Buscar

Avaliação II Cultura Bíblica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II Cultura Bíblica (TEO30) NOTA 9,0
1-Os Dez Mandamentos, dados por Deus a Moisés, no Sinai, constituem a base de todo o sistema legislativo da sociedade israelita. No livro de Êxodo, encontramos no capítulo 20 estes dez mandamentos especificados. A respeito dos Dez Mandamentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Decálogo deu a Israel um "status" moral imenso. Esse "status" somente os babilônicos possuíam com o Código de Hamurábi. ( ) O quinto mandamento é o primeiro relacionado ao trato com o próximo, indicando que o respeito à autoridade paterna iniciará o indivíduo ao respeito a toda e qualquer autoridade. ( ) Os Dez Mandamentos formavam uma espécie de leis cardeais, sendo mais do que um mero código de leis, era um pacto com Deus. ( ) O Ocidente cristão é, até os dias atuais, influenciado pela moralidade herdada do povo judeu. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V. B) V - V - F - V. C) F - V - V - V. D) F - F - V - F.
2-As festas e as celebrações são fenômenos universais, estando presentes nas manifestações humanas mais remotas. Registros históricos e arqueológicos dos mais variados possíveis testemunham a importância das celebrações para as civilizações passadas. Sobre as festividades do povo de Israel, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- A páscoa. II- O quiddus. III- O haburah. IV- Celebração dos pães ázimos. ( ) É a benção ou prece proferida a princípio para anunciar o início do shabat, “dia de descanso”, ou em dias de festas. ( ) Uma oferenda das primícias da colheita. A finalidade da celebração era o aumento dos rebanhos e fecundidade dos campos. ( ) É provavelmente a celebração mais antiga entre os hebreus. É apresentada no pentateuco em duas formas distintas e complementares, a partir de duas tradições, no Êxodo e no Deuteronômio. ( ) É uma refeição comunitária de múltiplos formatos. Pode ser a celebração de um casamento, uma aliança, um acordo de negócio, uma circuncisão e outros momentos especiais.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) II - IV - I - III. B) I - IV - III - II. C) III - I - IV - II. D) IV - II - I - III.
3-Desde a saída do povo de Israel do Egito, Moisés era o líder deste povo e o mediador direto entre Deus e os hebreus. De certa forma, isto apresentava características próprias de um sistema de governo. Politicamente, pode-se dizer que essa forma tinha características de que tipo de governo?
A) Teocrático. B) Monárquico. C) Democrático. D) Absolutista.
4-O parentesco é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos genéticos ou sociais. O parentesco estabelecido mediante um ancestral em comum é chamado parentesco consanguíneo, enquanto, que, o criado pelo casamento e outras relações sociais recebe o nome de parentesco por afinidade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Na época dos patriarcas, o sistema de descendência era patrilinear, passava de pai para filho, mas também era androlinear, passava somente do pai para o filho macho. PORQUE II- Na atualidade, os judeus estão divididos quanto à questão da descendência. No entanto, a maioria dos judeus acreditam na matrilinearidade. Assinale a alternativa CORRETA: A) As duas proposições são verdadeiras. B) As duas proposições são falsas.
C) A primeira proposição é verdadeira, e a segunda é proposição é falsa.
D) A primeira proposição é falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
5A Lei Cerimonial se trata da lei que normatizava as práticas da religião em Israel. Elas serviam para comunicar as convicções espirituais dos israelitas. Com relação a isto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Circuncisão. II- Ablução. III- Sacrifício. ( ) Constituía a parte principal do culto israelita: um animal ou vegetal era levado ao altar para ser destruído em honra a Deus. ( ) Essa lei significava a aliança existente entre Deus e Israel, pela qual todos os meninos deveriam passar ao oitavo dia de nascidos. ( ) Essa lei era exigida aos israelitas como meio de manutenção da boa espiritualidade. Consistia em lavagens ou banhos cerimoniais de purificações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) III - II - I. B) II - III - I. C) III - I - II. D) I - II - III.
6-A educação sempre esteve entre as bases do contexto judaico. No Antigo Testamento, a educação já estava presente e tinha suas características marcadas pelo povo de Israel. Quanto à educação em Israel nos tempos do Antigo Testamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cabia aos pais a tarefa da educação dos filhos. A orientação era paterna e deveria incluir: assuntos da vida religiosa, conhecimentos gerais e de história e as prescrições da Lei. ( ) As mulheres, desde meninas, eram instruídas a serem esposas, mães e donas de casa. ( ) As primeiras instruções dadas a um israelita eram de natureza política. ( ) As mulheres não aprendiam a ler ou escrever. Isso era tarefa exclusiva dos homens. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - V - F - V. B) V - V - F - F. C) V - V - F - V. D) F - F - V - F.
7-No chamado período patriarcal, o sistema social prevalecente desde Abraão até a formação da confederação das doze tribos de Israel, em que uma tribo reunia famílias em torno de um antepassado comum.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o modelo tribal referido:
A) Tribal secundária. B) Tribal monólatra. C) Tribal sedentária. D) Tribal nômade.
8-Diante das inúmeras transformações sociais, culturais e religiosas que ocorrem durante o período monárquico e o período dos exílios, surge um movimento reformador entre os judeus - o profetismo. Sobre o profetismo, analise as sentenças a seguir. I- Ainda que as mulheres fossem ativas e participativas na sociedade israelita, só os homens exerciam a função de profeta. II- Samuel foi o juiz que inaugurou o movimento do profetismo em Israel. III- Outra característica do profetismo em Israel é a junção de ideias e concepções de redenção assentadas nas tradições clânicas. IV- O profetismo é um movimento de renovação moral e religiosa e de denúncia das mazelas sociais. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas. B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas. D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
9-Assim como a vida social e cultural é um mero reflexo da esfera religiosa para os povos antigos, suas festividades e celebrações guardam um sentido análogo, em que a festa se torna uma experiência gradiente com o transcendente ou com a transcendência, indicando que culto e celebração são realidades imiscuídas. Sobre a religiosidade e as celebrações judaicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A palavra páscoa, pessach em hebraico, tem o significado de “passar por cima”, de “poupar”. É comemorada no mês de abib, na tradição hebraica, ou mês de nissan, segundo a tradição babilônica. ( ) O culto dos pães ázimos, matzah em hebraico, era comemorado com a chegada do maná que veio do céu. A finalidade da celebração era a gratidão com o maná que não haviam produzido, mas recebido. ( ) O Quiddus consiste em uma prece proferida para abertura do shabat desde os tempos tribais, está relacionado à prescrição do dia do sábado. ( ) O haburah poderia ser a celebração de um casamento, uma aliança, um acordo de negócio, uma circuncisão e outros momentos especiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) V - V - F - V. B) F - F - F - V. C) V - F - V - V. D) F - V - F - F.
10-Na história de Israel, houve muitos momentos marcantes e decisivos. Um deles pode ser chamado de cisma hebreu, ou de Israel. Esse momento desencadeou uma sériede problemas para todo o povo. O que foi o cisma hebreu (ou de Israel)? A) Foi a deportação dos judeus para o cativeiro da Babilônia.
B) Foi a divisão do reino em dois, após a morte de Salomão: Reino de Judá e Reino de Israel.
C) Foi o período do silêncio de Deus entre o Velho e o Novo Testamento.
D) Foi o período em que os hebreus estiveram sob a escravidão egípcia.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1:1

Continue navegando