Buscar

Direito Civil - Obrigações II (problema Alvaro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na execução da obrigação de fazer, Fernando perdeu a mercadoria de Álvaro, que procura você na condição de advogado, com o objetivo de receber indenizaçãopor perdas e danos. Como você o orienta frente a essa situação? 
Resposta esperada: 
Nesse caso, seria possível afirmar que Fernando deve responder por perdas e danos, pois faz parte da sua obrigação, além do transporte, da incolumidade e da segurança do bem transportado como imposição anexa. Entretanto, o objeto cerne da obrigação de fazer, ou seja, o medicamento sem registro na ANVISA, é ilícito, e, conforme o artigo 104, inciso II, do Código Civil, o negócio jurídico, para ser válido o objeto, deve ser lícito. Portanto, Fernando não responderá por perdas e danos frente à obrigação de fazer, pois o negócio jurídico é invalido.
Possivel resposta tbm:
Como advogado de Alvaro, faria alguns questionamentos, como se havia registro da anvisa e se este foi comunicado para o porto marítimo.
Diante disso, perceba que a responsabilidade de registrar o medicamento importado é por parte do importador, não da empresa que realiza o transporte. O objeto de transporte foi aprrendida pelo motivo de que inesxistia registro e somente o importador pode tratar isso. Alvaro peca ao n~ão ter a documentação relativa a iportção, com como manter na posse do resposável pelo transporte da mercadoria. 
Se Alvaro nem a empresa que importara o produto tomaram essas precauções, Fernando não poderá ser responsabilizado, por ser algo superviniente e sem culpa.

Continue navegando

Outros materiais