Buscar

Hemo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Hemoterapia e banco de sangue 
hemovigilância, ciclo do sangue, monitoramento em hemovigilância e sobre quais eventos notificados são utilizados para fins educativos, estatísticos e de segurança, o que permite o aperfeiçoamento da qualidade e segurança da terapia transfusional.
A hemovigilância é um sistema de monitoramento e controle que visa garantir a qualidade e segurança da terapia transfunsional. Ela envolve a coleta, analise e notificação de eventos adversos relacionados a transfusão de sangue, com o objetivo de identificar possíveis problemas e implementar medidas corretivas. O ciclo do sangue é um processo que envolve doação e a coleta, processamento armazenamento e transfusão de sangue e seus componentes. Durante esse período ele e fundamental que haja um monitoramento eficiente para garantir a qualidade e segurança do sangue transfundido. O monitoramento em hemovigilância consiste na coleta de dados sobre eventos adversos relacionados a transfusão de sangue como reações transfusionais incompatibilidades sanguíneas, contaminantes do sangue entre outros. Esses eventos são notificados por profissionais de saúde e registrados em um sistema de hemovigilância. Esses eventos notificados são utilizados para fins educativos, estatísticos e de segurança. No aspecto educativo eles permitem a identificação de falhas no processo de transfusão e a implementação de treinamentos e capacitações para os profissionais de saúde envolvidos. Nos aspectos estatísticos esses eventos são desenvolvidos para identificar tendências e padrões, auxiliando na tomada de decisões e no desenvolvimento de estratégias de melhoria continua. Já no aspecto de segurança esses eventos notificados permitem a identificação de riscos e implementação de medidas preventivas para evitar a ocorrência de eventos adversos futuros. O aperfeiçoamento da qualidade e segurança da terapia transfusional e um objetivo fundamental da hemovigilância através do monitoramento e analise dos eventos notificados, é possível identificar pontos de melhorias no ciclo do sangue, implementar medidas corretivas e preventivas, e garantir que a transfusão de sangue seja realizada de forma segura e eficaz, minimizando os riscos para os pacientes. 
Referências: 
https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/51764/6.+Hemovigil%C3%A2ncia+-+Notifica%C3%A7%C3%A3o+de+Rea%C3%A7%C3%B5es+Transfusionais.pdf
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/dadosabertos/informacoes-analiticas/notificacoes-em-hemovigilancia
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/marco-conceitual-e-operacional-de-hemovigilancia-guia-para-hemovigilancia-no-brasil/#:~:text=Entende%2Dse%20por%20ciclo%20do,transfusionais%20e%20do%20ato%20transfusional.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_transfusional_hemoterapia_centro_oeste_norte_brasil.pdf
https://www.google.com/search?sca_esv=9928f787bd8332ef&sxsrf=ACQVn0-fJHoUI1L0wik6Xnk380CfIUWowg:1708615705733&q=hemovigil%C3%A2ncia,+ciclo+do+sangue,+monitoramento+em+hemovigil%C3%A2ncia+e+sobre+quais+eventos+notificados+s%C3%A3o+utilizados+para+fins+educativos,+estat%C3%ADsticos+e+de+seguran%C3%A7a,+o+que+permite+o+aperfei%C3%A7oamento+da+qualidade+e+seguran%C3%A7a+da+terapia+transfusional.&tbm=vid&source=lnms&sa=X&ved=2ahUKEwjjjMrBob-EAxWkr5UCHVs9DXQQ0pQJegQIChAB&cshid=1708615885857598&biw=1366&bih=641&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:d162c71f,vid:WhNeGvTVJ3I,st:0
https://www.youtube.com/watch?v=puuVQC95Fzo

Outros materiais