Buscar

prova_HEMOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEMOTERAPIA E BANCO DE SANGUE - VESPERTINO – profa Barone
CIVD é uma doença hemorragia secundária a doenças primárias que passa por duas fases- a trombótica e a hemorrágica. A primeira fase ,ou fase hemorrágica, há consumo de todos os fatores de coagulação e plaquetas e o indivíduo produz muitos trombos. A segunda fase ou fase hemorrágica, o indivíduo apresenta sangramentos que devem ser imediatamente controlados. Em alguns casos, sugere a transfusão de hemocompontentes. Analise as alternativas e cite qual hemocomponente deveria ser utilizado.?
Plasma fresco congelado
Jesus da Silva, após sofrer acidente automobilístico, teve um dos seus órgãos internos perfurados, vindo a desenvolver um quadro hemorrágico intenso. Deu entrada no hospital inconsciente sendo encaminhado diretamente para o centro cirúrgico. Foi realizado tipagem sanguínea caso o paciente pudesse necessitar de reposição de hemocomponentes. Foi verificado pela equipe médica que o paciente apresentava queda da volemia pelo quadro hemorrágico. A equipe de enfermagem foi acionada para coleta de sangue e realização de alguns exames. A hemoglobina estava em 9 g/dl (VR: 14 a 18), a saturação de oxigênio com resultado de 92% (VR: 95 a 99%). Com base no quadro, o médico de plantão resolver administrar:
Concentrado de hemácias
O Banco de sangue é uma empresa prestadora de serviço para hemoterapia e para tanto realiza a seleção de doadores de sangue, coleta, processamento do mesmo para produção de hemocomponentes. Antes da liberação de uma bolsa de sangue, uma amostra é coletada para a realização dos testes sorológicos e imunohematológicos, importantes para a proteção do receptor. Com base nessas informações, analise as alternativas abaixo e assinale as alternativa corretas.
I - Pacientes com tipo sanguíneo O Rh positivo podem ser doadores universais de sangue total.
II - Pacientes com tipo sanguíneo AB Rh positivo não podem ser doadores universais de plasma.
III - Pacientes com tipo sanguíneo A Rh positivo podem doar sangue para pacientes do tipo A Rh negativo pois eles não tem anticorpos anti-A. 
IV - Pacientes com tipo sanguíneo O Rh positivo podem ser doadores universais de concentrado de hemácias. 
V - Pacientes do tipo Bombay podem ser doadores universais de concetrado de hemácias.
Apenas a alternativa V está correta
Radesh Krishna, 30 anos, deu entrada em hospital após acidente de moto por dirigir embriagado. O estrago foi grande. Quebrou várias costelas e por esse motivo teve perfuração de órgãos internos o que ocasionou uma hemorragia grave com diminuição de oxigenação tecidual por perda de volemia. Foi separado uma bolsa de sangue total do tipo O RH negativo, já que esse era o tipo sanguíneo do paciente,.  No momento da infusão, o paciente apresentou uma reação hemolítica transfusional por incompatibilidade sanguínea e veio a falecer. O caso foi analisado e após investigação , foi verificado que o mesmo não apresentava anticorpos irregulares e segundo familiares, nunca havia recebido uma transfusão anteriormente. Com base nessas informações. o que poderia ter ocorrido?
Completar a resposta - O que pode ocorrer nessa transfusão incompatível pode levar até a morte, com queda  da pressão arterial e insuficiência renal. Ele poderia ser um falso O.
Maria das dores, deu entrada em hospital com queixas de fadiga, falta de ar, dores de cabeça e depressão. Em conversa com o médico, relatou que há um ano teve anemia e que mesmo com tratamento medicamentoso, não se sentiu muito bem. Verificou com o médico a possibilidade de uma transfusão de sangue para que pudesse se sentir melhor, o que o médico atendeu prontamente. Foi realizada a tipagem sanguínea da paciente e o resultado foi O RH negativo. Desta forma uma bolsa de crioprecipitado foi separada e infundida na paciente. Dez meses depois, quando Maria estava totalmente recuperada, foi doar sangue, pois percebeu que precisava retribuir ao universo o que havia recebido. Com base nas informações acima, aponte os possíveis erros cometidos neste caso.
Complementar 0  em um mal diagnóstico onde poderia ter sido diagnosticado a ausência de XK que seus sintomas são Anemia hemolítica, cardiomiopatia, distúrbios psiquiátricos e defeitos neurológicos como a persa de reflexos e também transtornos do movimento!
A.F., masculino, 2 anos, deu entrada em centro médico com relato de coriza, mialgia e hematomas em membros inferiores há 3 dias, com piora há 24 horas. Ao exame físico não apresentava adenopatias, visceromegalias ou febre. Hemograma com 6.000 plaquetas/μL (VR.150.000 a 450.000), sem outras alterações. O coagulograma não apresentava deficiência de fatores de coagulação. Após alguns exames, os médicos o diagnosticaram falência medular.  De acordo com esse caso, qual seria a melhor forma de tratamento para este paciente?
Administração de Concentrado de plaquetas
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta
O Grupo sanguíneo do tipo B é produzido a partir da expressão dois genes  ___________ e ___________ na respectiva ordem de expressão. A enzima _____________ é responsável pela inserção do carboidrato _______________ pois esse é um fator prescindível para a inserção do carboidrato ____________________ pela ação da ________________________.
fut 1 e ABO -  fucose  -  fucosil transferase  -  galactose  -  galactosil transferase
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Os antígenos D fraco são variações qualitativas do antígeno RhD e nem todos os epítopos estão íntegros na membrana eritrocitária. As variações no antígeno, quando acontecem, são nas porções transmembranares e intracelulares e por isso os indivíduos que possuem o fenótipo D fraco não produzem aloanticorpos antiD.
II - O paciente que possui Rh positivo para D fraco, não apresenta positividade em teste de Rh precisando desta forma continuar ao teste até sua positividade; 
Apenas a afirmativa II é verdadeira
Marcia Hasenberg, modelo, atriz e bailarina deu entrada em clínica médica para realização de consulta e alguns exames. Após uma viagem de férias ao exterior por três meses, percebeu que havia aparecido muitas manchas roxas pelo seu corpo. Resolveu procurar um médico para verificar o porque do ocorrido.  Em análise, o médico diagnosticou que Marcia havia desenvolvido uma doença auto imune contra antígenos plaquetários diminuindo drasticamente a quantidade de plaquetas circulante. De acordo com este caso, analise as alternativas abaixo e escolha a resposta que mais se adequa ao tratamento de Marcia.
Imunosupressores

Continue navegando