Buscar

Primeiras Leis Escritas e o Código de Amurabi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÓDIGO DE HAMURABI
 Na região do Iraque foi onde o homem arquitetou grandes construções, como por exemplo: O Governo e o Estado. Mas a grande invenção do homem foi à escrita, onde era possível passar princípios para uma superfície. Com isso, o povo da mesopotâmia foi o primeiro povo a possuir leis escritas. 
 O conjunto de leis mais antigo que foi achado em dois fragmentos é o Ur-Nammu (terceira dinastia). Em 1948, foi criada as leis de Eshunna. No final de 1901 e no inicio do ano de 1902 d.C. arqueólogos fizeram uma grande descoberta, que no caso foi uma pedra que continha 282 artigos em conjuntos de leis de forma coordenada feita pelo Rei Hammurabi. Sendo chamada de Código de Hammurabi. 
 As leis escritas que conhecemos hoje são nomeadas pelos reis Eshunna e Ur-Nammu. Sendo assim, foi através do poder de execução que um rei exerceu sobre a lei do outro, que acabou surgindo duas legislações no Código de Hammurabi. A lei e a justiça eram conceitos primordiais da antiga suméria.
 O divórcio era feito por meio de decisão judicial, podendo favorecer tanto um quanto o outro. O adultério era um crime, o filho que desprezasse o pai ou era vendido como escravo ou tinha sua mão cortada. Ou seja, as leis penais substituíam o principio da pena de talião por indenizações ou multas. 
 Com a participação do rei Nabucodonosor na história dos hebreus, a história da babilônia se passa na era pré-cristã onde um grupo nômade ficou em uma região chamado Babila as margens do rio Eufrates. Em 1792, o poder da Babilônia cresceu de acordo que o poder de Hammurabi crescia. 
 Além de ter sido um exímio administrador, Hammurabi foi também um grande conquistador e estrategista. No seu território havia povos de diferentes culturas, línguas, etc. Com isso, seu poder era exercido por meio de uma unificação em meio a tanta diversidade, sendo essa unificação dividida em três elementos: o direito, a língua e a religião. Para um melhor aproveitamento do Direito como ferramenta de domínio foi necessário uma reorganização na justiça. 
 A cidade da Babilônia era divida em três camadas sociais: a) os awilum: homens livres, com os direitos de cidadãos. B) os muskênum: camada que ficava no meio dos awilum e os escravos, formada por funcionários públicos com deveres específicos. C) os escravos: minoria da população, muitas vezes prisioneiros de guerra.
 Escravidão não é somente aquela pessoa que trabalha sem receber. Escravo é algo que pode ser alugado, comprado, vendido, etc. Ou seja, escravo era um objeto. Muitas vezes esses escravos, tinham origem das guerras, das dividas e da hereditariedade. 
.

Outros materiais