Buscar

RESUMO PAUL SINGER

Prévia do material em texto

Resumo do texto 
	A teoria do valor-trabalho parte da idéia de que o produto social é uma grandeza dada e reflete a produtividade da força de trabalho. Deduzindo do produto social total o produto necessário, o que sobra é o excedente. de acordo com o autro a economia é dividida em duas escolas opostas: economia marginalista e economia marxista, Singer segue sua obra fazendo uma análise das diferenças entre estas duas escolas partindo do principio básico da economia que segundo ele é: o valor. segundo o autor, esta divisão é muitas vezes escamoteada pelos representantes de tais grupos, cada grupo apresenta apenas seu ponto de vista sem nenhuma referência à idéia oposta. O preço relativo é a essência do valor. O preço que “enxergamos” é o chamado preço cotado numa moeda. O valor é o preço de cada produto em relação aos outros. A teoria do valor propõe uma explicação do por que um único produto custa o equivalente a trinta unidades de outro produto. Assim a teoria do valor tenta explicar a distribuição da renda, por que algumas economias acumulam capital, e outras decaem. As teorias do valor são os pontos de partida dos conjuntos de fenômenos que em geral interessa à análise da economia. existem duas maneiras de se definir valor: a teoria do valor-utilidade, retira o valor de uma relação do homem com a natureza, ou da relação dos homens com as coisas e o da teoria do valor trabalho. segundo esse ponto de vista, o homem tem várias necessidades e na busca da satisfação dessas necessidades ele se engaja na atividade econômica. A teoria do valor é uma teoria que busca entender o fundamento dos movimentos de preços relativos e a medida da riqueza produzida. E para Smith, este fundamento não está no valor de uso, mas encontra-se no trabalho. Essa definição de trabalho como valor é a que permeia praticamente todo o raciocínio de Smith.
teoria do valor-utilidade 
	 Parte da relação entre uma necessidade humana e o serviço ou objeto que a satisfaça. Esta tória baseia-se nas mercadorias que não se ajustam às oscilações da procura, onde o preço é criado num sistema de leilão especulativo. Ela parte da ideia de que cada consumidor sabe quanto uma mercadoria vale para ele. O valor que atribuímos aos produtos depende da quantidade que podemos ter deles; maior quantidade, menor o valor. Nesta teoria o consumidor tem a decisão final.
A teoria do valor-trabalho 
 	 Parte da ideia de que a atividade economica é essencialmente coletiva. A teoria do valor trabalho pressupõe mercadorias elásticas aos preços; a mesma não se aplica às mercadorias que não possam ser produzidas em grande escala em um determinado tempo considerado “curto”. . Tudo que se é produzido em forma de mercadoria é fruto direto ou indireto de trabalho humano. A mesma defende que o valor é uma manifestação do único custo real de produção, ou seja, do trabalho humano. Ele próprio atribui quanto quer pagar por uma mercadoria, e os vendedores veriam quanto vale a pena produzir ao preço que o consumidor admite pagar.
 Teorias do Valor : escola marginalista e marxista
Valor Utilidade
ümicroeconomia
üsubjetiva,individualista
üsatisfação ó necessidades
üquantidadeópreços
üvalor ótroca
üexcedente ópoupança
Valor Trabalho
ümacroeconomia
üsocial e objetiva
ütempo trabalho social
ümercadoria ó preço ao mercado
üvalor óprodução
üexcedente óacumulação capitalista
conclusão 
	A teoria do valor é uma teoria que busca entender o fundamento dos movimentos de preços relativos e a medida da riqueza produzida. E para Smith, este fundamento não está no valor de uso, mas encontra-se no trabalho. Essa definição de trabalho como valor é a que permeia praticamente todo o raciocínio de Smith.

Continue navegando