Buscar

Av2 - Ed - Cultura Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Entre os efeitos negativos existentes na era da cultura digital e difundidos pelas redes sociais estão as campanhas de desinformação, que podem causar efeitos nocivos na vida das pessoas e na sociedade. Especialistas têm chamado a atenção das pessoas para algumas orientações que devem ser levadas em conta na identificação de uma fake news, pois conforme é mencionado no trecho a seguir:
"(...) todos os especialistas que já se debruçaram sobre essa tarefa [compreender as campanhas de desinformação] chegaram à mesma conclusão: as fake news são mais do que simplesmente notícias falsas ou erradas. São conteúdos noticiosos falsos ou errados feitos com a intenção de causar dano a alguém/algo, criar uma percepção equivocada, mudar um pensamento coletivo ou gerar lucro. E produzidos para viralizar de forma a ampliar ao máximo seu impacto em uma audiência específica". (CADERNO GLOBO. Aprendendo com a Desinformação. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 73. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação entre as perguntas que cabem ser feitas para identificar uma fake news, descritos na coluna A, com as suas respectivas orientações, descritas na coluna B.
	Coluna A
	Coluna B
	I. Quem é o autor?
	1. Leia com atenção o título, verificando se ele pretende apenas chamar a atenção para obter cliques, e todo o conteúdo.
	II. Qual é a intenção do título?
	2. Verifique quando o conteúdo foi escrito, pois repostagem de notícias antigas não significa que sejam relevantes para a atualidade.
	III. Apresenta outras fontes de referência?
	3. Faça uma pesquisa sobre o(a) autor(a) e verifique se ele existe mesmo e se é confiável.
	IV. Qual é a data do conteúdo postado?
	4. Verifique se outras fontes são citadas e clique nos links mencionados para constatar se o conteúdo tem fundamentação ou (re)produz desinformações e ideias do senso comum.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Alternativas:
· a) I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4.
· b) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2. Alternativa assinalada
· c) I – 3; II – 2; III – 3; IV – 1.
· d) I – 4; II – 1; III – 2; IV – 3.
· e) I – 2; II – 4; III – 1; IV – 2.
2) Cada vez mais os usuários da internet, das plataformas digitais, das redes sociais deparam-se com anúncios de serviços cada vez mais específicos e direcionados aos seus gostos ou mesmo desejos. O trecho a seguir explicita, entretanto, a relação assimétrica existente entre os usuários e essas tecnologias digitais:
"A venda e o uso dos dados para construir opinião pública artificial e para produzir segmentação de mercado, o uso de robôs pelo marketing, são apenas alguns exemplos da relação assimétrica que temos com as plataformas digitais que usamos diariamente. Produzimos insumos para a fábrica de perfis das redes sociais, que, por sua vez, nos encaixam em seus moldes binários e polarizados e nos revendem nesses pacotes, como se esses moldes fossem a melhor forma de nos dizer o que deveríamos ser ou querer. Anúncios direcionados, na internet e no celular, estão ficando tão específicos que às vezes temos a sensação de estar sendo perseguidos. (…)"
(LUCA, Cristina. Muito prazer, dataísmo. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 8. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
De acordo com a citação, os usuários das tecnologias digitais desempenham qual papel, além de consumidores? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) O papel de robôs que fazem repostagens de forma contínua.
· b) O papel de proprietários das empresas de serviços digitais.
· c) O papel de produtores de insumos. Alternativa assinalada
· d) O papel de especuladores no mercado digital.
· e) O papel de influenciadores digitais.
3) No trecho citado a seguir o analista de segurança da informação, Cristiano Borges, descreve como se dá a coleta de metadados dos usuários de uma determinada tecnologia digital:
"Quando você lê um livro num Kindle, o dispositivo envia para a Amazon seus hábitos de leitura: se você leu o livro do início ao fim ou se tem o hábito de ler algumas páginas diariamente, se você marcou alguma passagem, com qual frequência você lê esse livro ou se desistiu de lê-lo na íntegra. O dispositivo faz call back para enviar esses metadados, e toleramos esse tipo de conduta, pois é feito de forma transparente; não nos incomoda tanto assim. Mas você consegue imaginar essa postura fora da internet? Ter um funcionário da Amazon na sua casa, toda vez que você abre um livro, coletando dados sobre seus hábitos de leitura?"
(BORGES, Cristiano. Quando Davi e Golias vira Dados e Golias. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 44. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020). 
O autor trata de um tema importante na analogia que faz entre o dispositivo digital e o funcionário. À qual tema ele se refere de modo implícito na citação? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) À intolerância dos usuários com os funcionários da empresa.
· b) Ao forte controle que os usuários de tecnologias digitais têm sobre a coleta dos seus dados.
· c) À intolerância dos usuários para transmitirem os seus dados à empresa.
· d) À alfabetização que acomete os usuários de dispositivos de leitura digital.
· e) Ao direito de privacidade dos usuários de tecnologias digitais. Alternativa assinalada
4) No trecho citado a seguir, Paulo Feldmann, professor da Universidade de São Paulo (USP), refere-se ao medo do desemprego como um sentimento que sempre se manifestou na sociedade, nos momentos em que ocorreram grandes transformações proporcionadas pelo avanço tecnológico, como as que vivenciamos na atualidade com o desenvolvimento da automação, da inteligência artificial, entre outras tecnologias.
"Ameaças de que as máquinas vão eliminar empregos e gerar o caos existem há mais de 200 anos. Mas elas nunca se concretizaram porque sempre foi possível descobrir novas atividades ou então criar novos setores, de tal forma que profissões apareceram e empregos proliferaram. (...) Por que agora será diferente? A resposta está no fato de que com a inteligência artificial o ser humano perde o monopólio da capacidade cognitiva. Daqui para frente, atividades que requerem raciocínio lógico, capacidade de decisão e inteligência poderão ser desempenhadas por robôs ou computadores. (...) Assim, a ameaça de desemprego agora recai sobre profissões que se julgava serem impossíveis de serem substituídas ou eliminadas, como a de médico ou a de advogado" (FELDMANN, Paulo. Chegamos à eletronização. Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 56-57. Disponível em: <https://cappra.files.wordpress.com/2018/11/caderno_globo_entre_dados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020).
Considerando os argumentos apresentados sobre o medo do desemprego e as inovações tecnológicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento da inteligência artificial, da automação e da robótica ampliará os empregos nos diversos âmbitos da economia, proporcionando o pleno emprego.
II. As tecnologias difundidas no século XXI contam com uma inteligência artificial que as diferem das inovações tecnológicas desenvolvidas nos séculos precedentes.
III. Mesmo com o desenvolvimento de novas tecnologias o desemprego nunca será uma ameaça para profissões que exigem raciocínio lógico e tomadas de decisão.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III.
· b) I e II, apenas.
· c) II e III, apenas.
· d) I e III, apenas.
· e) II, apenas. Alternativa assinalada
5) Em uma pesquisa feita com centenas de empresários nos Estados Unidos, em 2017, foram indicados os dez melhores empregos e salários que seriam encontrados nesse país no ano seguinte. De acordo com os resultados encontrados:
"A lista de ocupações citadas requer genteque trabalha com tecnologia altamente qualificada, como os que se dedicam à inteligência artificial, ou os que lidam com a área de moedas virtuais, sem falar na robótica, que ficou em terceiro posto na pesquisa. O chamado hacker ético – aquele indivíduo que é especialista em encontrar falhas nos sistemas de segurança – também foi citado, assim como o especialista em realidade virtual. São ocupações cujos salários médios estão bem acima do mercado e que, segundo o professor Glauco Arbix, apontam para o futuro, que "está começando a despontar no Brasil", respeitando, é claro, as diferenças entre as realidades norte-americana e brasileira. A pesquisa manteve a tendência, já apurada em 2017, de colocar a engenharia de computação entre as profissões mais procuradas pelas empresas".
(JORNAL DA USP. Pesquisa feita nos EUA aponta profissões do futuro. 2018. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/pesquisa-feita-nos-eua-aponta-as-profissoes-do-futuro/>. Acesso em: 21 jan. 2020).
Quais características apresentam os melhores empregos listados na pesquisa mencionada? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) Exigem habilidades manuais e braçais.
· b) Relacionam-se com a inteligência artificial e com a robótica. Alternativa assinalada
· c) Requerem esforço físico, memorização e destreza manual dos profissionais.
· d) Exigem pouca formação e qualificação técnica.
· e) Relacionam-se com as diferentes formas de trabalho agrícola.