Buscar

Prova de economia para Negócios Março 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de economia para Negócios
Questão 1Correta
Mauricio Macri foi eleito presidente com a promessa de retomar o crescimento econômico por meio de reformas liberalizantes, diminuição do déficit público, unificação das diferentes taxas de câmbio e redução da inflação. O aumento de tarifas de transportes e energia, consequência da redução dos subsídios, combinada com unificação das taxas de câmbio e subsequente desvalorização do peso acarretou aumento da já elevada taxa de inflação. (...) Ao longo de 2018, o Banco Central da República Argentina trocou de presidente duas vezes e o regime de metas de inflação, já sem credibilidade, foi substituído por bandas cambiais. Ao longo do ano, o Banco Central aumentou as taxas de juros diversas vezes, mas não impediu que no ano passado a inflação ao consumidor aumentasse para 48%.A inflação elevada fez com que a banda cambial originalmente definida tivesse de ser desvalorizada, e agora o dólar, cotado a pouco mais de 43 pesos, pode variar entre 40 e 50 pesos.
A adoção, por parte do Banco Central da República Argentina, do regime de bandas cambiais indica que
Sua resposta
o governo estipulará um valor mínimo e um valor máximo que ele aceitará para a taxa de câmbio.
Nas Bandas cambiais, o governo estipula um valor mínimo (chamado de piso cambial) e um valor máximo (chamado de teto cambial) que ele aceita que a taxa de câmbio do país atinja. Assim, dentro desse intervalo (ou seja, dentro dessa banda), o governo permite que a taxa de câmbio flutue livremente (como acontece em um câmbio flutuante). No entanto, quando um excesso de saída de divisas do país força a taxa de câmbio a ficar em um patamar acima do teto cambial, o governo, através do Banco Central, intervém nesse mercado (característica de um câmbio fixo), vendendo dólar. Já quando um excesso de entrada de divisa pressiona a taxa de câmbio para um nível abaixo do piso cambial, o governo também intervém, mas, nesse caso, comprando dólar. As Bandas Cambiais trazem uma certa segurança aos agentes que atuam no mercado internacional (o que é uma vantagem desse regime cambial), pois todos eles sabem quais os valores cambiais, mínimos e máximos, em que serão feitas as transações econômicas internacionais. No entanto, como todos os agentes conhecem o intervalo de valores que o governo vai aceitar que o câmbio atinja, esse regime cambial é suscetível a ataques especulativos (o que é uma desvantagem dele).
Questão 2
Para Medeiros (2020, p.11), no que se refere aos agentes econômicos, a microeconomia, assume que, normalmente, há "quatro tipos de grupos: 1. as famílias; 2. as empresas; 3. o governo; e 4. O resto do mundo". Cada um desses grupos tem seu papel na dinâmica econômica.
Ao considerar a afirmação de Medeiros (2020), escolha a alternativa que: representa o papel das empresas como agente econômico.
Resposta
Para Medeiros (2020, p.11), "as empresas são compostas pelas pessoas jurídicas que têm o papel de produção dos bens e serviços, por meio do uso dos fatores de produção (cedidos pelas famílias)".
Questão 3
O Brasil apresenta excelência na produção de calçados. As cidades de Jaú, Franca e Birigui representam 92% da produção de calçados no Estado de São Paulo. Jaú é referência na produção de calçados femininos; Franca, de masculinos; e Birigui, de calçados infantis. O Estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores fabricantes de calçados do país. É o polo calçadista que mais exporta a produção, com 43,7% de participação nas exportações brasileiras. Segundo a Abicalçados, são 2,7 mil fábricas de calçados no Rio Grande do Sul, que geram 96,2 mil postos de trabalho.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Na concorrência monopolística há uma intensa concorrência entre os vendedores.
II. Na concorrência monopolística existe concorrência entre produtos que não são exatamente iguais.
III. Na concorrência monopolística, as barreiras para a entrada de novos produtores são muito grandes (como acontece no monopólio).
IV. Na concorrência monopolística, os produtos são heterogêneos e são substitutos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Resposta 
I. Na concorrência monopolística há uma intensa concorrência entre os vendedores. AFIRMAÇÃO CORRETA. JUSTIFICATIVA: Na concorrência monopolística, apesar do nome, a associação com o monopólio é praticamente inexistente, pois há uma intensa concorrência entre os vendedores (ou seja, há um grande número de vendedores). II. Na concorrência monopolística existe concorrência entre produtos que não são exatamente iguais. AFIRMAÇÃO CORRETA. JUSTIFICATIVA: A principal característica da concorrência monopolística é a concorrência entre produtos que não são exatamente iguais (os produtos são heterogêneos), mas que apresentam similaridades entre si, ou seja, são similares, porém substitutos. III. Na concorrência monopolística, as barreiras para a entrada de novos produtores são muito grandes (como acontece no monopólio). AFIRMAÇÃO INCORRETA. JUSTIFICATIVA: Na concorrência monopolística, as barreiras à entrada para os vendedores são quase nulas (livre entrada e saída de empresas) - diferentemente do mercado de oligopólio, que possui grandes barreiras à entrada - fazendo com que a saída e entrada de agentes no mercado seja frequente. IV. Na concorrência monopolística, os produtos são heterogêneos e são substitutos. AFIRMAÇÃO CORRETA. JUSTIFICATIVA: A principal característica da concorrência monopolística é a concorrência entre produtos que não são exatamente iguais (os produtos são heterogêneos), mas que apresentam similaridades entre si, ou seja, são similares, porém substitutos.
Questão 4Correta
Franklin Roosevelt, neto de milionários, foi o presidente dos EUA mais admirado desde Abraham Lincoln e enfrentou o ódio da sua classe por incluir no New Deal, nome do conjunto abrangente de programas executados, entre 1933 e 1937, para recuperar a economia da Grande Depressão, medidas como o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores, maior proteção social para todos os americanos e a seguridade social, que eliminou quase por completo a pobreza entre os idosos. Aplicou tratamento de choque ao sistema financeiro, reformulou as bases da indústria e da agricultura e estruturou um grande mercado nacional ao aumentar o poder de barganha dos trabalhadores, transformando-os em consumidores. Os ricos não perdoaram. A revista Time publicou, em abril de 1936, um artigo sobre a “raiva profunda” que os ricos sentiam por Roosevelt. “Independente do partido ou da região”, afirmava o dono da revista, Henry Luce, “hoje, com poucas exceções, os integrantes da assim chamada classe alta francamente odeiam Franklin Roosevelt.” Ao liderar a estruturação dos EUA modernos, entretanto, Roosevelt fez mais pelos lucros do empresariado do que todos os demais presidentes do país.
Assinale a alternativa que corretamente corresponda ao modelo econômico apresentado no texto.
Sua resposta
Keynesianismo.
Questão 5Correta
De fato, não há como negar que o governo federal usou e abusou do BNDES para distribuir dinheiro farto a juros subsidiados, às vezes até abaixo do próprio custo de captação de capital (...) Em recente entrevista concedida a Miriam Leitão, na Globo News, Flávio Rocha foi categórico sobre o assunto: “Essas deformações, como subsídios na hora do crédito, também têm o efeito de distorcer a economia”. Mas o presidente da Riachuelo só se esqueceu de mencionar que a empresa de sua família também encheu a pança na boquinha dos juros camaradas do BNDES – tudo dentro da lei, obviamente. Uma rápida consulta pública ao site do banco (abaixo) mostra que, entre 2009 e 2016, a Riachuelo e a indústria do grupo (chamada Guararapes Confecções) levantaram financiamentos da ordem de R$ 1,44 bilhão para, dentre outras coisas, investir numa fábrica no Ceará e expandir a rede de lojas país afora. Como se não bastassem as taxas de juros do BNDES mais baixas do que as praticadas pelo mercado, a planta industrial construída em Fortaleza, assim como outrafábrica instalada no Rio Grande do Norte, também se beneficia da isenção de 75% do Imposto de Renda – informação que pode ser pescada do próprio site da Riachuelo.
Assinale a alternativa que corresponda à política, realizada no governo de Dilma Rousseff, que visava conceder créditos que eram destinados a grandes empresas brasileiras.
Sua resposta
Política de campeões nacionais.
Questão 6Correta
A elasticidade pode também ser interpretada como a sensibilidade com as quais consumidores e produtores reagem as alterações de renda e preço de um determinado produto. O cálculo da elasticidade pode ser usado para mostrar ao empresário o quão sensível seus consumidores são a alterações de preço e renda, bem como para detalhar para ele se a produção da sua empresa é muito ou pouco impactada pelos preços. O empresário também precisa ficar atento sobre a forma que a demanda do seu produto é mudada quando o preço de outras mercadorias são alterados.
Considerando os conceitos relacionados à a elasticidade cruzada da demanda (ECD), os bens econômicos podem ser classificados como
Sua resposta
substitutos e complementares.
Questão 7Correta
"Neste ano, a combinação da redução do rebanho suíno chinês por conta da gripe suína em meio à entressafra brasileira levou a um aumento súbito do preço da arroba do boi gordo, bem como valorização da carne bovina e de outras proteínas no mercado interno. Segundo Costa, cenários similares foram observados não somente no Brasil, como também nos principais países exportadores de carnes do mundo, como Argentina e Uruguai, Austrália e alguns países da Europa. (...) “As coisas já estão se adequando, o mercado, como a gente diz com frequência, é soberano. Ele vai saber encontrar o seu ponto. Uma coisa é certa, os níveis de preço mudaram de patamares por todo este cenário global. Eu acredito que, já na entrada do ano, as coisas começam a se acomodar. Janeiro e fevereiro são meses com redução de consumo interno, e para as questões da exportação, tem o ano novo chinês. […] Então, neste período, o mercado também fica um pouco menos procurado. Ao longo do ano as coisas vão se equilibrar e (o mercado) vai encontrar seu ponto de equilíbrio não só na questão do boi, quanto na questão da carne também. 2020 vai ser um bom ano, é um ano positivo para o agronegócio como um todo”, projetou Renato Costa" (MERCADO..., 2019).
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Sem interferências no mercado, quando o preço estiver acima ou abaixo do equilíbrio, as forças de mercado empurrarão o preço para direção do equilíbrio.
II. Em uma situação de equilíbrio de preço, os empresários não gostariam de cobrar preços maiores pelos seus produtos.
III. Os empresários sempre querem cobrar mais pelos seus produtos, com o objetivo de maximização dos seus lucros.
IV. No preço de equilíbrio, a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada e essa estabilidade tende a se manter.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, III e IV, apenas.
Questão 8Correta
Segundo Medeiros (2020, p. 21), "a renda é um dos fatores que mais afetam a decisão do consumidor, sendo que, normalmente, quando a renda de um consumidor é elevada, a tendência é que a demanda de um bem também seja ampliada. Contudo, a resposta da demanda a mudanças na renda não será a mesma entre os diferentes produtos, por isso, é necessário calcular a elasticidade".
Neste caso, qual elasticidade deve ser calculada?
Sua resposta
Elasticidade Renda da Demanda
Questão 9
"Um dos principais problemas do oligopólio é a possibilidade e o estímulo que os agentes principais desse mercado dispõem para formação de cartel, que é um acordo entre os ofertantes a fim de eliminar a concorrência e trazer grandes prejuízos ao consumidor" (MEDEIROS, 2020 p.45).
Ao considerar a citação de Medeiros (2020, p.23), escolha a alternativa que explica o conceito de cartel.
resposta
Conforme Medeiros (2020, p.45), "o cartel provém de um acordo ocorre à margem da lei e depende do compromisso de cada agente de manter o que foi acordado, em algumas situações a “tentação” de quebrar o acordo e reduzir os seus preços ou tomar alguma posição que aumente sua participação no mercado torna o equilíbrio instável, apesar das vantagens dos acordos. Com isso, ações individuais independentes podem surgir, fazendo com que o conflito entre os interesses individuais dos integrantes do cartel e os interesses coletivos muitas vezes levem a uma guerra de preços".
Questão 10Correta
O Banco Central (BC) voltou a indicar nesta terça-feira, 11, por meio da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), que não deve cortar novamente a Selic (a taxa básica de juros) na reunião de março. Na ata do encontro da semana passada, publicada nesta manhã, a autarquia reafirmou que, “considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária”.
Assinale a alternativa que corretamente apresenta uma atribuição do Banco Central do Brasil, a partir do Copom, no que corresponda à política monetária.
Sua resposta
Controlar a quantidade de dinheiro na economia.

Continue navegando