Buscar

Técnicas de Aglutinação em Imunoensaio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Origem: O primeiro método de imunoensaio baseado na aglutinação em látex
descrito foi um teste para detecção do fator reumatóide por Singer & Plotz
(1956).
O fundamento básico das técnicas de aglutinação é similar ao princípio das técnicas de precipitação, diferindo na adsorção do antígeno (Ag) ou do anticorpo (Ac) a micropartículas insolúveis ou células e permitindo leitura visual e rápida. A técnica não permite discriminar frações dos componentes antigênicos.
O teste de aglutinação indireta ou passiva emprega a adsorção de anticorpos ou antígenos solúveis proteicos ou polissacarídeos na superfície de micropartículas inertes (suportes) que não interferem na interação antígeno-anticorpo.
Exemplo de aglutinação indireta: identificação de anticorpos antichagas (pessoa que entrou em contato com o tripanossoma cruzi), febre reumática, artrite reumatóide
No teste de aglutinação direta, o antígeno faz parte naturalmente da célula, e haverá aglutinação dessas células promovida por anticorpos contra esses antígenos.
Os testes de aglutinação direta geralmente são feitos em tubos, incubando amostras de soro em diluições seriadas diante da concentração constante de suspensão de células antígeno. Após o período de incubação de 30 a 90 minutos observa-se a formação de agregados visíveis.
Aglutinação Direta identifica o Ag aglutinação indireta identifica o Ac

Continue navegando