Buscar

Prova antropologia e da religiao wasley2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O difusionismo foi uma corrente teórica que predominou no final do século XIX e início do século XX. Essa corrente teórica foi responsável por lançar as bases para o desenvolvimento e reconhecimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma. Dentre as escolas difusionistas, podemos destacar a inglesa, que foi a primeira a criticar a corrente evolucionista. Sobre o difusionismo inglês, assinale a alternativa CORRETA:
A
As descobertas arqueológicas da América Central influenciaram os autores da escola hiperdifusionista inglesa, pois revelava uma cultura muito superior à cultura europeia.
B
O fato da maior parte dos integrantes do difusionismo inglês defenderem que havia um só foco cultural para todas as culturas avançadas da Terra, fez com que a escola fosse considerada hiperdifusionista.
C
O difusionismo inglês não teve nenhuma relevância para a Antropologia, pois nenhuma teoria antropológica foi desenvolvida pelos autores ingleses.
D
Os autores da escola hiperdifusionista inglesa foram influenciados pelas descobertas arqueológicas na Rússia e na China.
2A corrente difusionista foi uma das importantes teorias antropológicas do século XIX, que procurou refutar os postulados do evolucionismo. Compreende-se que a cultura se expande por um processo multidimensional e não linear, como defendiam os teóricos evolucionistas. Nesse sentido, sobre o conceito de difusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Corrente de pensamento que valoriza a pesquisa de campo como um elemento central de compreensão das sociedades pesquisadas. Além disso, esta escola desconstruiu a noção de que existem sociedades superiores e inferiores, compreendendo que as culturas devem ser observadas a partir de seus próprios parâmetros, e não em comparação às outras. ( ) Trata-se de uma das mais recentes escolas antropológicas. Ela compreende a cultura como um fenômeno que possui propriedades sincrônicas e dimensões globalizantes. Possui duas dimensões distintas com relação ao seu conceito. Por um lado, representa um conjunto de teorias sobre a cultura e, por outro, legitimou-se como um método de análise antropológica. ( ) Trata-se de um processo de extensão de uma cultura para a outra, compreendendo que culturas mais complexas se expandem a outras menos complexas. Podem ocorrer por meio de estímulo ou imitação. O tipo mais comum de difusão é aquele que ocorre por meio de relações pacíficas, de trocas de experiências e invenções entre sociedades. ( ) Refere-se a uma corrente de pensamento que compreende a reprodução das sociedades humanas como resultado de um processo evolutivo, que possui como base mudanças progressivas que ocorrem lentamente e que são influenciadas pelo meio ambiente no qual habitam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - F.
3Na concepção da antropologia, o casamento é um dos principais objetos de estudo na compreensão de uma cultura. Sabe-se, porém, que os casamentos não ocorrem todos da mesma maneira e nem possuem os mesmos objetivos. Em algumas culturas, os noivos não participam da escolha do(a) pretendente. Levando em conta os diferentes tipos de casamento, assinale a alternativa CORRETA:
A
A prestação de serviço à família da noiva refere-se aos serviços realizados pelo noivo depois de roubar a noiva, com o objetivo de pagar por seu mal feito à família.
B
A adoção é uma estratégia de casamento na qual o homem obtém mais de uma esposa, sendo adotado pela primeira esposa, especialmente quando o sogro não possui filhos homens.
C
O preço por progênie ou riqueza da noiva refere-se a uma prática comum em muitas sociedades africanas, nas quais a família do noivo presenteia a família da noiva.
D
O casamento por captura é uma estratégia do noivo para obrigar a noiva a desposá-lo. É uma das principais formas de casamento de todas as sociedades primitivas.
4Os sistemas de parentesco caracterizam-se pela complexidade da sua composição e variedade. No entanto, o que dá origem à análise do parentesco é a família nuclear, que é composta por pai, mãe e filhos, e podem ser constituídas de três maneiras. Acerca das maneiras que constituem o parentesco, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O parentesco é somente aquelas relações familiares que possuem laços consanguíneos. ( ) A consanguinidade é a relação entre pais e filhos biológicos. ( ) Nas famílias por afinidade, por exemplo, o homem contrai laços de afinidade com a esposa e seus familiares. ( ) A família por afinidade consiste num tipo de laço criado pelo casamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
5Por casamento, entende-se a instituição social que organiza as relações de um casal, do ponto de vista sexual e afetivo, em concordância com os parâmetros sociais admitidos por uma dada cultura, no que se refere à constituição de família. O casamento pode apresentar basicamente duas modalidades distintas: a exogamia e a endogamia. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: I- Exogamia simples acontece quando o casamento é restrito entre parentes que pertencem geneticamente à mesma família. II- A exogamia restrita, por um lado, impede o casamento entre certas categorias de parentes, e por outro, permite e até mesmo incentiva. III- Exogamia trata-se de uma regra social que tem como objetivo privilegiar os casamentos dentro da instituição ou grupo familiar. IV- Endogamia trata-se da regra social que condiciona que os casamentos ocorram somente fora do círculo familiar. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
6Na pesquisa acerca das modalidades de casamento, os antropólogos apresentam uma modalidade bastante peculiar: a adoção. Essa estratégia de casamento é bastante comum em países orientais, tal como a Indonésia e o Japão. Sobre essa modalidade de casamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma família patrilinear adota um genro para manter sua linhagem, mesmo quando não há filhos biológicos homens. ( ) O casamento por adoção é uma forma de os pais da noiva exercerem controle absoluto sobre as finanças da família que irá se formar desta relação. ( ) Os filhos provenientes do casamento por adoção, no qual o homem se torna filho da família da sua esposa, pertencerão automaticamente à família dela. ( ) O casamento por adoção ocorre especialmente quando o sogro não possui filhos homens. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - V - V.
7A finalidade da antropologia na visão de Malinowski é compreender as diferenças entre as sociedades. A partir dessa compreensão será possível estabelecer uma relação de respeito entre as diversas culturas e sociedades, considerando o fato de que as sociedades não são superiores ou inferiores, mas diferentes. Acerca das diferentes sociedades na concepção de Malinowski, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Para Malinowski, as sociedades mais atrasadas estão no norte das florestas brasileiras. ( ) Apesar das diferenças, para Malinowski as sociedades possuíam o mesmo status. ( ) Na concepção de Malinowski não há sociedades atrasados ou primitivas, mas apenas sociedade diferentes. ( ) Segundo Malinowski, as sociedades atrasadas são aquelas que ainda não tiveram contato com a civilização europeia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
V - F - V - F.
8Embora tenham algumas divergências acadêmicas, as escolas Funcionalista e Estrutural Funcionalista possuem muitos pontos comuns em suas teorias antropológicas. Os pensamentos de seus principais expoentes são similares e, por este motivo, é possível relacionar características comuns entreeles. A partir destes pressupostos, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma das características mais importantes das Escolas Funcionalista e Estrutural Funcionalista foi o destaque e valorização que deram à pesquisa de campo como um dos elementos centrais da pesquisa antropológica. ( ) O entendimento de que a cultura desenvolve-se em um emaranhado de informações, que não se pode dar significado, a não ser que cada elemento seja estudado separadamente pelos antropólogos. ( ) Uma de suas principais contribuições foi a desconstrução da noção de culturas inferiores e superiores. Por meio do relativismo cultural, interpretaram as culturas de acordo com os parâmetros das próprias culturas. ( ) As escolas Funcionalista e Estrutural Funcionalista desenvolveram a teoria das necessidades humanas, que seriam atendidas pela cultura. Nesse sentido, reconheceram a cultura como fundamental para a manutenção da estrutura social. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - V - V - F.
C
V - F - V - V.
D
F - F - F - V.
9O difusionismo se espalhou amplamente, dando origem a diferentes escolas difusionistas, tais como a inglesa, a alemã-austríaca e a norte-americana. Todavia, cada escola possui características peculiares na maneira como entendem o surgimento e o desenvolvimento da cultura. Sobre as escolas difusionistas, assinale a alternativa CORRETA:
A
O Difusionismo russo partia da ideia de que a cultura humana deve ser moldada e controlada pelo estado absoluto.
B
O Difusionismo inglês foi a primeira escola a criticar a corrente evolucionista e os seus autores foram influenciados pelas descobertas arqueológicas no Egito.
C
O Difusionismo turco-otomano entendia que a difusão da cultura não partiu apenas de um foco, mas de diversos focos culturais.
D
No Difusionismo argentino, os estudos antropológicos se concentraram na história da cultura, e por esse motivo também recebeu o nome de historicismo ou Particularismo Histórico.
10O pensamento pós-moderno foi um movimento que interferiu em todas as ciências, em nível mundial. No caso da antropologia, o pensamento pós-moderno serviu para refletir sobre as práticas e métodos da antropologia como ciência, especialmente no campo da etnografia. A partir destes pressupostos, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Uma das principais características da escola antropológica pós-moderna é a concepção de que as culturas se desenvolvem em escalas evolutivas, desde as sociedades primitivas até as atuais. ( ) A escola antropológica pós-moderna representa um processo na cultura, por meio do qual suas características são assimiladas por culturas inferiores. Esse processo ocorre por um fenômeno chamado difusão. ( ) A escola antropológica pós-moderna põe em xeque o trabalho de campo dos antropólogos clássicos, criticando sua posição de autoridade com relação ao conhecimento adquirido sobre a vida dos povos pesquisados. ( ) A escola pós-moderna visa criticar a idealização e a exoticização das culturas representadas nos grandes estudos antropológicos, de maneira a excluir a visão dos próprios nativos sobre sua própria cultura. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - F.

Outros materiais