Buscar

Ecossistemas: Componentes e Tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é um ecossistema?
Ecossistema é o conjunto de fatores e interações entre componentes bióticos e abióticos. De fato é um conceito simples e curto, mas como este tema é muito importante para a ecologia (tema de biologia mais cobrado no Enem ), vamos explicar um pouco melhor para não restar dúvidas!
A primeira coisa que temos de fazer é entender o que são componentes bióticos e abióticos.
 Os elementos bióticos são todos aqueles organismos que possuem vida: animais, plantas, microorganismos… Por outro lado, os elementos abióticos são o ar, as águas, o solo, além de fatores físico-químicos.
É muito importante que você entenda que os componentes bióticos não só interagem entre si, como interagem com os recursos que os cercam. É justamente esta rede de interações que define a existência de um ecossistema.
Por isso, é difícil delimitar qual é necessariamente o tamanho/extensão de um ecossistema. A partir disso, um grande erro ocorre: colocar biomas e ecossistemas como sinônimos. Vamos entender a diferença entre os dois?
· Já pensou em usar o Instagram para estudar um pouquinho? Acesse o perfil do Beduka e tenha acesso as melhores dicas de estudo. Aproveite!
Qual a diferença entre biomas e ecossistemas?
Para diferenciar biomas de ecossistemas é necessário ter em mente o conceito destes dois termos. Como já vimos anteriormente o que significa ecossistema, está na hora de entender o que realmente é um bioma.
Pelo IBGE, “Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional…” Ou seja, existe uma preocupação geográfica em relação aos biomas.
Deste modo, a principal diferença entre biomas e ecossistemas é que os biomas se delimitam pelo meio físico territorial e os ecossistemas se relacionam com o entendimento e interpretação das relações e interações existentes.
Sendo assim, embora não sejam sinônimos, biomas e ecossistemas possuem uma certa relação complementar. Por isso, podemosfazer conexões e exemplos com os dois termos. Mas qual relação seria essa?
Nós podemos afirmar que dentro de um bioma existe mais de um ecossistema. Por exemplo, os biomas brasileiros são o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, o Pantanal e os Pampas, e conseguimos encontrar mais de um ecossistema em todos estes.
Contudo, para que essa distinção ocorra bem, é crucial entender os dois principais tipos de ecossistemas.
· Depois de responder os exercícios sobre ecossistema, acesse o Pinterest do Beduka, e veja esquemas e resumos ilustrados!
Quais são os principais tipos de ecossistema?
Os dois grandes grupos de ecossistemas são os ecossistemas aquáticos e os ecossistemas terrestres. Como essa divisão acaba sendo muito generalista, em ambos os casos encontramos subdivisões mais específicas.
Em relação aos ecossistemas aquáticos, é interessante destacar a subdivisão existente entre cursos de água doce e de água salgada. Essa alteração na concentração de sais da água faz toda diferença para os organismos que vivem nestes ambientes.
Isso se dá não só na relação entre os seres vivos aquáticos, mas também entre aqueles seres vivos que cercam estes ambientes. Um rio, por exemplo, possui uma relação muito íntima com a vegetação do seu leito, assim como o mar se relaciona com as regiões de manguezais. 
Por outro lado, ecossistemas terrestres também podem se subdividir. Pense na região de transição entre o deserto do Saara e as margens da foz do rio Nilo. Será que estes dois ambientes terrestres são tão parecidos assim?
Neste caso, por mais que exista uma proximidade geográfica, as interações dos seres vivos com os fatores abióticos são muito diferentes. Até porque, os próprios fatores abióticos disponibilizam contextos diferentes para os organismos ali presentes. 
· Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Mais conteúdos dessa disciplina