Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Estudo dirigido biofísica
(Individual ou em dupla 1,0 ponto no AV-I)
1. Sabemos que a membrana plasmática das células animais desempenham as funções mais importantes para a manutenção da vida. A camada dupla de lipídios contém diversas proteínas em sua superfície e atuam realizando diversas funções, como controlar o trânsito de partículas. Neste sentido, explique com um pequeno texto as diferenças entre transporte ativo e passivo.
2. Ainda considerando os transportes através das membranas celulares, podemos entender que há uma necessidade de adequação da célula ao meio em que vive. Nesse sentido, as concentrações, bem como as quantidades de partículas existentes no citoplasma da célula precisam se equilibrar com as quantidades e concentrações do ambiente externo. Com base nesse texto, aponte o item errado e justifique-o.
a)A MP é uma bicamada composta por fosfolipídeos e proteínas, onde as partículas pequenas e lipofílicas atravessam a mesma por difusão simples.
b)A bomba de Na+ e Ka+ regula o transito desses minerais de forma ativa, inclusive gerando uma diferença de potencial elétrico entre os dois lados.
c)As células animais, quando inseridas em um ambiente muito concentrado em partículas tendem à absorver a água desse meio por osmose.
d)partículas pequenas e hidrofílicas necessitam de transporte facilitado à favor do gradiente.
e)Endocitose é um tipo de transporte ativo caracterizado pelo englobamento de partículas de alto peso molecular.
3. Diversas células do organismo animal possuem a capacidade de se autoestimularem. Esse estímulo que ocorre na célula faz com que a mesma saia do seu estado de repouso e desencadeie algum processo fisiológico como uma contração, liberação de um hormônio ou neurotransmissor, por exemplo. Baseado na natureza bioelétrica dos fenômenos fisiológicos explique com um pequeno texto a alteração iônica que ocorre na passagem do repouso para o estado ativo.
4. Algumas células do nosso corpo possuem a capacidade de auto-grerarem impulsos elétricos, fazendo com que o órgão, como um todo, funcione. Esse conceito envolve conhecimentos de bioeletrogênese e de fenômenos relacionados aos transportes de cargas entre os meios intra e extra celular. Com base em seus estudos de eletrofisiologia assinale a opção correta:
a)Durante um potencial de ação íons sódio movimentam-se para o lado externo das células na fase de despolarização, provocando um impulso e gerando fenômenos como contrações, e liberação de mediadores químicos.
b)A bomba de sódio e potássio consiste em um canal transmembrana que transporta, simultaneamente 3 íons potássio para o lado externo e dois de sódio para o lado interno das células, polarizando a membrana plasmática.
c)A estimulação das fibras musculares ocorre através da acetilcolina, que liga-se ao canal nicotínico, permitindo o influxo de sódio e despolarizando a fibra muscular.
d)Durante a fase de repolarização íons cloreto movem-se para o exterior celular, criando um estado momentâneo de refratariedade absoluta nas células.
e)O influxo de cloreto para o meio intracelular é um artifício que alguns neurotransmissores utilizam para inibir o disparo de potenciais de ação, hiperpolarizando as células como o neurotransmissor glutamato, que está envolvido com anestesia e sono, por exemplo.
5. O movimento do organismo é um ato voluntário e planejado. Para que um animal se mova algumas estruturas do organismo precisam ser acionadas e repassar essas informações à musculatura. Com base nessa introdução, explique, com um pequeno texto, os eventos que antecedem a contração de um músculo esquelético.

Mais conteúdos dessa disciplina