Buscar

Curso de Administração Vetor RH

Prévia do material em texto

4
É com uma grande satisfação que a equipe da Escola de Administração Vetor RH dá as boas vindas a você aluno que apesar dos tempos difíceis que hoje nos encontramos, ainda assim, decidiu dar um passo importante na sua qualificação profissional, almejando o seu lugar de destaque em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico em sua reciclagem e atualização, procurando sempre colaboradores com um diferencial não apenas de carreira, mas também, como ser humano.
	O material que você tem em mãos foi preparado por um profissional qualificado e capacitado no que tange os novos princípios da administração moderna e naquilo que hoje o mercado de trabalho procura, principalmente no atual período que estamos atravessando, um período pandêmico, onde não apenas a administração teve de se reinventar, mas todas as áreas técnicas e científicas em um contexto global. Pensando nisso, nosso material foi elaborado seguindo os princípios de duas Escolas de Administração: A Escola das Relações Humanas de Elton Mayo e a moderna Escola da Administração Quântica.
	Caro aluno, será um prazer fazer parte do seu novo ciclo profissional. Todo dia é um ótimo dia para começar ou recomeçar. E a Escola de Administração Vetor RH está junto com você! 
Dayvid Cristian
Bacharel em Administração, pós-graduado em Gestão de Pessoas, Contabilidade e Diretor Executivo da Vetor RH.
Sumário 
Introdução -------------------------------------------------- 04
Introdução a administração ---------------------------- 06
Histórico e evolução ------------------------------------- 08
As empresas e seus recursos------------------------- 12
Objetivos da administração---------------------------- 13
Tipos de organização------------------------------------ 14
Relacionamento interpessoal no trabalho---------- 15
Comunicação interpessoal----------------------------- 16
Perfil profissional------------------------------------------ 19
Departamento pessoal----------------------------------- 21
Administração financeira e orçamentária------------22
Noções de contabilidade---------------------------------24
Noções de produção e custo--------------------------- 28
Noções de matemática financeira--------------------- 30
Conceito de protocolo-------------------------------------31
Funcionamento de protocolo--------------------------- 32
Arquivologia ------------------------------------------------ 35
O processo de arquivo de documentos-------------- 37
Comunicação empresarial------------------------------- 40
Redação empresarial------------------------------------- 42
Bom atendimento------------------------------------------ 46
Introdução
	A administração está passando nos tempos atuais por uma “reengenharia”, ou seja, está se reinventando em um processo mais rápido e dinâmico devido a inúmeros fatores, tais como social, cultural e, principalmente, com a realidade da pandemia que estamos atravessando. 
O papel da administração é procurar novas alternativas e maneiras de buscar o diferencial necessário para alavancar vetores dentro daquilo que ela se propõe trabalhar. E onde o administrador entra nessa grande estrutura, nessa grande engrenagem sistemática? O administrador é a cabeça e as mãos que irão fazer essa engrenagem funcionar cada vez mais coesa, mais perfeita, e tal como um grande tabuleiro de xadrez, é a mão que colocará as peças de maneira correta. E qual o seu papel como assistente administrativo? O assistente administrativo é indispensável em qualquer área da administração, pois, o sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, começa com uma boa organização, administração e atendimento. Assim como o administrador, o assistente administrativo também é um gestor.
A função do assistente administrativo existe desde há muito tempo, para ser mais preciso, desde a época do Império Romano, onde os imperadores publicavam a acta Diurna. Que era um documento de informação e documentação do antigo Império, tais como, distribuição de pães, batalhas vindouras e as conquistas de Roma, ou seja, era um documento administrativo.
Vemos então a importância que o assistente administrativo possui não apenas na história da administração, mas também, na história da sociedade. 
Hoje com o mercado cada vez mais competitivo e as disputas cada vez mais acirradas, é indispensável uma melhor qualificação para conquistar voos cada vez mais alto, e o primeiro degrau, e o mais importante porque é a base que vai sustentar toda a construção, é a qualificação de assistente administrativo.
Mas efetivamente, quais são as atribuições do cargo? Quais as suas tarefas. Abaixo, iremos listar as execuções nas áreas que o cargo auxilia:
· Recursos Humanos;
· Administração;
· Finanças e logística;
· Atendimento a clientes e fornecedores, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços;
· Tratar de variados documentos, assim como arquivá-los;
· Preparar relatórios e planilhas;
· Executar serviços gerais de escritório;
· Auxiliar o gestor a gerir o empreendimento.
A formação exigida para a atuação de Assistente Administrativo no mercado de trabalho é de no mínimo o profissional estar cursando o ensino médio e ter noção mínima de informática. Como já falamos anteriormente, esse é o seu primeiro degrau rumo a sua qualificação profissional, e que jamais se deve parar de subir essa escada, se profissionalizando cada vez mais, como um curso de língua estrangeira, workshops, palestras, entre outras qualificações por exemplo.
O mercado para o Assistente Administrativo é sempre amplo, tendo em vista que muitas empresas sempre abrem todo ano e precisam desse profissional, já que estas empresas necessariamente precisam de um setor administrativo e financeiro que dará vida, organização e planejamento para o empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
E quanto ganha o profissional da área? O vencimento varia entre R$ 1.100,00 a R$ 2.400,00. 
Agora que você já sabe um pouco da profissão que você está se qualificando, podemos dar o próximo passo? 
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
	A palavra administração vem do latim “ad” (que significa “direção” ou “tendência para”) e “minister” (significando “ subordinação ou obediência”), sendo traduzido como: aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
	Segundo o administrador, escritor e professor Idalberto Chiavenato, “administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”. Ora, aqui Chiavenato está teorizando a administração em cima do seu conceito básico de gestão, não apenas empresarial, mas em tudo na vida se quisermos alcançar um objetivo, seja qual for ele: planejar, organizar, dirigir e controlar. Mais a frente iremos trabalhar melhor esse processo quando estudarmos o ciclo PDCA e a análise SWOT. 
	A administração tal como a encontramos hoje, é um processo histórico das contribuições de vários precursores, tais como filósofos, estadistas, economistas e físicos que no decorrer do tempo, foram desenvolvendo e divulgando suas teorias e obras. 
	Dessa forma, o conceito moderno de administração se utiliza de vários princípios e conceitos conhecidos em outras áreas, tais como as Ciências Matemáticas (como a Estatística por exemplo), Ciências Humanas (Psicologia e Sociologia), Física (Administração Quântica) entre outras, como Direito, Engenharia, etc.
	Tal conceito conduz a interpretação dos objetivos propostos pela organização transformando-os em ação organizacional por meio do planejamento, da liderança e do controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e níveis de uma organização, com finalidade de alcançar os objetivos de modo adequado a situação existente.
	A uma primeira vista, poderemos imaginar a Administração como um sistema cartesiano, metódico e fechado ao olhá-la de maneira fria. Mas não é. A administração moderna vai muito além de um sistema cartesiano de ideias e teorias fechadas, ela hoje não vê apenas o processo como algo frio e lógico, mas observa fatoresque vão muito mais além de planilhas e decisões. Um desses fatores, é o fator humano.
HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO.
	É fato e unânime que a capacidade de administrar do ser humano é de tempos antigos, que passa desde a pré-história quando o homem passa de ser nômade para sedentário, até os dias de hoje com o avanço cada vez maior da sociedade globalizada, forçando a administração a evoluir de maneira compassada com o progresso.
	Um exemplo de como o processo de administração é muito antigo, bastamos ver a construção das pirâmides do Egito, que mesmo não se tendo uma base exata de suas construções, alguns arqueólogos a datam em 3000 anos. Na construção das pirâmides não observamos apenas uma complexa e perfeita base de engenharia, mas também de administração, seja na logística ou na eficiência plena de supervisores e gerentes capazes de organizar e conduzir o trabalho de centenas de pessoas.
	Vários foram os filósofos, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles que registraram em seus respectivos períodos, os conceitos ainda rudimentares da palavra administração, sendo aprimorada ao longo do tempo.
	Quando falamos na evolução da administração, é unânime entre todos os teóricos da área apontarem como marco histórico o aparecimento da mecanização como a máquina e a Revolução Industrial. 
	A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.
	A partir da Revolução Industrial as teorias e administrativas começaram a tomar um “corpo” e se organizaram em Escolas e a administração se tornou uma ciência. 
	Entre as Escolas de Administração que surgiram, vamos falar de quatro: 
· A Escola Científica de Taylor;
· A Escola Clássica de Fayol;
· A Escola das Relações Humanas de Elton Mayo;
· A moderna Escola da Administração Quântica.
Escola Cientifica de Taylor:
	Este modelo de administração também é conhecido por Taylorismo.
Foi criado por Frederick Taylor (1856-1915), engenheiro norte-americano que publicou, em 1911, a obra Princípios de Administração Científica.
A preocupação básica da Escola da Administração Científica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional3.
Por este modelo, o funcionário exerce sua tarefa no menor tempo possível, não precisando conhecer todo o processo produtivo, tampouco o produto final. Assim, havia a divisão técnica do trabalho e padronização das atividades, que se tornaram simples e repetitivas.
A responsabilidade por todo o processo era de um único funcionário, superior hierárquico, cujo papel também era fiscalizar o tempo e as etapas de produção.
O empresário norte-americano Henry Ford, famoso fundador da “Ford Motor Company”, foi o primeiro a colocar em prática o modelo de Taylor. Assim, iniciou o processo produtivo de montagem em série (“linha de montagem”), que possibilitou a montagem em massa de automóveis em menos tempo com menos custos.
Escola Clássica de Fayol:	
	A Escola Clássica foi desenvolvida pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol (1841-1925).
Segundo Idalberto Chiavenato, a preocupação da Teoria Clássica era “aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas”.
Neste contexto, a contribuição de Fayol possibilitou que, pela primeira vez, se pudesse falar em administração como disciplina, como ciência e/ou como profissão.
Montando uma “teoria da administração”, Fayol estabeleceu quais seriam as funções de uma empresa, definiu o ato de administrar (ou as funções do administrador) e estabeleceu 14 princípios gerais para a administração, dentre outras contribuições.
Em resumo, quanto às funções de uma empresa, Fayol elaborou a ideia de que toda empresa possui 6 (seis) funções: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas.
A Escola das Relações Humanas de Elton Mayo:
	De acordo com Chiavenato, a Escola das Relações Humanas (ou Teoria das Relações Humanas) de Elton Mayo, foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração de Fayol.
Esta teoria inseriu-se num contexto de desenvolvimento das ciências humanas, de modo que buscou humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
Elton Mayo foi responsável pelo desenvolvimento de uma experiência, entre 1927 e 1932, na fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, que, em suma, indicou que a eficiência dos operários é afetada por suas condições psicológicas e suas relações humanas.
Assim, a escola das relações humanas se concentrou nos aspectos informais da empresa (e não em aspectos formais, que eram o foco da teoria clássica). Para os humanistas, a empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais.
Escola moderna da Administração Quântica:
	A administração quântica, sob o aspecto focado em uma de suas quatro bases que é a felicidade humana obtida dentro da empresa pode ser o combustível da motivação.
A motivação é trabalhar em um meio provido de satisfação às necessidades sociais, através do convívio entre elementos com o mesmo perfil, encarregados de trabalhos que os entusiasmem rotineiramente, de forma agradável, lúdica, sem rigorismos de horários, mas, disciplinado por objetivos definidos, e volume de produção com alta qualidade, isento de erros, e suficiente para o conjunto se manter cumprindo o fim ao qual se destina, ou seja, gerando serviços ou produtos que cumpram o fim que se destina, satisfazendo plenamente os clientes e usuários.
Esta simbiose pode ser obtida a partir do momento em que se instala a empresa que, além de todas as observações e regras do atendimento, processos e de meio ambiente, module sistemas de apoio às necessidades humanas psicossociais.
	O modelo quântico é composto por sete habilidades: visão quântica, o pensamento quântico, o sentimento quântico, o conhecimento quântico, a ação quântica, a confiança quântica e o ser quântico. 
A EMPRESA E SEUS RECURSOS
	Quanto mais recursos a empresa tiver ao seu alcance, tanto melhor é o seu funcionamento e, consequentemente, melhores serão seus resultados.
	Dentro de uma organização existem vários recursos organizacionais, porém, vamos destacar apenas alguns que consideramos os mais importantes, listados abaixo:
Recursos Materiais: são os recursos físicos e materiais de uma organização, tais como prédios, edifícios, instalações, máquinas, ferramentas, equipamentos, matérias-primas, etc.
Recursos Financeiros: engloba todos os recursos monetários, como capital, dinheiro em caixa ou em banco, créditos, investimentos, financiamentos, contas a receber, etc.
Recursos Humanos: são todas as formas de atividade humana, seja ela mental, conceitual, social, manual, braçal ou verbal. Tais recursos operam e dinamizam os demais recursos empresariais.
Recursos Mercadológicos: são os recursos comerciais que as empresas utilizam para coloca os seus produtos ou serviços no mercado. São as vendas, a promoção, a propaganda, os canais de distribuição, pesquisa de mercado, definição de preços, etc.
Recursos Administrativos: são os recursos gerenciais que as empresas possuem, tais como a direção e a supervisão, utilizados para planejar, organizar, dirigir e controlar suas atividades.
 
	
OBJETIVOS DA ADMNISTRAÇÃO 
	A administração tem como principal objetivo, a otimização dos resultados propostos através de um planejamento elaborado e analisado pelos gestores e, paraisso, utiliza-se das ferramentas disponíveis para alcançar tal fim.
	A eficiência está ligada aos meios, ou seja, aos processos, métodos, regras e regulamentos sobre como as coisas devem ser feitas na empresa, visando sempre otimizar a utilização dos recursos da empresa.
	A eficácia refere-se aos fins, ou seja, os objetivos e resultados a serem alcançados pela empresa.
	Sendo assim, a tarefa da Administração incide em interpretar os objetivos propostos pela empresa e estabelecer as formas de alcança-los da melhor maneira possível.
	Sendo assim, administrar é proporcionar eficiência e eficácia às empresas.
TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
Organizações não lucrativas: são aquelas em que os objetivos são de natureza social, ou seja, não visam lucro, mas contabilizam os seus resultados do ponto de vista social.	 
	Em geral, elas sobrevivem de doações ou de verbas governamentais, tais como o Exército, Força Aérea, Policias Federal, Estadual, Municipal, Igrejas, ONG’s, etc.
Organizações Lucrativas: são aquelas que foram criadas para gerar bens e/ou serviços, vendendo-os com uma margem de lucro que viabilize o investimento de capital, ou seja, que cubra com sobras os custos de produção da organização.
	Juridicamente, as organizações lucrativas possuem basicamente duas formas de constituição: Sociedades Anônimas (SA’s) e as Sociedades por Cotas Limitadas (Ltda.).
	As SA’s possuem capital dividido em ações, negociadas em Bolsas de Valores, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será imitada as ações que possuem.
	Tais organizações devem ter suas contas ou os balanços e resultados de sua administração obrigatoriamente divulgados nos principais veículos de comunicação, tais como jornais.
	As Ltda não são obrigadas a divulgar suas contas ou os resultados de sua gestão, embora devam elaborar Balanços e Demonstrações de Resultados anualmente, conforme previsto em lei.
	Importante lembrar que a pessoa jurídica não se confunde com as pessoas físicas dos proprietários. A organização possui direitos e obrigações e tudo o que for praticado em seu nome, é a organização quem responde perante a lei.
	Porém, sob o ponto de vista jurídico, os efeitos de certos atos da organização podem ser estendidos aos bens particulares dos sócios e acionistas.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO TRABALHO
	Relacionamento interpessoal no trabalho significa relacionamento entre pessoas, englobando todos os tipos de relacionamentos entre os seres humanos. 
	Dentro da Escola de Administração Quântica, uma das sete habilidades mais importante no processo de Gestão de Pessoas é o “Ser Quântico”, que é justamente a habilidade que nos permite ter no relacionamento interpessoal uma visão mais abrangente do ser humano, tendo em vista que cada pessoa é um pequeno universo, um microcosmos, com suas particularidades, medos, sonhos e desejos. Uma organização é um macrocosmo composto por vários microcosmos, e o Gestor tem de saber olhar e perceber cada pequeno universo desse e saber dialogar e se relacionar com cada um.
	Foi com Elton Mayo na sua Escola das Relações Humanas que a administração passou a ficar mais humana e democrática, quando as ciências humanas começaram a influenciar de maneira mais direta as organizações e percebeu-se a importância do relacionamento interpessoal no trabalho.
	Podemos dizer que o homem não vive sozinho. Ele precisa se comunicar. O desenvolvimento da sociedade tornou as pessoas cada dia mais dependente de seus grupos, e isto se estende também ao seu trabalho.
	A relação do homem com o seu trabalho é muito extensa, e há teóricos que afirmam que:
O homem vive no trabalho, pois tudo o que está a sua volta é fruto do seu trabalho ou de outro indivíduo; do trabalho, pois é dele que se conseguem os recursos necessários para a sobrevivência; para o trabalho, pois nele pode-se realizar enquanto homem, sentindo-se útil, responsável, produtivo e reconhecido.
 	
 
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
	É o processo que consiste em transmitir e receber mensagens com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.
O processo de comunicação é de suma importância na vida do ser humano para que se possa conviver em sociedade. Se as pessoas descobrirem como agem e tentarem descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso as ajudaria com mais eficiência no relacionamento interpessoal. 
	É por meio da comunicação que expressamos nossos pensamentos, experiências e emoções. Ela é o processo de transmitir e receber mensagens.
	Para que a comunicação se realize, são necessários um emissor e um receptor, e ela ocorre de duas maneiras: verbal e não verbal.
Comunicação verbal:
· É fundamental nos relacionamentos interpessoais, além de ser a mais utilizada;
· Ocorre por meio de conversas, livros, jornais, rádio, TV, carta, relatórios, etc. Exige cuidado tanto da parte de quem a origina como a de quem a recebe;
· É necessário passar ideias com clareza, mas a comunicação nem sempre consegue atingir o objetivo de passar uma mensagem clara.
Comunicação não-Verbal:
· Nessa comunicação, o emissor está transmitindo mensagens com expressões faciais ou corporais, e ainda por meio de gestos.
Sem que se aperceba, o ser humano diariamente está transmitindo mensagens verbais ou não verbais, de maneira consciente ou puramente instintiva. 
Problemas de comunicação:
	As causas principais das falhas de comunicação ou ainda pela falha da própria mensagem, podem ser verificadas abaixo:
· Dificuldade de expressão;
· Escolha inadequada do receptor;
· Escolha inadequada do meio;
· Falhas na mensagem;
· Diferenças de percepção.
 Condições para uma boa comunicação:
· Falar com clareza e precisão;
· Ter objetividade;
· Tom de voz moderado
· Saber ouvir;
· Respeitar;
· Ter boa vontade;
· Ser receptivo.
Além de uma comunicação eficiente, os indivíduos que possuem um bom relacionamento interpessoal têm características especiais, tais como: respeito, flexibilidade, bom senso, humanidade, paciência, empatia, educação, etc. 
Personalidade 
É o conjunto de características que torna a pessoa única e diferente das outras, ou seja, cada um tem a sua personalidade, pois os indivíduos pensam, sentem e agem de maneira bastante distinta.
A personalidade se forma quando ainda somos crianças e vai se adaptando ao ambiente em que vivemos, à medida que vamos crescendo. São alguns fatores que determinam a personalidade: herança biológica, ambiente e idade.
Uma coisa que temos de ter muito cuidado, é sobre não formar opiniões precipitadas sobre outras pessoas, pois estas informações podem se transformar em preconceitos ou estereótipos.
A revelação da personalidade acontece no relacionamento com as outras pessoas. Quando o indivíduo se conhece melhor, fica mais fácil conhecer o outro. Assim, melhora a qualidade dos relacionamentos.
Um aperto de mão, um sorriso ou um simples olhar de uma pessoa influencia nossos pensamentos e sentimentos.
Por isso, esteja atento ao comportamento do outro como um todo, procurando conhecer a pessoa como ela é. Assim, fica mais fácil o relacionamento com as pessoas.
PERFIL PROFISSIONAL
O ponto de partida deve ser o estabelecimento de prioridades, o que deve ser realizado imediatamente, o que deve ser feito em guarda, o que posso fazer mais no final do expediente.
Verifique sobretudo o que pode ser melhorado em termos de arrumação da sua sala, disposição dos móveis, equipamentos e material.
Observe que procedimentos podem ser racionalizados, eliminados ou simplificados. 
Seu trabalho se tornará mais agradável e simples se você dispuser de conhecimentos profissionais, souber redigir relatórios e documentos, aperfeiçoar seus conhecimentos de português e de informática. Ou seja, você precisa estar atualizado e adquirir sempre cada vez mais conhecimentos.
Existem diversos recursos facilitadores do trabalho que já devem ser do conhecimento e prática de profissionais mais experientes, no entanto, para aqueles que estão iniciando agora, vale lembrar que é possível preparar:
· Esquemas para registros de correspondências;
· De chamadas telefônicas;· Determinar uma agenda semanal sobre as atividades que deverá realizar;
· Guia com os telefones mais usados;
· Ter o Código de Endereçamento Postal sempre à mão;
· Dicionário de língua portuguesa para consulta rápido;
· Lista de assuntos pendentes em ordem de importância e urgência;
· Estabelecer metas para alcançar todos os dias. 
É muito importante dar ao trabalho um toque profissional e de bom gosto, deixando sempre a mesa em ordem sem excesso de papeis. 
Depois do expediente manter os equipamentos desligados e em condições de uso para o dia seguinte, estocando material de escritório suficiente para evitar contratempos, assim como reunir todo o material necessário antes de iniciar uma tarefa.
Atenção redobrada quando estiver conferindo ou revisando algum trabalho: fazer marcas no que precisa ser corrigido ou redigitado.
Evitar idas e voltas ou levantar-se a todo momento é pura perda de tempo e gera baixa produtividade. Mantenha sempre a calma diante de situações difíceis e complicadas e lembre-se: você deve ser conciliador e ter criatividade e rapidez para resolver problemas.
Não perca muito tempo com atividades fáceis. Aproveite a maior parte do tempo para executar tarefas mais demoradas que exigem maior esforço físico e mental. De preferência, executá-las no início do dia.
Para você alcançar bom êxito em suas atividades, planeje suas paradas, estabeleça um tempo mínimo para resolver pequenos problemas, e também um tempo para descansar a mente.
No seu local de trabalho, aprenda a conhecer o local onde você trabalha: seções, arquivos, materiais, chefes e respectivos nomes, funções, demais funcionários localizando-os pela função, nome e seção.
Conheça números de telefones e ramais, saídas de elevadores e outros departamentos onde você trabalha. Mantenha relações hierárquicas e funcionais.
Informe-se para saber quais serão as suas atribuições, local, prazo para entrega de tarefas e, se houver o regulamento ou lei que rege sua profissão, o estatuto ou regimento interno do órgão para poder informar-se e orientar-se.
DEPARTAMENTO PESSOAL
O Departamento Pessoal é a unidade de execução vinculada ao Departamento de Recursos Humanos incumbida da administração de cadastro e folha de pagamento do pessoal.
É competência deste departamento a execução das seguintes atividades: admissão, atualização cadastral, desligamentos, concessão de licenças, de afastamentos, de férias, treinamentos, entre outras atividades.
Basicamente o Departamento Pessoal é composto por quatro setores: admissão, compensação, treinamento e desligamento.
O setor de admissão tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do funcionário a empresa, dentro dos critérios administrativos e as conformidades da legislação trabalhista vigente.
O setor de compensação tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e demais benefícios, bem como de pagamento de taxas, impostos e contribuições, conforme as exigências legais em vigência.
O setor de treinamento tem por atribuição capacitar o colaborador profissionalmente, dando oportunidades para seu crescimento técnico e pessoal. É papel do setor de treinamento, capacitar e treinar os colaboradores que estão adentrando na organização ou mesmo para assumir novos cargos que estejam dentro do programa de planos de carreira.
O setor de desligamento tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, bem como de fiscalização funcional da organização.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
O objetivo da administração financeira e orçamentária é administrar os recursos financeiros, de modo que eles proporcionem o maior rendimento e retorno esperado, frente ao capital investido. Ela está diretamente ligada a administração, economia e a contabilidade.
Trabalhar com finanças é aplicar uma série de princípios econômicos, administrativos e contábeis, objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.
Maximizar a riqueza, segundo análise financeiro-econômica, consiste em selecionar aqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno, contribuindo para geração de valor de empresa.
Os fluxos financeiros, por sua vez, ocorrem por intermédios das operações e serviços financeiros realizados por instituições, empresas, governos e indivíduos, os quais cedem e captam recursos financeiros.
O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos básicos de questões:
a) Realizar a análise, o planejamento e o controle financeiro, além de coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, bem como participar ativamente das decisões estratégicas da empresa, visando potencializar suas operações;
b) Decisões de financiamentos: a tomada de decisão do administrador quanto a captação de financiamentos para investimentos, considerando a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazos;
c) Decisões de investimentos: o administrador deve buscar a aplicação de recursos financeiros, considerando a relação de risco e de retorno dos capitais investidos.
Alguns conceitos importantes acerca da administração financeira e orçamentária que devemos sempre termos em mente:
Ciclo operacional: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda;
Ciclo econômico: inicia-se com a compra da matéria-prima e encerra-se com a venda do produto;
Período de contas a receber: intervalo de tempo entre a venda dos produtos até o recebimento do pagamento;
Período de contas a pagar: intervalo entre o recebimento da matéria-prima até o seu pagamento;
Estoques: utilizado para registrar os estoques de produtos para a venda;
Caixa: conta utilizada para registrar todas as disponibilidades da empresa, dinheiro, aplicações, depósitos em bancos, etc.;
Capital social: conta utilizada para registrar o valor investido na empresa pelos sócios ou acionistas;
Gasto: é o valor dos insumos adquiridos pela empresa num determinado período;
Despesa: é o valor dos insumos consumidos com o funcionamento da empresa e não identificados com a fabricação;
Custo: é o valor dos insumos gastos pela empresa com a fabricação de seus produtos;
Índice de liquidez: visa medir a capacidade de pagamento de uma empresa, ou seja, a capacidade de cumprir com as suas obrigações.
NOÇÕES DE CONTABILIDADE
A contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico da gestão da riqueza patrimonial. 
Toda entidade precisa de uma contabilidade para que os fatos ocorridos sejam registrados, a fim de fornecer relatórios que serão utilizados no seu controle.
 A entidade e suas ocorrências
 ENTIDADES
RELATÓRIOS
CONTROLE
REGISTRO
FATOS
Percebemos, então, que a contabilidade é uma ciência que permite através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. 
O que é Patrimônio? Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa ou de uma pessoa, avaliado em moeda.
As técnicas contábeis são procedimentos que complementam as funções contábeis, com o intuito de facilitar a correta aplicação da contabilidade.
Dentre as principais técnicas, destacam-se: 
Escrituração: consiste em registrar, em ordem cronológica, as ocorrências que influenciam a evolução patrimonial. É importante lembrar que a escrituração é baseada em documentos comprobatórios que devem estar à disposição para a consulta, visando a comprovação de sua veracidade;
Demonstrações Contábeis: consiste em apresentar todos os registros efetuados em forma condensada que apresente os resultados atingidos pela empresa em determinado período. A lei nº 6.404/76 denomina as demonstrações contábeis como Demonstrações Financeiras;
Auditoria: consiste na técnica que visa validar a exatidão dos registros efetuados e apresentados nas demonstrações contábeis,ou seja, na verificação das técnicas da escrituração e das demonstrações contábeis. É uma conferência documental de todos os procedimentos utilizados pela contabilidade.
Análise: consiste em uma interpretação das informações fornecidas pela contabilidade, visando facilitar seu manuseio e sua utilização.
Bens 
Os bens são aqueles elementos que podem ser transformados em dinheiro e que possuam algum valor econômico, ou seja, é tudo que possa ser suscetível de avaliação econômica e possa satisfazer as necessidades humanas. Podemos classificar os bens em:
Bens Móveis: são aqueles que podem ser deslocados de seu local de origem para outro, sem provocar danos. Ex.: veículos, máquinas, estoque de mercadorias, etc.
Bens Imóveis: são aqueles que não podem ser deslocados de seu local natural sem provocar danos. Ex.: imóveis, construções, etc.
Bens Tangíveis: são aqueles que podem ser tocados, ou seja, que possuem corpo físico. Ex.: máquinas, veículos, estoque de mercadoria, material de escritório, etc.
Bens Intangíveis: são aqueles que não podem ser tocados e que não possuem corpo físico. Ex.: direitos autorais, marcas e patentes, etc.
	Os direitos representam todos os valores que se tem a receber de terceiros, provenientes de transações comerciais de venda a prazo.
	Na venda a prazo o cliente tem a posse da mercadoria, mas só terá a propriedade depois do pagamento.	
	Nas aplicações, o dinheiro é da empresa, mas está em poder do banco. São valões a receber, a recuperar, a compensar. Ex.: duplicadas a receber (surge de uma venda a prazo), adiantamento para funcionários (direito de descontar no pagamento), etc.
	As obrigações representam o valor que se tem a pagar a terceiros, provenientes de transações comerciais de compra a prazo.
	Em outras palavras, são bens de terceiros em nosso poder. Ex.: duplicatas a pagar, salários a pagar, financiamentos obtidos, adiantamento de clientes, etc.
Patrimônio Líquido
	O patrimônio líquido representa o grupo que tem por características demonstrar todos os valores que os proprietários investiram para que a empresa pudesse existir, bem como ficam demonstrados os valores que retornaram desse investimento.
	Em outras palavras, o Patrimônio Líquido representa as obrigações da entidade para com os proprietários, sócios ou acionistas e indica a diferença entre o valor dos bens e direitos (Ativo) e o valor das obrigações com terceiros (denominado de Passivo). 
	Se consideramos, de forma simplificada, apenas Ativo e Passivo, podemos denominar como Situação Líquida, ou PL, a diferença simples entre Ativo e Passivo. Neste caso, não tomamos inicialmente o PL como grupo do Passivo, mas sim, como resultado dessa diferença.
	Há três Situações Líquidas:
a) Situação Liquida Positiva (PL>0)
	PATRIMÔNIO
	 ATIVO PASSIVO
	Bens Obrigações 
	 Caixa 4.000,00 Fornecedores 12.000,00
	 Terrenos 31.000,00 Impostos a Pagar 3.000,00
	Direitos 
	 Clientes 25.000,00 PL 45.000,00 
	Total 60.000,00 Total 60.000,00 
 
b) Situação Líquida Negativa (PL<0)
	PATRIMÔNIO
	 ATIVO PASSIVO
	Bens Obrigações 
	 Caixa 4.000,00 Fornecedores 40.000,00
	 Terrenos 31.000,00 Impostos a Pagar 25.000,00
	Direitos 
	 Clientes 25.000,00 PL (5.000,00) 
	Total 60.000,00 Total 60.000,00 
c) Situação Líquida Nula (PL=0)
	PATRIMÔNIO
	 ATIVO PASSIVO
	Bens Obrigações 
	 Caixa 4.000,00 Fornecedores 40.000,00
	 Terrenos 31.000,00 Impostos a Pagar 20.000,00
	Direitos 
	 Clientes 25.000,00 PL ------------- 
	Total 60.000,00 Total 60.000,00 
NOÇÕES DE PRODUÇÃO E CUSTO
	A teoria da produção e a teoria dos custos constituem a chamada teoria da oferta da firma individual. Esses temas inicialmente tratados pela teoria econômica e, com a decorrer do tempo, foram incorporados nas áreas de contabilidade, engenharia e administração.
	Os princípios da teoria da produção e da teoria dos custos de produção são peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores de produção (capital, mão de obra, tecnologia, recursos naturais), assim como de sua alocação entre os diversos usos alternativos na economia.
	Assim sendo, a teoria de produção e a teoria de custos de produção desempenham dois papeis extremamente importantes:
1- Servem de base para análises das relações existentes entre produção e custos de produção;
2- Servem de apoio para a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que utiliza: para produzir bens, as empresas dependem da disponibilidade de fatores de produção. Ou seja, a teoria da produção trata apenas de relações físicas, enquanto a teoria dos custos de produção envolve também os preços dos insumos de produção.
Função de produção: é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.
Fatores de produção:
a) Fatores de produção variáveis: são aquelas cujas quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera. Ex.: matéria prima, mão de obra, etc. 
b) Fatores de produção fixos: são aquelas cujas quantidades não mudam quando a quantidade do produto varia. Ex.: infraestrutura.
O objetivo básico de uma organização é a maximização de sua atividade produtiva.
A otimização da atividade produtiva da organização poderá ocorrer quando houver a maximização da produção (para um custo total) e/ou a maximização do custo total (para um dado nível de produção).
NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise financeira de uma organização. 
Segue abaixo, alguns conceitos utilizados na matemática financeira:
Juro: é a remuneração sobre algum recurso financeiro, ou seja, o valor do aluguel do recurso financeiro;
Capital: é o recurso financeiro que iniciou uma transação financeira;
Taxa Nominal: quando o período de formação e o período de incorporação de juros ao capital não coincide com aquele em que a taxa está referenciada;
Taxa Efetiva: quando o período de formação e o período de incorporação de juros ao capital coincide com aquele a que a taxa está referenciada;
Taxa Real: é a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionária do período;
Equivalência de Taxas: são duas ou mais taxas que, quando aplicadas em determinados períodos de tempo, possuem o mesmo valor;
Taxa de Juro: chamamos de taxa de juro ao valor do juro expresso como porcentagem do capital. A taxa de juro deve ser expressa em unidade de tempo, ou seja, ao dia (a.d), ao mês (a.m), ao semestre (a.s) ao ano (a.a). 
 
 
 
CONCEITO DE PROTOCOLO
O controle de entrada e saída dos documentos na empresa previne imprevistos desagradáveis.
Suponhamos que um cliente tenha escrito, solicitando a remessa de determinada mercadoria em um prazo preestabelecido. Por um motivo qualquer, a correspondência somente chegou após ter expirado esse prazo. Fazendo-se o controle da chegada da correspondência, pode-se justificar o não atendimento da solicitação, mostrando-se o carimbo do protocolo, onde consta a data em que recebeu a carta. 
Pode ocorrer ainda que, em virtude de ter a carta demorado a chegar ao destinatário, haja um grande período de tempo entre a respostae a emissão da correspondência. Data de entrada anotada na carta, justificará o atraso na resposta.
Este controle a que nos referimos denomina-se protocolo, e apresenta também a vantagem de controlar a movimentação do papel dentro da própria organização, possibilitando a sua localização rápida.
O protocolo é de tamanha importância que, nas grandes organizações, existe uma seção denominada Seção de Protocolo, onde todos os documentos destinados à empresa são entregues.
FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO
Ao se receber uma documentação deve-se primeiro conferi-la, para verificar se não faltam anexos mencionados, se o número está correto, se, realmente, ela deve ser entregue naquele departamento. Após a verificação, providencia-se um recibo para ser entregue ao remetente.
Os dados contidos neste recibo variam de lugar para lugar. Entretanto, sempre se colocam a data, o nome de quem recebeu e o número do protocolo. Algumas organizações acrescentam o assunto tratado na documentação.
Modelo de protocolo:
SEÇÃO DE ARQUIVO
PROTOCOLO Nº ____________
DATA: _____/_______/______
ASSUNTO: ________________
ASSINATURA: _____________
Anota-se no documento, a data de entrada, o número de sequencial e o nome da seção. Normalmente, confecciona-se um carimbo com estes dados e ele é utilizado para facilitar a anotação.
Existem também cadernos de protocolo, que circulam de uma seção para outra. Neles, registra-se a data de entrega do documento, o assunto de que trata e o nome de quem recebeu. Substituem o recibo de protocolo, cuja desvantagem é ser feito em folha solta, podendo-se perder facilmente.
Carga
	É o nome que se dá ao registro cumulativo das entradas e saídas do documento de cada seção. Este registro é feito na própria pasta ou envelope onde se coloca o documento. Quando o funcionário recebe o documento, risca ou dá baixa na anotação relativa à seção onde ele se encontrava.
Arquivo 
Além de ser um móvel de escritório onde são guardados documentos, é também conjunto de documentos recebidos ou produzidos oficialmente por uma pessoa física ou jurídica no decorrer de suas atividades e conservadas por essa pessoa ou assessores, para consultas futuras.
Sistema de Arquivamento
	Deve ser determinado de acordo com o elemento mais importante e mais frequentemente procurado pela empresa. Podem ser classificados como:
a) Ordem alfabética: feito sempre dentro de uma rigorosa sequencia alfabética, ou seja, considerando letra por letra;
b) Ordem geográfica: prevalecendo a ordenação dos documentos dentro de uma divisão geográfica, seja por países, estados, municípios, bairros, etc...
c) Ordem numérica: dispondo os documentos em sequência numérica;
d) Em ordem cronológica: é a arrumação dos documentos em ordem de data de emissão ou de chegada;
e) Ordem de assunto: consiste em agrupar os documentos de acordo com o assunto neles tratados. 
Toda empresa dispões de um certo número de documentos que devem, com vantagem, ser arquivados por assuntos; os que se referem à direção geral dos negócios, suas relações, etc.
Tipos de cheques
a) Portador: qualquer pessoa que o apresentar ao caixa de banco poderá retirar o dinheiro. Daí a preocupação em não perder esse tipo de cheque;
b) Nominal: é o que consta o nome da pessoa que deve recebê-lo. O banco pagará a essa pessoa, mediante identificação (porém, se essa pessoa assinar no verso, isto é, endossá-lo, outra pessoa poderá recebe-lo, desde que identificada a assinatura do endossante),
c) Cruzado: este cheque é carimbado ou riscado com dois traços transversais. Dessa maneira, o valor do cheque não poderá ser retirado em espécies, mas apenas, depositado em conta.
d) Visado: é aquele que recebe um visto do banco. Este visto garante que a pessoa que o emitiu tem dinheiro suficiente para pagá-lo. Um cheque visado é como dinheiro;
e) Especial: é um cheque que o banco garante o pagamento até certo limite. A pessoa que emite um cheque especial tem um cartão de identificação que determina o limite garantido pelo banco.
Nota Promissória
	Quando você faz uma compra a prazo, ou vai a um banco fazer um empréstimo, assina uma Nota Promissória, prometendo pagar a dívida ou empréstimo e determinada data.
	Portanto, Nota Promissória é uma promessa de pagamento, que é aceita, isto é, assinada pelo devedor.
ARQUIVOLOGIA
	A arquivologia é Ciência e disciplina que objetiva gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivo. Para tanto, utiliza-se de princípios, normas, técnicas e procedimentos diversos, que são aplicados nos processos de composição, coleta, análise, identificação, organização, processamento, desenvolvimento, utilização, publicação, fornecimento, circulação, armazenamento e recuperação de informações.
Arquivo: é o conjunto de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de carácter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física e jurídica, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Acervo: totalidade dos documentos sob custódia de um arquivo.
Gestão de documentos: conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Arquivamento: sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos. Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação.
Documento corrente: aqueles documentos em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objetos de consulta frequente. São armazenados em Arquivos Correntes.
Documento intermediário: documento que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. São armazenados em arquivos intermediários.
Documento permanente: documento de valor histórico, probatório e informativo, que deve ser definitivamente preservado. É armazenado no arquivo permanente.
Avaliação de documentos: processo de análise e seleção de documentos de arquivo, que estabelece sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos.
Arquivo privado: conjunto de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
Arquivo público: conjunto de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, municipal, e do Distrito Federal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. Arquivo integrante da administração pública.
Teoria das três idades: teoria segundo a qual os arquivos são caracterizados como correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a identificação dos valores primário e secundário dos documentos, considerando-se sua gênese, tratamento e utilização.
Ciclo vital dos documentos: sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo, da sua produção até a sua eliminação ou guarda permanente.
Destinação: em decorrência da avaliação, encaminhamento dos documentos à guarda permanente, à eliminação e/ou reprodução.
Espécie documental: divisão de gênero documental, que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação de informação, como ata, carta, decreto, fotografia, memorando, ofício, plantas, relatórios, etc.
Gênero documental: reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essências, particularmente o suporte e a forma de registro da informação, como documentos filme gráfico, sonoro, audiovisual, cartográfico, iconográfico, informático, micro gráfico, textual, etc.
PROCESSO DE ARQUIVO DE DOCUMENTOS
A informação necessita ser tratada e organizada da fonte geradora à armazenadora, para que o produto final seja repassado aos usuários satisfatoriamente.
O documento contém dados de grande importância para as decisões administrativas.
O registro de entrada do documento é efetuado no setor de protocolo,que tem como atividade principal:
· Executar as atividades de movimentação;
· Controle e expedição de requerimentos;
· Processos e outros documentos;
Isto atendendo com presteza às solicitações dos usuários sobre i andamento dos processos e papeis de seu interesse.
No setor de protocolo, a ausência de técnica e métodos apropriados, bem como usos inadequados, prejudicam o correto arquivamento do documento no seu destino final, após a tramitação.
Consequentemente, os usuários e administradores serão penalizados com a lentidão, a imprecisão e a inconfiabilidade quando solicitarem informações.
Tramitação do Documento
	Após o registro no protocolo, o documento é encaminhado ao setor ou autoridade para as providências necessárias em função da conclusão do assunto. Ele pode sair do setor de protocolo sob a forma original em que deu entrada, ou sob a forma de processo, recebendo uma capa. Irá formar um dossiê, até chegar à conclusão, passando por diversas autoridades, recebendo pareceres a até anexos.
Arquivamentos 
	Após a tramitação e conclusão do assunto tratado no documento, ele é destinado à sua etapa final – o arquivamento. Geralmente, o arquivamento inicial é feito no arquivo setorial. Após cinco anos, o documento irá para o setor de avaliação de documentos, se ainda apresentar validade, ou para descarte.
	A validade do documento é determinada pela Tabela de Temporalidade de Documentos, que é um instrumento arquivístico resultante da avaliação que determina os prazos de guarda e a destinação dos documentos de arquivo.
O processo de arquivamento e manutenção dos documentos
	O arquivamento de documentos consiste na colocação do documento no lugar a ele destinado:
· Estante;
· Arquivo;
· Prateleira;
· Pasta.
E deve ser feito diariamente, pois, quando os documentos se acumulam, acabam ocorrendo problemas (perda, extravio ou dano).
Se por acaso existirem documentos que necessitem ficar para arquivamento no dia seguinte, recomenda-se a guarda dos mesmos em armários.
Antes de guardar qualquer documento, a empresa ou área responsável pelo arquivo da empresa deve elaborar um quadro de avaliação de documentos. Esse quadro, consiste em orientações para o tratamento dos documentos, por tipo de documento (corrente, permanente e intermediário).
Algumas medidas devem ser tomadas, antes do arquivamento, para assegurar a conservação dos documentos
· Perfurar os documentos uniformes e adequadamente;
· Retirar clipes e alfinetes, e utilizar o grampeador com grampos de alumínio;
· Dobrar os documentos adequadamente se excederem os tamanhos padronizados e desdobrar caso seja necessário;
· Fitas adesivas não devem ser usadas por perder a cola com o passar do tempo e deixar marcas amareladas no documento que são irremovíveis;
· Fitas adesivas devem ser substituídas por cola que não afete o documento, e a colagem deve ser feita com tiras de papel no verso do documento, para não prejudicar a posterior leitura;
Operações essenciais para guarda e conservação dos documentos
Os seguintes procedimentos devem ser seguidos para que haja guarda e conservação adequada dos documentos:	
· Fazer o arquivamento diário de pastas e papéis;
· No momento de arquivar um documento, confrontar o conteúdo e o número da pasta para evitar engano;
· Manter uma sequência estritamente cronológica – não grampear e não arquivar juntas a correspondência recebida e expedida;
· Não sobrecarregar as caixas arquivos ou pastas;
· Abrir uma segunda pasta, tão logo seja necessário, ou, se for o caso, uma caixa;
· Manter uma pasta miscelânea ou diversos, para onde irão os documentos cujos assuntos não são rotineiros, até que cheguem o número de seis, quando terão uma pasta própria;
Uma observação importante, é não deixar assuntos indefinidos, classifique-os quando não houver definição clara ou não existirem assuntos assemelhados em: Assuntos Administrativos diversos, Assuntos de Pessoal diversos e Assunto Financeiros diversos.
	Jamais permita que pessoas alheias ao serviço procedam ao arquivamento, salvo sob supervisão, em fase de treinamento.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação é um processo de transmitir uma informação e obter compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação.
Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida por outra pessoa, a comunicação não se concretizou.
O processo de comunicação é composto de três etapas distintas:
Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem. Esta primeira etapa é caracterizada por possuir:
a) Significado: corresponde a ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar;
b) Significado: corresponde a ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar;
c) Codificação: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.
Mensagem: é a ideia que o emissor deseja comunicar. Essa segunda etapa é caracterizada por possuir:
a) Canal: também chamado de veículo. É o espaço situado entre o emissor e o receptor;
b) Ruído: é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem, seja ela sonora, visual, escrita, etc.
Receptor: é a etapa que recebe mensagem a quem ela foi destinada. Esta possui:
a) Decodificador: é estabelecido pelo mecanismo auditivo (ou visual) para decifrar a mensagem para que o receptor a compreenda;
b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor;
c) Regulamentação: o receptor confirma a mensagem recebida do emissor, representa a resposta da mensagem enviada pelo emissor, ou seja, feedback.
	Pode-se afirmar que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor coincide com o significado pretendido pelo emissor. Porém, o processo de comunicação nem sempre é perfeito. No decorrer de suas etapas sempre ocorrem perturbações que prejudicam o processo, ao qual chamamos de ruídos.
	Comunicação empresarial, por sua vez, para ser clara e precisa, necessita de um organograma bem planejado para que a mensagem não seja prejudicada.
Modelos de canais de comunicação
· Canais verticais: podem ser descendentes (de cima para baixo) e referem-se à comunicação entre o superior e os subordinados, veiculando ordens ou instruções.
· Canais horizontais: referem-se às comunicações laterais entre dois setores (dois departamentos, duas seções) ou dois cargos (dois gerentes) no mesmo nível hierárquico.
REDAÇÃO EMPRESARIAL
São textos produzidos no ambiente empresarial. Dentre as modalidades mais conhecidas, temos a carta comercial, memorandos, atas, ofícios, etc.
Carta comercial: é uma modalidade de texto empresarial caracterizado por ser de simples organização e envio. Tem como finalidade informar ou fornecer informações ao(s) destinatário(s). Toda carta comercial deve possuir em sua estrutura: local e data, destinatário, vocativo, assunto ou contexto, despedida e assinatura. Ex.: 
	TIMBRE
Rua 19 – Santa Isabel – caixa postal ,99
Santa Isabel, 23 de maio de 2021
José de Almeida & Cia Ltda.
Prezados Senhores
 
 À solicitação realizada dia 01 de maio de 2021 de V. Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Antônio da Silva, informamos que seguiram, via encomenda física dos Correios, número do rastreamento RT18192021BR, duas caixas dos produtos de perfumaria solicitados.
 Comunicamos que a duplicata no. 01041819 foi encaminhada ao departamento financeiro.
Atenciosamente,
Luís Jorge Costa
Diretos
 
Memorando: é uma organização interna, utilizada entre os vários setores de uma organização para encaminhar, solicitar, pedir, distribuir informações ou documentos.
	TIMBRE DA EMPRESA (CABEÇALHO)
Memorando nº xx / 2021
Santa Isabel, 23 de maio de 2021
Sra. Maria José – Diretora
Remetente – Departamento Financeiro
Assunto: Liberação de Recursos
Prezada Diretora,
 Dado o atraso no fornecimento de arquivos suspensos, solicitamos a liberação de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para a compra desse material. Após compra, realizaremos a prestação de contas.
 Desde já agradeço a colaboração. 
Ofício:é um tipo de correspondência muito utilizada nos órgãos públicos, originalmente é uma correspondência oficial, podendo ser usado também por empresas e demais organizações.
	Casa de Cultura - Santa Isabel do Pará
Santa Isabel, 23 de maio de 2021
Of. Nº xx / 2021
Senhor Prefeito
 Temos o prazer de convidá-lo para a inauguração do espaço cultural “Saber”, localizado na rua Principal, n.1015, bairro Esperança. O evento será realizado no próximo dia 05 de junho às 14h.
 Gostaríamos de contar com a presença de V.Ex.ª para descerrar a placa de inauguração e falar aos participantes sobre a importância dos espaços culturais em nossa cidade. 
Atenciosamente
Diretoria Geral
(Assinatura)
Excelentíssimo Senhor
Silvio Barros
Relatório: é um tipo de redação técnica usado para expor o modo como foi realizado um trabalho, ou as circunstâncias em que se deu determinado fato ou ocorrência. O relatório poderá conter descrições de objetos, processos, experiências e narrativas detalhadas de fatos ou acontecimentos, inclusive com anexos específicos. A estrutura de um relatório deve conter: folha de rosto (título, autor, destinatário), sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão.
Declaração: é um instrumento de comunicação, usado quando se quer afirmar a veracidade de um fato.
	TIMBRE DA EMPRESA
CNPJ XXXX.XXXX.XXXX/0001-XX
DECLARAÇÃO
 Declaramos para os devidos fins, que Marcela de Oliveira e Costa participou do projeto “ Amigos do Livro” com carga horária de 32 horas.
Santa Isabel, 25 de maio de 2021
Miriam Alves Peixoto
Diretoria de Recursos Humanos
Procuração: é um documento por meio do qual uma pessoa transfere a outra, poderes para praticar atos em seu nome.
	PROCURAÇÃO
 José da Silva, brasileiro, viúvo, professor, inscrito no CPF sob o nº. xxx.xxx.xxx-xx portador da Carteira de Identidade nº. xxxxxx, residente a Rua xxxx, nº xxx, município de Santa Isabel, pelo presente instrumento nomeia e constitui seu bastante procurador o Sr. João da Silva, brasileiro, casado, inscrito no CPF sob o nº xxx.xxx.xxx-xx, ao qual confere os mais amplos poderes, para representa-lo perante o foro em geral.
Santa Isabel, 25 de maio de 2021
José da Silva
Requerimento: é um meio de comunicação escrita usado para fazer um pedido a uma autoridade pública. Deve ser redigido na terceira pessoa e conter os seguintes itens em sua estrutura: invocação (pronome de tratamento adequado e título da pessoa a quem se dirige), preambulo (identificação do requerente), texto (exposição do que está sendo solicitado), fecho, data e assinatura do requerente. Ex.:
	Sr. Diretor da Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará
 Antônio Silva, brasileiro, solteiro, acadêmico do curso de Administração de Empresas do departamento de Ciências Contábeis, Economia e Administração, sob o registro acadêmico n. 123.456.789-00 vem solicitar a V.Sa. o certificado de participação na palestra “Empreendendo o seu próprio Negócio” ministrada pelo professor Dr. João Silva, com carga horária de 04 horas. 
Nestes termos, pede deferimento.
Santa Isabel, 25 de maio de 2021
Antônio Silva
Atas: são formas de registros, em que se relata o ocorrido numa reunião, convenção, congresso, assembleias, etc. Documento de circulação restrita e, geralmente, de caráter confidencial. Por isso deve-se tomar o cuidado de não deixar espaço onde se possa, mais tarde, alterar o texto original.
	ATA DE REUNIÃO
Às oito horas do dia quinze de maio de dois mil e vinte e um, realizou-se a primeira reunião de diretoria deste ano do Clube do Livro, em sua sede social, localizada na Rua Esperança, número vinte e dois, na cidade de Santa Isabel do Pará. A reunião foi presidida pelo Diretor, senhor Manuel Oliveira, que sugeriu aos presentes a realização de jantar beneficente a Creche São João Batista. Todos os presentes aceitaram as sugestões e o senhor Manuel Oliveira ficou de entregar os convites na próxima reunião, que ficou marcada para o dia vinte e cinco de maio do presente ano, as dez horas, no mesmo local. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada. E eu, Maria Silva, secretária, lavrei a presente ata, a qual será devidamente assinada por todos os participantes.
Santa Isabel, quinze de maio de dois mil e vinte e um.
Manuel Oliveira Maria Silva José Apolinário Raul Silva 
BOM ATENDIMENTO
	Muitas empresas investem verbas vultuosas em campanha publicitárias com o propósito de transmitir uma imagem positiva junto ao público.
	Muitos investimentos são destinados à estrutura operacional na intenção de facilitar o atendimento. Mas tudo isso pode ser colocado em risco se o cliente, ao procurar a organização, não se sentir convenientemente atendido. Neste caso, o dinheiro da publicidade foi desperdiçado e a imagem da empresa ficará comprometida, pois o cliente se sentirá ludibriado por ela.
	Podemos dizer que as organizações se assemelham a um “iceberg”. O cliente não consegue perceber a importância da organização interna de uma empresa. Ele constrói a imagem do todo a partir da ponta visível, e a ponta visível é o atendimento que lhe é prestado. Bom atendimento deve ser, portanto, preocupação constante de qualquer empresa que pretende ser bem-sucedida.
	O bom atendimento não acontece por acaso. Requer qualidade gerencial, qualidade de produtos, profissionalismo dos funcionários, atendentes, etc. Requer, em síntese, excelência organizacional, e a organização só será excelente se as pessoas que nela trabalham o forem.
	O bom atendimento implica na satisfação do cliente. Pode não ser possível atende-lo em sua necessidade, mas, ainda assim, podemos trata-lo bem, orientando-o e conquistando sua simpatia. O cliente tem de levar uma boa imagem da empresa. 
	Podemos concluir que o tratamento é um componente muito importante do atendimento. O tratamento diz respeito com a maneira como o funcionário se relaciona com o cliente.
	Tratar bem é antes de tudo lidar com uma antiga particularidade humana: a de que cada pessoa almeja ser tratada de maneira diferente, única.
	Todos nós nos consideramos especiais e assim queremos ser tratados. Se a relação interpessoal do funcionário com o cliente não se mostra positiva, podemos dizer que o tratamento não está sendo adequado. Tal inadequação pode ser consequência de falta de conhecimento técnico por parte do funcionário ou decorrer de outros fatores de ordem pessoal ou ambiental.
	O ambiente pode influenciar negativamente no atendimento. É o caso de barulhos excessivos, falta de limpeza, instalações precárias, etc. Mas preocupam-nos, sobretudo, os problemas ocasionados pela própria postura do funcionário: preconceitos e atitudes pouco amistosas em relação ao cliente.
	E temos que reconhecer, às vezes, que somos descuidados em nosso relacionamento com o público.
	Podemos compreender facilmente o problema quando a situação se inverte e nos tornamos clientes de uma loja comercial, de um hospital ou de um posto de gasolina e, ali, identificarmos aqueles tipos agressivos, indiferentes, mal-humorados, vagarosos, prepotentes, etc. Então fazemos uma reflexão do tipo: “clientes não precisam ser agradáveis, mas funcionários sim”.

Continue navegando