Buscar

Resenha piratas da informatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME: PIRATAS DA INFORMÁTICA[footnoteRef:1] [1: .] 
[footnoteRef:2] [2: ] 
O filme retrata a história de dois dos principais nomes do mundo da tecnologia, Bill Gates e Steve Jobs, e a criação de suas empresas, Microsoft e Apple. 
Mesmo com personalidades completamente diferentes, Jobs sendo uma pessoa problemática, com traumas familiares, e Bill um estudante discreto, que não conseguia se desligar do trabalho mesmo saindo para boates com seus amigos, ambos mostram que estão dispostos a qualquer coisa para alcançarem seus objetivos.
No início vemos Jobs e seu amigo Steve Wozniak na garagem de sua casa, criando um computador pequeno e acessível, já que naquela época os computadores eram enormes e muito caros. Obrigados a apresentar sua criação a IBM, vem sua ideia ser rejeitada sob a justificativa de “Porque as pessoas iriam querer um computador?”. Após alguns anos, com a Apple já estruturada, Jobs é convidado a visitar a Xerox, lá é apresentado a novas tecnologias, ele “rouba” essas ideias e lança seu novo PC, o Apple II, colocando-o entre as maiores empresas do setor.
Nesse mesmo período, Gates, que já avia desenvolvido um sistema operacional (Altair), já havia tentado contato com Jobs diversas vezes, porém sempre esnobado, criando assim um sentimento de “revolta” em Bill, que com a guerra entre Apple e IBM convence Jobs a contrata-lo para desenvolver sistemas para o Macintosh, porém sua intenção é de roubar as informações do projeto para benefício próprio.
Ao final Jobs descobre os planos de Bill, porém já era tarde, ele já havia criado o Windows (sistema utilizado até os dias de hoje na maioria dos PCs), Steve ainda acaba despedido de sua própria empresa pelo CEO que contratou devido ao seu estilo de gerenciar, voltando a empresa somente quando Gates compra as ações da Apple e vira seu sócio.
Se pesquisarmos a definição da palavra pirata nos dicionários, umas das respostas que encontramos é “bandido, ladrão”, e é com esse sentido que é utilizado no título do filme, pois vemos que tanto Gates quando Jobs não tão éticos, mas utilizaram de boas ideias de outras empresas para benefício próprio, estratégia que usada constantemente no mercado de tecnologia nos dias de hoje.
Suas empresas existem até hoje, e contam com ainda mais concorrentes como Samsung, Xiaomi, Amazon e Google e essa rivalidade pela busca de tecnologias inéditas de certo modo só nos beneficia, trazendo mudanças incríveis em muito pouco tempo.
Referencias:
http://scholar.google.com.br/
http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/bitstream/handle/123456789/21556/Resenha%20Critica-Piratas%20Vale%20do%20Sil%C3%ADcio.pdf?sequence=1
https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?

Continue navegando