Buscar

Atividade 3 Sistemas Hidraulicos e Pneumaticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
Os compressores são componentes de sistemas pneumáticos que são utilizados para elevarem a pressão de quantidade de ar ou gás até que o fluido adquira uma pressão necessária para a execução de trabalhos que contarão com a utilização desse ar ou outro gás comprimido. Alguns compressores utilizam o princípio de redução de volume do fluido e sugam o ar ou o gás de determinado ambiente reduzindo-o até que seja utilizável.
Sabemos que o sistema pneumático é formado por alguns componentes além do compressor, como o filtro, o resfriador, o regulador de pressão, as válvulas, os cilindros, entre outros. Com base nisso, explique para que serve o resfriador existente num sistema pneumático. Qual é a necessidade de sua existência no sistema para serviços específicos? 
Resposta
 
O compressor de ar é um equipamento que converte energia em ar pressurizado, o compressor normalmente é elétrico, mas pode ser movido a gasolina ou diesel também. Existem diferentes tipos de compressores que usam sistemas para comprimir o ar atmosférico em um tanque de armazenamento para uso em aplicações pneumáticas.
Os compressores mais comuns para aplicações industriais são os compressores de pistão e os compressores de parafuso. O compressor de parafuso é mais moderno, tem um custo de aquisição um pouco maior porém tem vários benefícios, como menor manutenção e ruído. O primeiro passo para escolher um compressor é determinar qual é o fluxo ou vazão de ar que você precisa para operar suas máquinas e/ou ferramentas pneumáticas.
Na indústria em geral, a utilização de ar comprimido como meio de transmitir energia mecânica, que se traduz em movimento e cada vez mais indispensável. A qualidade do ar comprimido e um aspecto fundamental para as mais diversas aplicações, traduzindo-se na qualidade dos serviços realizados e na durabilidade dos equipamentos que o utilizam.
Quando os resfriadores de ar comprimido devem produzir ar de qualidade laboratorial, a utilização de separadores de umidade deve ser associada a utilização de secadores dotados de pérolas higroscópicas, de tal maneira que se obtenha umidade inferior a 5%, neste caso e comum a utilização dos separadores, um em stand-by, para que se possa estabelecer um ciclo regenerativo recuperando-se a capacidade de absorção de umidade das pérolas higroscópicas.
O Resfriador de Ar Comprimido tem a função de diminuir a temperatura do ar que sai do compressor. Se não resfriado, o ar comprimido poderá acarretar em danos aos equipamentos da rede e consequentemente levar a grandes prejuízos. Na etapa de resfriamento do ar comprimido, a temperatura que sai do Resfriador de Ar Comprimido será levada até os níveis mais próximos a do ambiente. Vale lembrar que são comuns temperaturas de 120°C após a compressão do ar.
O Resfriador de Ar Comprimido é um equipamento ideal para essa função, pois além de fazer o resfriamento do ar fazem a remoção dos condensados formados. Os vapores condensados representam 70% da contaminação liquida do ar comprimido.
As principais características do Resfriador de Ar Comprimido são: refrigerados a ar, tubos em cobre e aletas em alumínio, separador de condensado em cobre integrado ao trocador de calor, conjunto moto-ventilador silencioso, grade de proteção do ventilador e condensador, baixa perda de carga e purgador eletrônico.
Os resfriadores de ar comprimido devem ter instalados separadores de gotas ou separadores de líquido, quando o ar comprimido a ser obtido seja o chamado ar de qualidade industrial ( com a eliminação de até 80% da umidade gerada no processo de resfriamento).

Continue navegando