Buscar

Avaliação Pesquisa (Fundamentos em Finanças)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos em Finanças
Aluno (a): Andreia Alexsandra Evangelista da Silva
Data: 05 / 04 /2022
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação Final vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a avaliação.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1. O que é gasto e o que é desembolso?
Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Desembolso: saída de dinheiro do caixa ou das contas bancárias das empresas, ou seja, entrega a terceiros de parte dos numerários da empresa. Os desembolsos ocorrem em virtude do pagamento de compras efetuadas à vista ou de uma obrigação assumida anteriormente.
2. Qual a diferença entre custo, despesas e perda?
Os três são considerados gastos, mas gastos de formas diferentes. Custo é o gasto com que representa a aquisição de um ou mais bens ou serviços usados na produção de outros bens e/ ou serviços. Despesas é o gasto que a empresa comete para manter a estrutura organizacional e também para obter receitas. A perda é todo gasto que a empresa faz quando um bem ou serviço é consumido de maneira anormal às atividades, como inundações, incêndios, greves, etc.
3. De acordo com o que já foi exposto, elabore um conceito de Plano de Contas.
O plano de contas pode ser entendido como a ordenação de um conjunto de contas que visam à escrituração contábil dos atos e fatos da gestão e dos elementos que compõem o acervo patrimonial de uma determinada entidade, seja ela pública ou privada. O plano de contas é quem vai organizar e categorizar as informações econômico-financeiras da organização. Ou seja, estabelecer padrões para o registro das operações da empresa.
4. Qual a importância de um Plano de Contas?
A empresa ao configurar um plano de contas deve priorizar as características operacionais que são fundamentais para a elaboração de relatórios, tanto legais como gerenciais, de forma que se traduza em informações úteis e de fácil compreensão. Por conseguinte, o plano de contas é estruturado como base na análise de processo empresarial ou nas atividades primárias e secundárias identificadas pela organização e descritas no dicionário de atividades.
5. Qual o objetivo do Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira?
O Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira tem como objetivo ajudar o empresário a avaliar o plano de investimento a ser realizado, demonstrando a viabilidade ou inviabilidade do projeto. Para ajudar o investidor na sua decisão de investir em um projeto existem as técnicas de análise de investimento. Nesta competência, serão mostradas três técnicas de análise de investimento: Payback, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). 
6. Fale sobre a importância do Ponto de Equilíbrio Financeiro.
O Ponto de Equilíbrio (PE) informa ao empresário o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis), informação esta que muitas vezes é vital para a análise da viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado. 
7. Qual a função dos indicadores? 
A principal função dos indicadores é demonstrar a saúde de determinado empreendimento, ou seja, permitir avaliar o desempenho da produção, vendas, finanças, lucratividade, patrimônio etc. para garantir o sucesso do mesmo.
8. Quais são os índices de liquidez?
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores. As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidencia a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise.
9. Fale sobre a taxa de retorno sobre investimentos.
A taxa de retorno de investimento é uma maneira simples de calcular o retorno financeiro de um investimento. Ela é conhecida também pela sigla ROI (return on investment, ou retorno sobre o investimento). Ela pode ser útil tanto para quem deseja investir em títulos de renda fixa quanto em ativos de renda variável.
10. Quais são os indicadores financeiros? 
Indicadores de estrutura de capital, indicadores de liquidez e indicadores de rentabilidade.

Continue navegando

Outros materiais