Buscar

Avaliação Discursiva ( _02_2022)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva ( /02/2022)
Questão
Leia a seguinte situação hipotética: Maria trabalha como caixa no Supermercado “Tem de Tudo”, há 5 anos e 7 meses. Faltou ao serviço, foi ao médico, o qual realizou um teste rápido para gravidez e constatou que Maria estava grávida e deu atestado de 1 dia, referente aquela consulta. No outro dia, ao voltar ao trabalho, entregou o atestado médico ao gerente e feliz da vida comentou com esse que estava grávida. No final do expediente, o gerente chama a mesma para uma conversa. Diz a ela que iriam aceitar o atestado e justificar a falta ao trabalho, porém pelo fato dela ser caixa e estar grávida, em função da pandemia por Covid-19, para que ela não corra risco na sua saúde e nem ao filho que está em seu ventre, vão demiti-la sem justa causa, indenizar o aviso prévio e pagar todos os direitos trabalhistas. O gerente ressalta que essa é uma vantagem, pois poderá ter mais tempo para se preparar para o nascimento do filho, sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ainda receber o seguro desemprego. Maria vai para casa pensativa, sem ter a certeza de que sua demissão está correta e procura você para trocar uns conselhos, do que ela deve fazer. 
Com base no caso fictício apresentado, faça opinativo sobre os seguintes pontos: agiu certo o gerente e Maria pode ser dispensada sem justa causa? Ela tem direito a estabilidade no emprego garantida pela CLT, mesmo no caso da pandemia do COVID-19? O que diz o art. 31-A da CLT e o inciso II da Súmula 244 do TST a esse respeito?
O texto deve ser autoral e responder todos os questionamentos. Ao usar algum material de pesquisa, da internet ou outra fonte para embasar a sua opinião, deve apresentar as referências. Assista a videoaula sobre o assunto e leia o Capítulo 7, do livro da disciplina Legislação Social e Trabalhista (FAEL, 2020) em especial o 
item 7.1.2 e 7.1.3.
 Com base no que se foi estudado o gerente de Maria não poderia ter dispensado ela sem justa causa pois, segundo as leis trabalhistas a gestante tem o direito ao período de estabilidade que vai da data de confirmação da gravidez até o 5 ° mês após o parto. Isso significa que, dentro desse tempo, a mulher não pode ser demitida pelo empregador,exceto quando se tratar de demissão por justa causa.
 A gestante,dispensada imotivadamente no decorrer da estabilidade, terá direito de ação contra o empregador, para obter a integração no emprego ou indenização correspondente aos salários e demais vantagens econômicas decorrentes do contrato de trabalho pelo período correspondente.
 Durante a pandemia do COVIDE-19 empresas não podem demitir as gestantes que possuem estabilidade provisória garantida por lei desde a confirmação gravidez. O empregador pode optar pelo afastamento das gestantes do trabalho presencial, a empregada ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância ,sem prejuízo de sua remuneração. Ou seja, mesmo durante a pandemia a gestante tem o direito à estabilidade provisória.
Segundo o inciso II da Súmula 244 do TST diz “ A garantia de emprego à gestante durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade.Art. 31 - Aos portadores de Carteiras de Trabalho e Previdência Social fica assegurado o direito de as apresentar aos órgãos autorizados, para o fim de ser anotado o que for cabível, não podendo ser recusada a solicitação, nem cobrado emolumento não previsto em lei

Outros materiais