação e tem como consequência o aumento da resistência insulínica da mãe e aumenta a glicose para o feto o que pode desenvolver diabete gestacional, além do glaucagon que eleva a glicemia para garantir a energia para o feto. Com tudo isso e a paciente antes da gestação já se encontrava em sobrepeso e com alimentação não indicada com muitos alimentos industrializados, potencial alto de açúcar e não ingestão de verduras e frutas contribuiu para que a glicemia dela estivesse alta e não conseguisse emagrecer.
image1.jpg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina