Buscar

questoes ortese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Ortese
Em um paciente com uma amputação transfemoral, de terço superior da perna direita, atendido em seu domicílio, as medidas de prevenção, para evitar postura viciosa do coto de amputação, quando o paciente se encontrar em decúbito dorsal, deve-se manter
Alternativas
A
travesseiro de tamanho médio entre o membro normal e o coto de amputação, conservando o membro amputado em ligeira abdução.
B
o coto de amputação em rotação externa de quadril e ligeira flexão, com apoio de toalha enrolada sob o coto de amputação.
C
o coto de amputação em rotação externa de quadril, com apoio sob região posterior e interna da coxa amputada.
D
um travesseiro de tamanho médio sob o coto de amputação, enquanto outro travesseiro apóia o coto lateralmente, levando-o para adução além da linha média.
E
travesseiro de tamanho médio na face lateral do coto de amputação, retendo o coto em posição neutra para todos os movimentos de quadril.
A amputação do membro inferior é muito mais prevalente que a perda do membro superior. As principais causas de amputação são: doença vascular periférica, trauma, malignidade e deficiência congênita. O fisioterapeuta participa do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais: pré-operatório, pós-operatório / pré- protético, prescrição da prótese, avaliação protética e treino com a prótese. Com relação ao treino do paciente com a prótese, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( v) Colocação: a correta aplicação da prótese e a inspeção frequente do membro amputado são muito importantes, principalmente para iniciantes e pessoas com má circulação.
(v ) Equilíbrio e coordenação: os exercícios de todos os pacientes portadores de amputação de membro inferior são semelhantes, embora se possa prever que o usuário de prótese de desarticulação de quadril ou transfemoral tenha mais dificuldade para controlar o joelho mecânico se comparado com a pessoa que precisa apenas lidar com seus dois joelhos anatômicos.
(v ) Treino de marcha: a marcha é a progressão natural depois dos exercícios de equilíbrio dinâmico, já que o paciente dá passos sucessivos. Alguns pacientes respondem bem ao ver-se em um videoteipe. As gravações também são um importante registro do desempenho e da evolução.
(v ) Atividades funcionais: o usuário de prótese que está aprendendo a andar, também deve ganhar experiência na execução de uma ampla variedade de habilidades de mobilidade funcional.
Analise as afirmativas referentes ao tratamento fisioterapêutico após a amputação do membro inferior:
1. O curativo pós-cirúrgico, a intensidade da dor pós-operatória, e a cicatrização da incisão não devem ser fatores determinantes para o início dos exercícios resistidos no membro amputado.
2. O sistema de enfaixamento do coto em oito, em uso há mais de 40 anos, deve se manter liso e sem rugas, enfatizando voltas angulares, propiciando pressão distal e incentivando a extensão da articulação proximal.
3. Uma das vantagens do uso da prótese temporária é que ela pressiona e faz a contenção do membro residual de forma mais eficiente do que a faixa elástica.
4. Nas amputações transfemorais, contraturas graves em flexão do quadril, fraqueza ou paralisia da musculatura dessa região e pouco equilíbrio ou coordenação podem dificultar a deambulação bem sucedida.
5. Durante os movimentos na cama e as transferências precoces, deve-se ter o cuidado de proteger o membro residual e o paciente deve ser orientado a empurrar e deslizar o membro contra a cama ou a cadeira.
Antes de iniciar sessões que contenham exercícios e técnicas específicas para pessoas amputadas, o fisioterapeuta realiza uma minuciosa análise visando adequar estas sessões sempre de acordo com as reais necessidades de cada paciente. Sobre os exercícios e objetivos pós-amputação de MI, marque a alternativa INCORRETA.
Realizados moderadamente e de maneira apropriada, os exercícios para a reabilitação de amputados devem ser realizados no máximo em uma sessão semanal.
Uso de técnicas manuais e enfaixamento para manter o coto em forma apropriada para receber o encaixe da prótese.
Manter o coto com a cicatriz sem aderências através de massagem específica, além de manter o coto mais arredondado através de faixa elástica.
Exercícios de fortalecimento muscular dos braços (importantes para o uso das muletas quando ainda não estiver com prótese), da perna preservada (para sustentar o corpo) e do coto da perna amputada (importante para a colocação da prótese).
Treino de marcha, equilíbrio e coordenação (com muletas e/ou já com a prótese para locomoção).
46. Órtese, conforme definição ISO, é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro músculo-esquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. Sobre os tipos de órteses de MMII, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
 (F ) A KAFO é uma órtese confeccionada com bota ortopédica e barra de alumínio que tem a função de tratar o pé torto congênito. 
(F ) A AFO são as órteses que envolvem pé, tornozelo e joelho e são utilizadas para pacientes com déficit muscular na marcha, usando tecnologias com travas automáticas e eletrônicas. Assim, permitem ao usuário caminhar.
 ( F) A SMO são as órteses de pé e tornozelo com o objetivo de manter o pé em posição neutra, evitando o pé caído. Ele pode ter o tornozelo fixo em 90º ou articulado, no qual, permite o paciente fazer o movimento de dorsiflexão.
 (F ) Dennis Brown são órteses submaleolar confeccionadas em polipropileno, e têm o objetivo de corrigir a pronação excessiva do retro-pé, mantendo um posicionamento natural e anatômico.
		A amputação de coxa, nos segmentos proximais, pode levar à postura viciosa do coto, resultando em uma maior dificuldade de adaptação à prótese devido à
			
	A)
	extremidade do coto de amputação ficar com massa muscular muito volumosa.
	
	
	B)
	maior incidência de espículas ósseas.
	
	
	C)
	ausência da fixação dos músculos na ponta do coto ósseo (Miodese).
	
	
	D)
	existência de desequilíbrio entre a musculatura abdutora e adutora.
	
Com base na importância da conduta fisioterapêutica após a colocação de prótese, assinale a alternativa INCORRETA. 
►a) Devido à amputação, a imagem corporal não pode ser restabelecida.
 b) Técnicas manuais podem reduzir os quadros álgicos provenientes da hipersensibilidade do coto, reduzir aderências cicatriciais e a sensação fantasma. 
c) A reintegração do amputado às atividades da vida diária e laborais requer adaptações dos espaços, para permitir fácil acesso e menor risco de acidentes. d) O fortalecimento de grupos musculares de articulações adjacentes à amputação é fundamental para favorecer a movimentação e diminuir o risco de aderências. 
e) A pele do membro residual deve ser adequadamente limpa e seca, e a presença de edema e/ou escoriações deve ser avaliada constantemente.
29 - As órteses são dispositivos exoesqueléticos que visam a manutenção do posicionamento e a proteção dos tecidos lesionados de um segmento corporal. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. As órteses não possuem a função de imobilizar ou limitar a movimentação de uma ou mais articulações. As órteses estáticas ou passivas são indicadas para prevenir o aparecimento de deformidades decorrentes de posicionamento inadequado, espasticidade e predominância de um grupo muscular sobre outro. As órteses dinâmicas ou ativas podem acentuar deformidades, por não limitarem a movimentação articular. Não é possível realizar exercícios isométricos concomitantemente ao uso de órteses. Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) ►b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
c) c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
e) e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

Continue navegando