Buscar

ATIVIDADE 3 - Língua Espanhola IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por conta da globalização, que é o processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial, é muito comum que países estabeleçam relações comerciais. Em uma negociação, é de extrema importância conhecer a cultura e o perfil da empresa a se relacionar.
Para uma negociação bem-sucedida, alguns detalhes são imprescindíveis. Profissionais que pretendem expandir seus negócios para o exterior precisam ter em mente que encontrarão barreiras culturais, mas que elas podem ser ultrapassadas. Aprender outro idioma, é o primeiro passo para quem quer atuar nessa região, porém, não o bastante. Deve-se também atentar-se à pronúncia e expressões do idioma, pois cada país da América Latina tem seu dialeto.
Conhecer essas diferenças antes de iniciar o vínculo com outra nacionalidade, pode ser determinante para conquistar empatia e uma posição favorável nas relações comerciais – além de evitar uma série de constrangimentos.
 Em alguns países da América Latina, o pronome “usted” é utilizado formalmente, já no Brasil, “você” é informal. No Uruguai ou México, por exemplo, é imprescindível em um primeiro contato. Já em países como Venezuela “tu” é visto como informal de mais e até de tom desrespeitoso.
Em situações de reunião de negócios, é comum antes de ir direto ao tema da reunião, utilizar temas em comum a fim de “quebrar o gelo”, em alguns casos pode ser notado como algo rude ou até mesmo alguém que não se pode confiar. No Panamá, essa questão é levada ainda mais a sério: os negócios são fechados entre amigos, uns recomendam os outros. A cultura demonstra a maneira como nos portamos e nos comunicamos em reuniões e até a maneira como tomamos decisões. Por isso, conhecer as particularidades de um país, além de nos enriquecer pessoalmente e profissionalmente, aumenta as chances de sucesso nos negócios.

Continue navegando