Buscar

AE1_1 E 2TENTATIVA ACOPLADAS_FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TODOS EM VER ESTÃO OK.
Pergunta 1 – MINHA 5ª DA PRIMEIRA TENTATIVA
Bertrand Russel aborda, em seu texto, o que é uma questão filosófica, mostrando que a filosofia, como os demais estudos, visa primeiramente a conhecer. O conhecimento que ela tem em vista é aquela espécie que confere unidade e organização sistemática a todo o corpo do saber científico, bem como a que resulta de um exame crítico dos fundamentos, convicções, preconceitos e crenças. Não se pode dizer, no entanto, que alcança a filosofia um grande êxito nas suas diligências por soluções precisas a esses problemas que são os seus.
Segundo o texto de Russell, uma questão filosófica pode ser entendida como:
	
	A.
	Conta em grande parte com o que se chama “instinto” para suas respostas.
	
	B.
	Pergunta feita não pela possibilidade de uma resposta, mas pela possibilidade de promover o conhecimento por meio da reflexão e discussão racional.
	
	C.
	Tipicamente atribuída ao “ser humano prático”.
	
	D.
	Por tratar de questões sem aplicação prática, a clareza deve ser desconsiderada na análise de uma questão filosófica.
	
	E.
	A consideração do rigor e método é secundária em sua discussão, afinal a questão filosófica vale pela utilidade de sua resposta.
Pergunta 2 – MINHA 4ª DA PRIMEIRA TENTATIVA, ESSA QUE TINHA ERRADO E COLOCADO A LETRA C NA PRIMEIRA VEZ
O conceito de ciência pode ser entendido de diferentes formas. Um conceito mais abrangente é o que Ander-Egg apresenta em sua obra Introducción a las técnicas de investigación social: “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”. Além disso, é possível entender que existem tipos de ciência, como, por exemplo, ciências formais e ciências factuais (naturais e sociais).
Levando em consideração a questão da definição de ciência e seus tipos, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
	
	A.
	São exemplos de ciências factuais naturais: a física, a química, a economia e o direito.
	
	B.
	Ciências factuais se caracterizam pelos estudos das ideias (sem relação direta com a realidade) e dos fatos (recorrem às observações e experimentações).
	
	C.
	A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao conhecimento abrangente da natureza, com um objeto de pesquisa não delimitado capaz de ser submetido à verificação.
	
	D.
	Ciência pode ser entendida, em sentido estrito, como tendo simplesmente o significado de conhecimento.
	
	E.
	Não se pode atribuir à ciência certeza indiscutível.
Pergunta 3 – PERGUNTA NOVA NESSA 2ª TENTATIVA
“Francis Bacon (1561-1626) é considerado um dos iniciadores do pensamento moderno, por sua defesa do método experimental contra a ciência teórica e especulativa clássica, por sua rejeição da escolástica, bem como por sua concepção de um pensamento crítico e do progresso da ciência e da técnica. Embora não tenha sido um cientista, Bacon teve grande influência enquanto defensor de uma determinada concepção de método científico que valoriza a experiência e a experimentação.”
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. p. 246.
Considerando o pensamento de Francis Bacon, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
	
	A.
	Bacon defende o método dedutivo no conhecimento científico e um modelo de ciência antiespeculativo e integrado com a técnica.
	
	B.
	Bacon defende um modelo de ciência que possibilita entender os princípios da natureza, mas reconhecendo que continuaríamos com dificuldades intelectuais para fazer previsões e tentar controlar os fenômenos.
	
	C.
	A preocupação fundamental de Bacon é com a formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto.
	
	D.
	O novo método científico é a indução, que, com base em elaborações lógicas abstratas, permite o conhecimento do funcionamento da metafísica, observando a regularidade entre os fenômenos e estabelecendo relações entre eles.
	
	E.
	O conhecimento se desenvolve na medida em que adotamos o método correto e utilizamos a razão como guia.
Pergunta 4 MINHA 1ª DA PRIMEIRA TENTATIVA
Conforme Lakatos, o conhecimento pode ser entendido como contendo quatro subtipos, cada qual com suas características particulares. É importante perceber que não há um tipo melhor que o outro, mas, sim, âmbitos diferentes de aplicações, justamente em função das características de cada tipo, descritos de forma geral no quadro a seguir:
Levando em consideração a questão do conhecimento, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
	
	A.
	O conhecimento filosófico e o conhecimento teológico diferem com relação à forma de abordagem: o primeiro é racional, ou seja, orientado pela razão e pelo pensamento lógico, enquanto o segundo é inspiracional, isto é, orientado pela experiência empírica.
	
	B.
	É possível entender o conhecimento como sendo composto por quatro subtipos: o senso comum, o conhecimento científico, o conhecimento empírico e o conhecimento aplicado.
	
	C.
	O senso comum é igual ao conhecimento científico em sua busca pela veracidade e reconhecimento da natureza do objeto conhecido.
	
	D.
	O conhecimento científico lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
	
	E.
	O conhecimento científico é empírico, o que se caracteriza pelo conformar-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas.
Pergunta 5 MINHA 2ª DA PRIMEIRA TENTATIVA
Conforme Lakatos, a diferença entre senso comum e conhecimento científico pode ser compreendida como se segue: “O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos utilizados para conhecer. Saber que determinada planta necessita de uma quantidade X de água e que, se não a receber de forma natural, deve ser irrigada pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico. Para que isso ocorra, é necessário ir mais além: conhecer a natureza dos vegetais, sua composição, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espécie de outra”.
Levando em consideração a questão da diferença entre senso comum e conhecimento científico, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
	
	A.
	O conhecimento científico parte do princípio de que as “verdades” tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em “revelações”.
	
	B.
	Um mesmo objeto ou fenômeno (uma planta, um mineral, uma comunidade ou relações entre chefes e subordinados) pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao conhecimento vulgar ou popular é a forma de observação.
	
	C.
	O conhecimento científico é exato, afinal uma teoria científica não teria valor se pudesse ser criticada, questionada ou superada.
	
	D.
	O senso comum é caracterizado pelo esforço da razão para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo à razão.
	
	E.
	O conhecimento popular ou senso comum é dito valorativo, ou seja, lida com ocorrências ou fatos que podem ser verificados e explicados racionalmente.
ESSAS ABAIXO ÚNICA DIFERENTE DA 1ª AS REPETIDAS EXCLUI.
Pergunta 3
“Empirismo significa uma posição filosófica que toma a experiência como guia e critério de validade de suas afirmações, sobretudo nos campos da teoria do conhecimento e da filosofia da ciência. O termo é derivado do grego empeiria, significando basicamente uma forma de saber derivado da experiência sensível e de dados acumulados com base nessa experiência, permitindo a realização de fins práticos. O lema do empirismo é a frase de inspiração aristotélica: ‘Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos’.”
MARCONDES,Danilo. Iniciação à história da filosofia dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. p. 246.
Baseando-se na passagem destacada em negrito no enunciado, analise as proposições e assinale a alternativa CORRETA:
	
	A.
	Todo conhecimento válido resulta de uma base intelectual, de pensamentos ou intuições intelectuais, elaborando-se e desenvolvendo-se a partir desses dados.
	
	B.
	O empirismo pode ser entendido como subjetivismo ou relativismo, ou seja, o conhecimento é relativo ao indivíduo, uma vez que os sentidos podem variar de pessoa para pessoa.
	
	C.
	A experiência é a fonte válida para a construção de conhecimento. Dessa forma, uma experiência relacionada com a matemática pode ser considerada uma forma de empirismo.
	
	D.
	O empirismo pode ser entendido como valorizar a experiência humana, a realidade abstrata, a atividade do indivíduo na busca por uma metafísica especulativa pelos sentidos.
	
	E.
	Os sentidos são nossa conexão com o mundo que se busca conhecer, portanto, somente mediante dados ou fatos por eles percebidos, podemos construir conhecimento científico.

Continue navegando