Buscar

SOCIEDADE DE RISCO - GRA 0522

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIEDADE DE RISCO, SEGURANÇA PRIVADA E ÉTICA PROFISSIONAL
1 - Os riscos ganham importância, especialmente, quando são oriundos de cenários de desastres naturais, acidentes industriais graves ou quando não existe consenso sobre os efeitos que eles possam causar. A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I.              Os avanços da ciência e da tecnologia permitiram controlar determinados tipos de riscos, a exemplo de doenças infectocontagiosas.
NO ENTANTO
II.            Deram origem a novos cenários de risco, envolvendo, a exemplo, os agentes químicos, biológicos e radioativos no meio.
 
Agora, assinale a alternativa correta., os agentes químicos, biológicos e radioativos no meio.
A asserção II é falsa e não complementa a I.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira, mas a II não é a justificativa da I.
As asserções I e II são falsas e a II complementa a I. .(correta)
2- O risco pode ser definido como uma forma sistemática de lidar com os perigos e as incertezas produzidas e introduzidas pela própria modernização (BECK, 2006).
 
BECK, U. Living in the world risk society - A Hobhouse Memorial Public Lecture given on Wednesday 15 February 2006 at the London School of Economics. Economy and Society, v. 35, n. 3. London, 2006. p. 329-345.  Disponível em:                 <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4095470/mod_resource/content/0/Beck--WorldRisk.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019.
Nesse sentido, acerca da disposição de riscos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Riscos, da forma como eles são gerados no degrau do desenvolvimento produtivo avançado, distinguem-se essencialmente de riquezas. Eles comumente liberam danos irreversíveis, ou seja, permanecem nuclearmente invisíveis.
PORQUE
II. Baseiam sobre interpretações causais, circulam em torno de seu próprio conhecimento, sendo que este, de outro lado, pode diminui-los, aumentá-los, dramatizá-los ou minimizá-los.
Agora, assinale a alternativa correta.
A asserção II é verdadeira e não complementa o entendimento da I.
Nenhuma das asserções está correta.
As asserções I e II são falsas e a II não complementa o entendimento da I.
A asserção I é verdadeira e não complementa o entendimento da II.
A asserção I complementa o entendimento da II. .(correta)
3 - A sociedade de risco é um termo muito utilizado para descrever a organização moderna de uma sociedade frente a um risco. A teoria da sociedade de risco é uma das teorias sociológicas do século XX com mais impacto tanto nos campos das ciências sociais, das ciências jurídicas e das ciências da engenharia, como junto dos decisores políticos e do público em geral (MENDES, 2015).
 
MENDES, J. M. Ulrich Beck: a imanência do social e a sociedade do risco. Anál. Social. 2015.  Disponível em:                 <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732015000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 abr. 2019.
 
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta o autor que primeiro denominou esse termo e observou as relações na sociedade com o mundo moderno e com o avanço científico.
Ulrich Beck.(correta)
Anthony Giddens.
Habermas.
Joaquim Gomes Canotilho.
4 - Segundo Areosa (2009), a onipresença dos riscos tecnológicos nos sistemas complexos é, em grande medida, a antecâmara para os acidentes.
 
AREOSA, J. Do risco ao acidente: que possibilidades para a prevenção? In: Revista Angolana de Sociologia, n. 4. Loanda: 2009, p. 39-65.
 
De acordo com a citação apresentada, assinale a alternativa correta.
Não existem organizações isentas de risco, logo os acidentes são eventos inevitáveis e passíveis de ocorrer a qualquer momento. 
 Os acidentes são eventos inevitáveis e passíveis de ocorrer a qualquer momento, por isso atos de prevenção são inúteis. (correta) 
 Não existem organizações isentas de risco, logo os acidentes são eventos evitáveis e passíveis de ocorrer a qualquer momento.
 Não existem organizações isentas de risco, logo os acidentes são eventos inevitáveis e passíveis de ocorrer a qualquer momento. Porém, isso não significa que a prevenção não seja útil.

Continue navegando