Buscar

A1 -Cont Ambiental tarefa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Contabilidade Comercial
	
	Docente: Bernard Mattos
	
	Turma: 
	A1 ( X ) A2 ( )
A3 ( ) A4 ( )
	Aluno (a):
	Matrícula:
	Data: 
	Nota da Prova:
	Nota de Trabalho (s):
	Nota Final:
	Instruções: 
1. Este caderno de provas contém 1 página.
2. Essa avaliação está valendo 5,0 pontos.
3. Toda resposta deverá ser demonstrada, para cada resposta você deve usar 10 linhas no máximo.
4. O aluno deverá entregar a prova até o dia 28.04.20 impreterivelmente.
5. A prova deverá ser entregue em "Atividade Individual Avaliativa"
Questão 1: O que é desenvolvimento sustentável e cite alguma medida de empresa que colabore com a ideia de desenvolvimento sustentável.
Resposta: O desenvolvimento sustentável corresponde ao desenvolvimento ambiental da sociedade, aliado ao desenvolvimento econômico e social. É aquele que assegura o crescimento econômico, sem esgotar recursos para o futuro. 
Um exemplo de medida tomada por uma empresa foi a empresa Jacto, ela estabeleceu entre suas diretrizes corporativas o acompanhamento de metas ambientais e práticas sustentáveis. Um exemplo prático adotado pela empresa com foco no processo energicamente mais eficiente resultou na modificação da estrutura da estufa de pintura, que deixou de ser elétrica e passou a ser a gás, resultando em economia de energia. Dados gerais sobre consumo energético, de acordo com informações do relatório anual do Grupo de 2015 (GRI), demonstram que as ações nesse sentindo vêm alcançado resultados significativos. 
Questão 2: Construa um processo produtivo de uma empresa no qual a Gestão Ambiental irá influenciar positivamente a Tomada de Decisão e justifique. Usar fluxograma e justifique com suas palavras (olhar slide 6 e 7 – Gerenciando Meio Ambiente).
Questão 3: Explique com suas palavras o que é o Princípio Poluidor Pagador e qual sua opinião sobre o mesmo.
Resposta: O Princípio Poluidor Pagador é uma norma de direito ambiental que consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos da reparação do dano causado por ele ao meio ambiente. Este princípio está inserido em um contexto de preocupação com o meio ambiente. 
O Princípio Poluidor Pagador é uma das ferramentas de preservação ambiental, com ele o agressor passa a se responsabilizar pela eliminação ou redução da poluição causada, ele tem ganhado cada vez mais espaço nos meios de comunicação e entre as autoridades. Acredito que a prevenção deve ser trabalhada mais que a repreensão, preservar uma mata nativa apresenta um resultado bem mais eficaz do que restaura-la ao seu estado natural, porém não se deve confundir a norma poluidor pagador com uma permissão para poluir, o principio cuida justamente da proteção ao ambiente em si.
Questão 4: Como funciona o ICMS ecológico no Rio de Janeiro, quais são os municípios com maiores arrecadações e qual sua crítica quanto a esse modelo.
Resposta: O objetivo do ISMS ecológico é ressarcir os municípios pela restrição ao uso de seu território, no caso de unidades de conservação da natureza e mananciais de abastecimento e recompensar os municípios pelos investimentos ambientais, uma vez que os benefícios são compartilhados por todos os vizinhos, como no caso do tratamento do esgoto e na gestão adequada de seus resíduos, corroborando o princípio do protetor-recebedor originado do princípio da precaução. 
Os municípios com maiores arrecadações no último ano, foram: O município de Silva Jardim, o município de Cachoeiras de Macacu e o município de Rio Claro.
Acredito que o ICMS ecológico derruba a crença de que economia e ecologia são conceitos opostos, ele funciona como um incentivo para os municípios continuarem investindo na prevenção ambiental e também serve como uma fonte de renda importante para muitos deles, desta forma ele é um grande instrumento ao desenvolvimento sustentável.

Continue navegando