Buscar

GRA0806 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM BIG DATA Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRA0806 INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM BIG DATA
Atividade A1
Para entender de que formas o Big Data pode ajudar na criação de uma empresa, primeiro devemos lembrar que, atualmente, as pessoas produzem dados a todo momento. Do instante que acordam até quando vão dormir, inclusive enquanto dormem, ao utilizar dispositivos eletrônicos conectados à rede, como smartphones, PCs, aparelhos de TV, ao se deslocar pelas cidades e ao viajar; a todo momento, as pessoas produzem dados.
E são a esses dados, produzidos mundialmente na escala do petabyte ou do brontobyte (a depender do autor), que convencionamos chamar de Big Data. Tais dados podem revelar virtualmente qualquer aspecto que se queira saber para definir um negócio, por exemplo sobre o mercado, o perfil do consumidor, os hábitos de consumo, frentes potenciais de mercado a serem exploradas.
Nesse contexto, é de central importância a habilidade de trabalhar com esses dados para deles extrair informações relevantes, por meio de técnicas desenvolvidas na Ciência de Dados e na Inteligência Artificial. Podemos dizer, portanto, que é o objetivo do Big Data fornecer as bases para trazer ideias e insights de impacto na definição do negócio, que vão influenciar no direcionamento estratégico de uma empresa.
Dito isso, é necessário ressaltar que o real potencial do Big Data ainda está começando a ser explorado. Muitas empresas ainda nem se deram conta da importância de lidar com os dados que produzem, ou ainda não sabem quais medidas precisam tomar para implementar uma cultura data driven, que lhes permita dar o passo decisivo em direção à era dos dados.
Diante desse cenário, vale lembrar que na atualidade podemos contar com facilidades sem precedentes na hora de implementar soluções voltadas a dados nas organizações. Isso porque nos últimos anos aumentou em muito o alcance da capacidade de armazenamento e processamento de dados, resultando na queda do custo dessas tecnologias. Além disso, a emergência da computação em nuvem (cloudcomputing) traz um novo patamar de escalabilidade do negócio, que torna viável a expansão de uma empresa com agilidade inédita.
Contudo, é necessário mencionar que existem dificuldades na hora de se trabalhar com Big Data em uma empresa, sendo uma das principais delas atribuídas à complexidade dos dados. Um grande desafio para a análise de Big Data se deve à enorme quantidade de dados não-estruturados, que demandam considerável tratamento prévio para que então possam ser utilizados em prol dos negócios.
Enunciado
Um grupo de 5 amigos de infância têm o hábito de se encontrar uma vez ao ano para matar a saudade e relembrar “os velhos tempos”. Cada um com sua profissão, eles costumam conversar, por horas, sobre como suas profissões se complementam e como poderiam trabalhar juntos. No último encontro, decidiram que iriam montar uma empresa e ficou combinado que, no próximo encontro, cada um iria trazer uma ideia de como utilizar seus conhecimentos em prol do negócio, e qual seria o investimento necessário a cada um para viabilizar a sua ideia.
Suponha que você é um dos integrantes desse grupo de amigos. Disserte como a utilização de Big Data pode ajudar a criar essa empresa, apontando as facilidades e dificuldades que encontrará na montagem desse modelo de negócio.

Continue navegando