Buscar

As 11 aplicações da trigonometria na ciência e na vida cotidiana

Prévia do material em texto

As 11 aplicações da trigonometria na ciência e na vida cotidiana
1- Aplicações em astronomia
A trigonometria é usada em astronomia para calcular a distância do planeta Terra ao Sol , à Lua , o raio da Terra e também para medir a distância entre os planetas. Para fazer essas medidas, eles usam a triangulação, que consiste em tomar pontos diferentes do que você deseja medir e considerar cada um como vértices de triângulos; daí a distância entre um ponto e outro é traçada. Os egípcios estabeleceram a medida dos ângulos em graus, minutos e segundos e a usaram em astronomia.
2- Aplicações em arquitetura
A aplicação da trigonometria na arquitetura é algo que nunca deve faltar. Sua criação depende da criação dos planos e de sua subsequente execução. A criação de uma casa ou edifício deve seguir parâmetros específicos. Por exemplo: cada ângulo de todas as paredes e colunas deve ser medido para evitar qualquer deformidade que possa causar o colapso do edifício ao longo do tempo. Um exemplo claro do uso da trigonometria na arquitetura é observado nas pirâmides egípcias e nas construções feitas pelas civilizações que habitavam o continente americano antes da chegada dos espanhóis. Devido à aplicação da trigonometria, essas construções permanecem quase intactas ao longo do tempo.
3- Aplicações de navegação
A trigonometria foi usada na navegação por muitos anos e, para isso, criaram o que hoje é conhecido como sextante, um instrumento com o qual a distância pode ser medida triangulando-se com o Sol ou as estrelas. O sextante foi usado da seguinte forma: a altura angular do Sol (ou as estrelas ou qualquer estrela que possa servir como ponto de referência) acima do horizonte deve ser determinada. Posteriormente, cálculos matemáticos poderiam ser realizados para determinar o ponto em que o observador é, ou seja, a pessoa que usa o sextante. O sextante estava encarregado de guiar os capitães dos navios. Atualmente, o sextante foi substituído por sistemas de satélite. Também vale a pena usar a trigonometria.
4- Aplicações em geografia
Na geografia, a trigonometria é usada para calcular distâncias em um mapa; isto é, usa os paralelos e os meridianos para calcular o comprimento.
5- Aplicações em jogos de vídeo
A trigonometria é usada para programação de videogames. Portanto, tudo o que é apresentado na tela requer trigonometria.
6- Aplicações em engenharia civil
Um exemplo do uso da trigonometria na engenharia civil é observado pela construção de pontes, estradas, edifícios e no levantamento de terreno, entre outros.
7- Aplicações em engenharia mecânica
A trigonometria é usada na engenharia mecânica para o projeto e a medição de peças em série. Também é usado para projetar forças.
8- Aplicações em engenharia eletrônica
A trigonometria é usada na engenharia eletrônica para identificar o comportamento de séries e sinais. A trigonometria ajuda a estabelecer conexões e localizar posições que favorecem o processo de distribuição de energia elétrica.
9- Aplicações em bilhar
A trigonometria é aplicada neste jogo de tabuleiro. Com base no confronto entre as bolas, cada uma delas segue uma direção específica, criando ângulos específicos. Esses ângulos são usados ​​por cada jogador para determinar qual será o próximo passo.
10- Aplicações em física
A trigonometria é usada para medir a trajetória de um objeto. Por exemplo: quando você deseja fazer uma passagem de ar em um jogo de futebol, é necessário procurar um ângulo e ter um ponto bem definido para onde ele é direcionado. Tendo em conta todos esses pontos, você pode calcular a trajetória da bola. Isso também pode ser aplicado para medir a trajetória de um projétil, um foguete, entre outros elementos.
11- Aplicações em medicina
A trigonometria é aplicada na medicina para poder ler eletrocardiogramas, um teste que registra graficamente a atividade elétrica do coração em função do tempo. Esses estudos mostram as funções da mama e do cosseno. De acordo com a aparência, recebem uma letra que dá sentido à onda. Isso permite que os médicos leiam e façam um diagnóstico oportuno.

Continue navegando