Buscar

ARTIGO CIENTIFIGO Fisiologia

Prévia do material em texto

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA DE COLO DE FÊMUR EM IDOSOS – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Equipe de trabalho: Wanderson Fernandes Silva (Professor do Curso de Fisioterapia)
Amanda Gusmão Tolentino Lopes 
Danielly Brenda da Silva Soares
Gabriela Oliveira do Nascimento
Matheus Alves Cavalcante de Almeida
Tatiana de Oliveira Martins (Alunos do curso de Fisioterapia UNAMA-STM)
OBJETIVO
O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a intervenção fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia de colo de fêmur em pacientes idosos, já que nas últimas décadas a população mundial tem aumentado sua sobrevida de forma global. Uma vez tida como uma das principais complicações decorrentes das quedas sofridas pelos idosos, esta complicação pode ser tratada imediatamente por meio de procedimento cirúrgico e/ou posteriormente por intermédio de protocolos fisioterapêuticos específicos.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas a população mundial tem aumentado sua sobrevida de forma global, e este aumento da longevidade, associado ao estilo de vida mais ativo dos idosos da atualidade, em conjunto com as comorbidades presentes nesta população, tem levado a um crescimento dos casos de trauma e, por conseguinte, de fraturas nesta população em específico. Por conseguinte, estas fraturas são uma das principais causas de comprometimento funcional, deficiência e morte em pessoas idosas. 
Dessa maneira, observa-se que as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como a presença de patologias, a exemplo das crônico-degenerativas como a diabetes, hipertensão, osteoporose, artrite e demência, são consideradas como as que mais contribuem para a internação/hospitalização dos idosos, devido as suas fortes influências para a ocorrência de episódios de quedas. Levando-se em consideração tais pontos, torna-se importante a elucidação desta temática para uma melhor compreensão da atuação dos profissionais de fisioterapia nestes pacientes, bem como neste quadro clínico em específico, afim de tornar visível a importância dos resultados terapêuticos advindos do tratamento fisioterapêutico evidenciados na literatura nestes pacientes.
MATERIAIS E MÉTODOS
O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura na qual utilizada para profundo entendimento de um fenômeno com base em estudos anteriores, o que possibilita a reunião de dados de diferentes tipos de delineamento de pesquisas e amplia as conclusões.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO
Com a finalidade de selecionar os estudos, foram empregados os seguintes critérios de inclusão estudos que abordaram relatos de pesquisa com metodologia relacionada fratura do colo do fêmur publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, publicações que abordassem título e resumo pertinentes a temática em discussão, artigos publicados no período de 2008 a 2018, estudos que focassem em pacientes com idade maior que 60 anos, estudos que não apresentassem distinção de gênero.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A perspectiva deste estudo foi a de promover uma revisão da literatura a respeito da abordagem da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia de colo de fêmur em idosos.Um fator que contribuiu para a morbimortalidade em idosos foi o conjunto de fraturas do fêmur que representam uma considerável relevância no quesito saúde pública. A individualidade de cada paciente é o que determina a forma mais adequada de tratamento cirúrgico, além da escolha do procedimento mais viável. Para executar sua função, o profissional fisioterapeuta necessita que haja o comprometimento do paciente, de sua família e de cuidadores nesse procedimento de restauração funcional. Há várias bibliografias que abordam a terapêutica da fisioterapia no pós-operatório de fratura de fêmur em idosos, porém, constantemente, haverá a precisão em se executar novos estudos com a finalidade de se efetivar a terapia, procurando sempre alcançar a melhoria do quadro de habilidade funcional da população idosa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na presente revisão de literatura não foi encontrado um tratamento minucioso e planejado no pós-operatório de cirurgia de colo de fêmur no idoso. No entanto, informações referentes sobre a importância da fisioterapia na reabilitação condizente com o pós-operatório, uma vez que ela irá prevenir e tratar as disfunções funcionais apresentadas após o trauma. Além disso, foi observado que o tratamento fisioterapêutico ao ser aplicado imediatamente, fornece um rápido e eficiente resultado no processo de reabilitação funcional nesses indivíduos, mesmo ainda não garantindo um retorno destes ao seu estado funcional pré-fratura.
REFERÊNCIAS
AMARANTE, C., et al. Fraturas do fêmur proximal em idosos. Rev Med Minas Gerais; 21(2 Supl 4): S1-S113. 2011.
BARREIRA, E. Idosos com fratura proximal do fêmur. Análise das quedas e alterações funcionais. Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Saúde; Jul. 2015.
BENTO N., et al. Intervenções fisioterapêuticas no pós-operatório de fratura de fêmur em idosos. Revista Brasileira de Ciências da Saúde; n. 27; jan./mar. 2011.
FERREIRA, W.; SANTOS, M. Métodos cinesioterapêutico no pós-operatório imediato de fratura de colo femoral em idosos. Visão Universitária. Cassilândia-MS. v.2(n.1.):p.63-75. 2016.
GOMES, E. Fatores associados ao risco de quedas em idosos institucionalizados: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 3543-3551, 2014.
MESQUITA, G.; LIMA M. Morbimortalidade em idosos por fratura proximal do fêmur. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 67-73, Jan.-Mar. 2009.

Continue navegando