Buscar

trabalho 2 Gutenberg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico
 Bárbara A. Rodrigues de Souza- 00172135
 Produção Editorial Prof.ª Drª Paula Passos
Faça um breve texto, de até três parágrafos, descrevendo os principais pontos desenvolvidos no vídeo “Gutenberg e a Máquina que nos Criou” produzido pela BBC (Youtube).
O documentário nos mostra a história de Gutenberg e da forma como ele criou a primeira máquina de impressão, sendo um visionário e revolucionário na produção e reprodução de livros que para o século XV. Gutenberg iniciou a revolução da mídia o que abriu as portas para uma nova visão de mundo, o contemporâneo. Observa-se que no documentário é feito uma busca por informações das quais o pesquisador Stephen Fry pode criar uma réplica da impressora tal qual foi pensada por Gutenberg no século XV. Essa impressora de tipos móveis acredita-se ser um dos maiores avanços tecnológicos da história.
No que diz respeito no documentário sobre a vida de Gutenberg vemos que nasceu em Maniz na Alemanha e que desde criança ele mantinha contato com ourives, fundidores de metais. Tais aproximações foram fundamentais para que ele criasse os tipos móveis que compunham sua máquina. Gutenberg pode ter frequentado a universidade onde entrou em contato com uma diversidade de livros. Sua vida não foi uma das melhores, pois na época havia uma crise sanitária provocada pela Peste Negra, mudou-se de cidade por conta da violência instaurada onde habitava e a dificuldade financeira que lhe ocorreu. 
Gutenberg iniciou seus primeiros projetos de impressão com documentos religiosos e seu grande primeiro projeto da vida foi a impressão de 180 cópias da Bíblia. Na época esbarrou com a dificuldade de obtenção de matéria prima, pois usava-se o couro animal, Gutenberg buscou uma produção através do papel (algo que se tornou fundamental para seu invento). A Bíblia de Gutenberg teve seu início em 1450 e foi finalizado em 1455, suas páginas impressas eram decoradas manualmente e foram costuradas para formação dos volumes. Esse grande inventou passou a ser usado em grande escala e pode-se observar toda a riqueza de detalhes e todo um cuidado que Gutenberg teve com cada página de sua Bíblia, consequentemente tornou-se um sucesso entre as pessoas na época pela riqueza dos detalhes e esmeros com que Gutenberg colocava em seu trabalho.

Continue navegando