Buscar

aula prática 1 cinesiologia relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório de aula prática: cinesiologia e biomecânica – Aula 1
Nome: Renata Porfirio de Andrade
Curso: fisioterapia 
Polo: carpina 
Matrícula: 01443641
Professor (a):Carolina arruda
 Arquitetura Articular
Na aula prática foram abordados diversos temas entre eles, Artrocinematicos, ostecinematicos, sendo Artrocinematicos que se trata de movimentos que ocorre entre as articulações e ostecinematicos, que trata-se dos movimentos, de um osso em relação à outro.
Também foi abordado o assunto sobre cadeia cinética fechada, e cadeia cinética aberta. Sendo cadeia cinética fechada quando a extremidade distal está em movimento, um exemplo: o movimento de levantar a mão. Esses foram alguns temas abordados na aula prática 
Sobre articulação diartrose e seus componentes, são articulações moveis, que situam entre a pele e os ossos, caracterizada pela presença de bolsas sinoviais, que contém o líquido sinovial que evita o desgaste ocasionado pelo atrito um exemplo: Articulações do ombro, joelho e cotovelo. As bolsas Sinoviais servem como amortecedores nas articulações móveis. O líquido sinovial é viscoso transparente facilitando assim o deslocamento entre 2 partes ósseas.
Já anfiartrose são articulações que possui pequena movimentação podem ser de dois tipos: sindesmose onde Maior parte da estrutura é formada por tecido fibroso, com pouca flexibilidade.
Sínfise: Articulação onde o material de conexão entre as estruturas é um disco de cartilagem um exemplo: são os discos intervertebrais sínfise púbica. 
As articulações móveis são as que apresentam maior mobilidade. De acordo como os tipos de movimentos realizados e a forma de articulação, elas podem ser divididas em: 
Planas – são o tipo menos móvel que permite somente o deslizamento um exemplo os ossos do carpo entre os ossos do carpo.
Condilares – apresentam algumas superfícies convexas e arredondadas, geralmente em pares, permitem movimentos de flexão, extensão e sutil rotação, exemplo: a articulação do joelho.
Elipsoides- também apresenta uma superfície convexa e outra côncava mas em forma de elipse, permite movimentos de flexão, extensão adição e abdução. Exemplo: Articulação do punho.
Esferoides - tem forma de esfera o que permite amplos movimentos, em todas as direções e em rotação.
Exemplo: Articulação escapuloumeral o complexo o complexo articular do ombro é constituído por quatro articulações a articulação acromiclavicular, é do tipo sinovial plana, unindo a escapula e a clavícula, sua função é manter a relação entre a clavícula e a escapula nos estágios iniciais de elevação do membro superior.
 Glenoumeral: é formada pela cabeça do úmero e pela cavidade glenóide da escapula, sendo articulação móvel 
Escapulatorácica: é formada pela escapula articulando se com o tórax a sua estabilidade é dada pelos músculos da cintura escapular, trapézio, serrátil anterior romboides, elevador da escapula e peitoral. 
 Esternoclavicular é do tipo sinovial, articula-se com o esterno e a cartilagem da primeira costela, sua função é absorver as forças transmitidas ao longo da clavícula e o esqueleto axial.
Articulação Zigoapofisarias: são articulações sinoviais que ocorre entre os processos articulares inferiores de uma vértebra, superior e os articulares superiores de uma vértebra inferior. São articulações planas, são circundadas por uma cápsula articular frouxa que se fixa as bordas articulares dos processos.
As cápsulas são mais longas e frouxas na região cervical do que na torácica e lombar, o que proporciona maior movimento de flexão na primeira região. Permite movimentos de extensão, flexão e rotação das vértebras cervicais e lombares adjacentes.
3. Conclusão sobre os movimentos ostecinematicos e Artrocinematicos
A cinemática é a ciência do movimento dos corpos no espaço. Este assunto é subdividido em: Osteocinematica que, se ocupa dos movimentos dos ossos, esses movimentos voluntariamente. Um exemplo são os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar que ocorrem no pé.
Artrocinematicos são movimentos que ocorrem no interior da articulação e, são movimentos de rolamento e deslizamentos, compressão, e tração. 
Exemplos desse tipo de articulação incluem a articulação do punho, articulação radiocarpical.
Referências
https://todamateria.com.br acesso em 03 de abril 2022
https://portaleducacao.com.br acesso em 03 de abril 2022
https://proffelipebarros.com
Acesso em 04 de abril 2022
https://estrategiaconcurso.com.br acesso em 04 de abril 2022
https://www.conlulans.com.br
Acesso em 06 se abril 2022

Continue navegando