Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA- Marcela

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Nome
Matricula
Pedagogia EAD
A tecnologia influência nos processos de interação social por meio da comunicação. Esses processos não se esgotam, pois se modificam a partir do surgimento de outros avanços, sendo sempre uma relação de aprendizagem de algo novo. (KENSKI, 2003). Desse modo, as tecnologias da informação e comunicação são aquelas que realizam a mediação entre as tecnologias e as pessoas, possibilitando a interação e comunicação (KENSKI, 2003). Na educação, as TICs podem ser utilizadas como mediadoras do ensino entre professores e alunos através de processos de interação e comunicação no ensino. Alguns exemplos de tecnologias utilizadas são: o livro, o giz, o computador e a internet. A informação repassada pelas redes sociais na Web aumenta a velocidade das interações sociais devido ao aumento da troca de ideias.
A partir desta contextualização inicial, construa um texto argumentativo-dissertativo de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Apresente as relações sociais atuais dos sujeitos com as redes sociais, destacando os pontos positivos e negativos. Também elabore um plano de uma atividade educativa a partir do uso das redes sociais identificando os seguintes pontos: público-alvo, número de participantes, objetivo, conteúdo, métodos, estratégias de ensino, recursos materiais e humanos e avaliação. Lembre-se de no início do seu plano justificar a importância. Depois de responder todas as perguntas, poste a sua Atividade em seu ambiente virtual de aprendizagem. Boa prática!
A internet é algo útil nos dias de hoje, muitas pessoas já deixaram de utilizar o método antigo de se fazer até ligações, pois com apenas um aplicativo consegue fazer chamadas de áudio e vídeo em qualquer lugar do mundo. Não precisa mais pagar caro para fazer ligações internacionais ou saber como está aquele amigo que mora longe. 
Os aplicativos mais utilizados para essa função hoje é o WhatsApp. As redes sociais também cooperam para essa socialização global, o Facebook, por exemplo, é capaz de unir pessoas do mundo todo e também tem a função de fazer ligações de áudio e vídeo. Para algumas pessoas é difícil de adaptar a tanta tecnologia, mas quem não acompanha, fica para trás. 
Há quem diga que é um mal necessário e falando nesse aspecto vou falar dos pontos negativos na minha visão. O excesso de uso, fazendo-se esquecer da vida social com as pessoas que vivem. A utilização sem a supervisão, crianças e jovens precisam desse olhar cuidadoso pois, pessoas de más índoles estão de prontidão para enganá-los, usá-los e até abusá-los, fazendo até chegar ao suicídio. Enfim, tudo que é em excesso e sem a supervisão faz mal. 
Já os pontos positivos quando se tem a supervisão e quando se utiliza o tempo para atividades úteis pode ser muito significativa. Em meio a tanta informação que a internet disponibiliza á muitos conteúdos para o ensino e aprendizagem, nas redes sociais, por exemplo, á grupos fechados para estudo, onde pessoas se reúnem num objetivo em comum, aprender. 
Nas escolas é preciso saber utilizar nesse uso tão necessário entre os jovens para agregar nos estudo. Segundo Mercado:
Na formação de professores, é exigido dos professores que saibam incorporar e utilizar as novas tecnologias no processo de aprendizagem, exigindo-se uma nova configuração do processo didático e metodológico tradicionalmente usado em nossas escolas nas quais a função do aluno é a de mero receptor de informações e uma inserção crítica dos envolvidos, 5 formação adequada e propostas de projetos inovadores. (Mercado, 1999. p. 12)
Sendo assim, é necessário investir na formação continuada e aprender mais como fazer uso da tecnologia para fazer do ambiente escolar, um lugar mais atrativo e divertido aos alunos
PLANO DE AULA
TEMA: A importância em ler e pesquisar
Nessa aula os alunos serão convidados a utilizar de seus conhecimentos prévios em utilizar a rede social Facebook para criar um grupo de estudo entre os alunos da escola. Os alunos terão que criar um vídeo para conscientizar aos alunos da escola para que também participe do grupo. Nesse grupo os alunos irão compartilhar arquivos como livros, gibis, revistas entre outros. 
O Objetivo é ajudar em pesquisas escolares, incentivar a utilizar a rede social de outra forma e estimular a leitura. 
A aula será desenvolvida para a turma do 5º ano do ensino fundamental, contendo 30 alunos. Acontecerá de forma expositiva dialógica onde todos poderão contribuir com seus conhecimentos e a participação em desenvolver a atividade. 
Desenvolvimento:
No primeiro momento será aberto uma roda de conversa para saber o que os alunos mais utilizam na internet e nas redes sociais. Também será proposto um debate para discutir os pontos positivos e negativos da utilização da internet. 
Após os alunos serão convidados a ir até a sala de informática será apresentado a atividade a ser elaborada, os alunos terão que entrar em consenso para criar o Nome do Grupo dentro da plataforma Facebook.
Os alunos serão divididos em grupo para discutir como será gravado, editado e postado o vídeo para divulgar na rede social da escola. Ficará a escolha deles em que aplicativo será feito esse vídeo. Os alunos terão que pensar como convencer os demais alunos da escola a participar do grupo e também a incluir arquivos de estudo. 
Depois de criado e postado os alunos poderão usufruir desse conteúdo para um futuro estudo. 
Avaliação: Será baseada em observação, de modo formativa, se os alunos estão participando e se estão compreendendo a mensagem a ser passada pela proposta. 
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.

Continue navegando