Buscar

atividade 05

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO- UFMA
DIRETORIA DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO- DTED
CURSO: GRADUAÇÃO EM LETRAS/ PORTUGUÊS
POLO: DOM PEDRO- MA
DISCIPLINA: Diagnóstico da Realidade da Educação Básica II
ATIVIDADE 05
DOM PEDRO-MA
2022
POLIANA RODRIGUES FIALHO DA SILVA
A identidade profissional docente se constrói a partir da significação social da profissão. Como essa significação social vai se constituindo?Trabalho apresentado como complemento de nota para a disciplina Diagnóstico da Realidade da Educação Básica II referente ao curso de Letras, UFMA/DINTER.
Professora: Ilza Do Socorro Galvão Cutrim
DOM PEDRO- MA
2022
A identidade profissional docente se constrói a partir da significação social da profissão. Como essa significação social vai se constituindo?
Segundo Pimenta, constrói-se pelo significado que cada professor confere à atividade docente de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida: o ser professor. Assim, entende-se que a identidade docente é uma construção social, pois se constitui na relação dialético entre as dinâmicas das relações sociais e as experiências de vida de cada indivíduo. Trata-se de uma construção articulada na subjetividade e na objetividade de suas relações sociais.
Todavia, compreende-se que a identidade profissional se constrói, também, na (re) significação social da profissão, como também na reafirmação de práticas consagradas culturalmente que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovação, porque completam saberes válidos às necessidades da realidade, “do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias”. (PIMENTA, 1999, p. 19).
Diante do exposto, é notável que as identidades dos professores, portanto, são construídas, historicamente, na sua formação escolar e não-escolar (formal e informal) porque é isto que definirá as crenças, as concepções que apresentarão sobre a profissão e sobre a sociedade, sobre o mundo no qual vivem e convivem com os sujeitos históricos de um lugar e de um tempo histórico. Dessa forma, a identidade do professor enquanto profissional é processual, subjetiva, correspondente às trajetórias individuais e sociais com a possibilidade de construção, desconstrução, reconstrução, atribuindo sentido ao trabalho e centrado na imagem social que se tem da profissão.
REFERÊNCIAS 
PRADO, A. F.; COUTINHO, J. B.; REIS, O. P. de O.; VILLAL, O. A. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Disponível em: ˂arq-idvol__1373923960.pdf (inesul.edu.br)>

Continue navegando

Outros materiais