Buscar

atv 3 consultoria empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A segunda fase do processo de consultoria empresarial diz respeito às etapas que compõem a implementação das atividades propostas na fase inicial. Dentre as etapas, temos: o diagnóstico, o plano de ação e a intervenção. Cada uma dessas etapas concentram algumas atividades de grande relevância, em especial temos a coleta e análise de dados e informações e a elaboração do plano de ação da intervenção. Dessa forma, vamos agora demonstrar o conhecimento adquirido nesta unidade e apresentar as seguintes proposições: cite e explique dois (2) métodos de coleta de dados, e ao menos dois (2) princípios que fundamentam a análise das informações. Apresente também como pode ser elaborado um plano de ação e os três (3) níveis de planejamento que podem ser direcionados às necessidades da empresa. Realize uma pesquisa complementar para auxiliá-lo a elaborar a sua resposta.
Existem dois métodos de coleta de dados : qualitativas, que abrange informações abstratas e intangíveis, como a percepção e opinião dos funcionários e membros da empresa, tendo como principais ferramentas, os formulários, as entrevistas, as pesquisas em grupos, etc; e quantitativa, que são dados e informações numéricas, quantificáveis e mensuráveis, como os relatórios gerenciais e de resultados, de onde podemos consultar e comparar informações numéricas de quantidades, vendas, valores monetários, tempo, etc. Para Crocco e Guttmann (2017), são alguns dos princípios que fundamentam a análise das informações: Eficiência, objetividade comparabilidade, abrangência, precisão e validade.
 A eficiência é o foco na tríade ETC (escopo, tempo e custos), com vistas a aumentar a eficácia. A objetividade é mostrar a SWOT da empresa para elaborar propostas precisas e assertivas nas necessidades e melhorias propostas. A comparabilidade é a análise e comparação dos dados coletados, documentos e observações in loco. A abrangência é analisar a empresa como um todo, para completude de informações. A precisão é conseguir o máximo de fidedignidade e veracidade dos dados efetivos coletados. E a validade diz respeito à relevância e validade dos dados dentro do contexto, além de serem recentes.
 O plano de ação pode ser elaborado utilizando a ferramenta 5W2H, onde os 5 W's correspondem às cinco perguntas em inglês: what (o que), where (onde), when (quando), who (quem), e why (por que?), e os dois H's, how (como) e how much (quanto custa). É uma forma simples e concisa de explicar o que será feito, quando, onde, por quem e por qual motivo, considerando os métodos e os custos de cada ação. Os três níveis de planejamento são o estratégico, que envolve a alta administração da empresa, objetivos de longo prazo e estratégias; o tático, que é o desdobramento do planejamento estratégico em ações de médio prazo, voltadas aos departamentos, gerenciadas pelos gerentes; e o operacional, que são a execução das sub tarefas para garantir que os objetivos do tático sejam alcançados, consequentemente, do estratégico. Os objetivos do operacional são de curto prazo e envolvem os analistas, técnicos, enfim, a "linha de frente" da organização.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria Empresarial. 3. ed. São Paulo: Saraiva,2017. Disponível em<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788547219864>. Acesso em: 04 ago.2021.

Continue navegando