Buscar

LABORATÓRIO DE GESTÃO Projetos de Consultoria - Unidade 3 - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE GESTÃO: PROJETOS DE CONSULTORIA
UNIDADE 3
A segunda fase do processo de consultoria empresarial diz respeito às etapas que compõem a implementação das atividades propostas na fase inicial. Dentre as etapas, temos: o diagnóstico, o plano de ação e a intervenção. Cada uma dessas etapas concentra algumas atividades de grande relevância, em especial temos a coleta e análise de dados e informações e a elaboração do plano de ação da intervenção. Dessa forma, vamos agora demonstrar o conhecimento adquirido nesta unidade e apresentar as seguintes proposições: cite e explique dois (2) métodos de coleta de dados, e ao menos dois (2) princípios que fundamentam a análise das informações. Apresente também como pode ser elaborado um plano de ação e os três (3) níveis de planejamento que podem ser direcionados às necessidades da empresa. Realize uma pesquisa complementar para auxiliá-lo a elaborar a sua resposta.
A coleta de dados é dividida em dois métodos: o qualitativo e o quantitativo. O método qualitativo está mais atrelado às impressões pessoais de cada colaborador, isto é, ao processo de trabalho e satisfação. Sendo considerado mais difícil de trabalhar justamente por se tratar de algo abstrato. Já o método quantitativo, se relaciona com questões mais palpáveis, por se referir a dados apresentados através de números, que podem ser obtidos através de relatórios de vendas, balanços patrimoniais, relatórios de produção etc.
Para Crocco e Guttman existem alguns critérios que permitirão escolher os melhores meios, sendo eles:
· Eficiência
· Objetividade
· Comparabilidade
· Abrangência
· Precisão
· Validade
a) eficiência - considera os custos e o tempo necessários para coletar e analisar os dados de um determinado número de fontes. A preocupação com a eficiência é imposta pela necessidade de desenvolver um quadro mais completo possível da situação, observando a existência de restrições de custo e prazo. Se considerada uma economia de recursos, a forma mais eficiente passa a ser o questionário. A menos eficiente será a observação direta. A análise de registros e documentos pode ser bastante eficiente quando eles são mantidos em ordem e acessíveis. As entrevistas apresentam boa eficiência, mas podem se tornar caras em virtude do número de pessoas e horas envolvidas, e sua análise pode ser difícil e demorada em razão da estrutura prévia;
b) objetividade - mostra se os dados coletados realmente indicam com clareza e precisão as virtudes e desvios esperados, se os resultados obtidos são os fatos independentemente das posições particulares do consultor e dos pesquisados. Quanto mais pessoas e pontos de vistas diferentes são envolvidos, permitindo-se a análise crítica, maior a objetividade. Quando uma só pessoa faz a coleta de dados, ela pode ficar prejudicada;
https://www.academia.edu/7353830/Luciano_Crocco_e_Erik_Guttman_CONSULTORIA_EMPRESARIAL
Em minhas pesquisas encontrei três ferramentas para se utilizar em um plano de ação, sendo elas: Análise SMART, PDCA e 5W2H. Acredito que cada uma das ferramentas pode ser utilizada para cenários diferentes, mas de qualquer modo julgo que a ferramenta 5W2H seja bem completa e abrangente.
· 5W2H: (What, Why, Where, When, Who, How, How Much): uma ferramenta em formato de checklist que convida o planejador a pensar e estruturar os processos considerando: o que fazer, por que fazer, onde fazer, quando fazer, por quem será feito, como será feito e quanto custará.
https://ucj.com.br/blog/plano-de-acao/
Os três níveis de planejamento são o estratégico, que fica sob a responsabilidade da alta administração por se tratar dos objetivos, metas e política da organização sendo considerado de longo prazo; o tático, que trata-se de um desdobramento do planejamento estratégico, sendo responsabilidade dos diretores, gestores de área e seus subordinados com visão de médio prazo; e o operacional, com foco de curto prazo, são as práticas programadas no nível dos processos organizacionais e garantir que os objetivos tanto do seu nível como do estratégico e tático sejam atingidos.

Continue navegando