Buscar

Atividade de Pesquisa 02 Hidráulica e Pneumática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hidráulica e Pneumática
Aluno (a): JULIANE VIEIRA PINHEIRO
Data:02/04/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de pesquisa 02 
1 – Cite Vantagens e desvantagens da implantação da automação pneumática.
Vantagens
Incremento da produção com investimento relativamente pequeno; redução dos custos operacionais: a rapidez nos movimentos pneumático, liberação de mão de obra em ações repetitivas, o aumento da produtividade e, portanto, um menor custo operacional; 
Robustez dos componentes pneumáticos: a robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensiveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação: além disso, esses componentes são de fácil manutenção: facilidade de implantação: pequenas modificações nas máquinas convencionais. aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para a implantação dos controles pneumáticos: resistência a ambientes hostis: poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade e submersão em líquidos raramente prejudicam os componentes pneumáticos quando projetados para essa finalidade; Simplicidade de manipulação: os controles pneumáticos não necessitam de operários especializados para sua manipulação: segurança como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão; redução do número de acidentes: a fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes, por isso a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).
Desvantagens
Preparação: impurezas e umidades devem ser evitadas, pois provocam desgastes nos elementos pneumáticos..
Compressibilidade: não é possivel manter constantes as velocidades de elementos de trabalho. Potência: o ar e econômico até determinada força, cujo limite é 3.000 Kgf.
Escape de ar: o escape é ruidoso.
Custos: a produção do ar comprimido è onerosa, pois depende de outra forma de energia. O custo do ar comprimido torna-se elevado se na rede de distribuição e nos equipamentos houver vazamentos consideráveis.
2 - Demonstre os diversos tipos de atuadores pneumáticos mais comuns existentes, indicando as possibilidades de regulagem de velocidade dos cilindros pneumáticos.
Atuador Pneumático é um dispositivo que converte a energia pneumática (energia armazenada no ar comprimido) entrante em energia cinetica (movimento mecánico). Tipos de Atuadores Pneumáticos podem ser simples ação ou dupla ação e ainda linear ou rotativo. Suas principais VANTAGENS são: Alta durabilidade, baixo custo de manutenção e preço. Os atuadores de Simples Ação são dotados de molas encapsuladas instaladas em seu interior, estas molas podem atuar no movimento de abertura ou de fechamento. Nesse caso, o ar comprimido se encarrega de movimentar o mecanismo apenas em um dos sentidos, comprimindo as molas que, após o trabalho da energia pneumatica cessar, voltará a seu estado original distendido. Devido ao fato do movimento do ar ser apenas num sentido, dá-se o nome de Simples Ação. Então, suas caracteristicas são: Consumo de ar num sentido; Forças de avanço reduzida (em 10%) devido à mola; Maior comprimento e cursos limitados; Baixa força de retorno (devido à mola). Os atuadores de Dupla Ação, também chamados Ar/Ar, usa a energia pneumática contida no ar comprimido para movimentar o mecanismo em ambos sentidos, seja para abertura ou para o fechamento. Então, suas características são: Atuação de força nos dois sentidos, porém com força de avanço maior do que a de retorno: Não permite cargas radiais na haste. Este tipo de atuador pneumático se subdivide em Linear e Rotativo. Os do tipo Rotativo são indicados para a atuação de válvulas do tipo: borboleta, de esfera, macho, entre outras. Já o atuador pneumático de tipo linear é indicado para a atuação de válvulas do tipo: globo, guilhotina, gaveta, entre outras.
3 - Um circuito pneumático é representado em forma gráfica, demonstrando a relação entre os componentes do comando, o que evidencia a operação do mesmo. Pesquise e demonstre as principais Simbologias dos elementos pela norma DIN ISO1219-1, 03/96.
4 - Quais as principais partes que formam a estrutura de uma máquina pneumática e quais suas características principais?
Uma máquina é composta basicamente por duas partes bem definidas: A parte operativa (parte de potência, formada pelo conjunto de elementos que realizam o processo de trabalho) e o comando (onde são geradas as ordens que governam o conjunto de elementos da parte operativa.
5 - O que é representado num diagrama espaço-fase?
São representadas todas as sequências das ações dos cilindros e dos sinais de comando. As representações são feitas através de eixos coordenados utilizando-se valores binários (0-1) para eixo vertical • Adota-se o valor 0 para indicar a posição de repouso do elemento motor parado, cilindro com haste recuada, ausência de sinal. • Adota-se o valor 1 para identificar o estado do elemento atuado - motor funcionando, cilindro com haste avançada, sinal atuado. O outro eixo (horizontal) indica as fases ou passos em que se subdivide o ciclo de trabalho. Esses passos ou fases estão caracterizados pela modificação ou troca de estado de um elemento. Essas trocas são indicadas com linhas verticais auxiliares sobre o diagrama (linhas de fases).
6 - O que caracteriza um sistema eletropneumático simples?
Um circuito eletropneumático simples, realiza o acionamento do cilindro (cilindro pneumático de simples ação e retorno por mola) através de uma botoeira elétrica pulsante.
7 - Qual a principal diferença entre um sistema eletropneumático simples e um que possui cilindro de dupla ação?
O Sistema eletropneumático simples realiza o acionamento do cilindro através de uma botoeira elétrica pulsante (cilindro pneumático de simples ação e retorno por mola), já o Sistema eletropneumático de dupla ação utiliza uma válvula 5/2 (5 vias e 2 posições), com acionamento por duplo solenóide. Nesse caso, o avanço e o recuo do cilindro são acionados por botões independentes "SO" e "S1" (pulsantes).
8 - O que caracteriza um sistema eletropneumático e quais seus componentes?
Os sistemas eletropneumáticos caracterizam-se por possuir um sistema de potência que utiliza pneumática, porém com um sistema de controle elétrico. Tendo dois circuitos para representar o sistema.
a) Circuito pneumático apresenta os atuadores, válvulas e todos os componentes. pneumáticos do sistema;
 b) Circuito elétrico de comando - apresenta os componentes elétricos do sistema, que realizarão o controle.
9 - Como ocorre a interação entre sistema elétrico e pneumático?
A interação entre o sistema elétrico e o sistema pneumático normalmente ocorre através do acionamento das válvulas, que passa a ser feito através de solenóides elétricos.
10 - O que é um ciclo automático?
Este ciclo é conseguido através da utilização de um circuito de comando elétrico com chaves de fim de curso, as quais estão posicionadas de forma adequada no circuito pneumático. O início do ciclo è realizado manualmente através da botoeira "SO". Após iniciado o primeiro movimento os movimentos seguintes são realizados automaticamente pelo sistema.

Continue navegando