Buscar

LEG 1

Prévia do material em texto

O que a legislação diz sobre a segurança e saúde do trabalho?
As determinações e diretrizes de segurança do trabalho são definidas pela legislação e precisam ser seguidas rigorosamente dentro de uma empresa. 
Isso é muito importante para evitar problemas graves.
Essa regulamentação define cuidados que a empresa precisa ter para evitar acidentes dentro do ambiente de trabalho, estes que possam comprometer a integridade física e a saúde dos funcionários que trabalham ali.
Além de evitar acidentes, o cumprimento dessas normas previne punições severas que a empresa pode sofrer, caso não esteja de acordo com a regulamentação. Tanto a administração quanto seus colaboradores podem sofrer sanções como:
Interdição da empresa; 
Paralisação de atividades;
Notificação;
Multa.
Existem consultorias e vários serviços que ajudam a verificar a conformidade do local para corrigir eventuais problemas.
Mas hoje em dia não é difícil adequar a instituição e regularizar a situação para seguir as leis. 
Existem regulamentos específicos para cada tipo de instalação, sendo que todas as empresas devem seguir essas normas adequando suas
atividades. 
É possível contratar uma empresa de segurança do trabalho para acompanhar as instalações da firma e checar as normas regulamentadoras, por exemplo.
O que são as normas de segurança do trabalho?
As normas de segurança do trabalho são um conjunto de regras definidas pelo Ministério do Trabalho, como forma de orientar empresas e funcionários, bem como, com o objetivo de prevenir acidentes. Essa regulamentação pode ser encontrada na Portaria n. 3.217/77.
Essas leis se referem a critérios de segurança, saúde, higiene e medicina no trabalho. É importante conhecer algumas dessas normas regulamentadoras (NR), para permanecer de acordo com as exigências da lei.
NR - 1
De acordo com a NR 01, todas as empresas, tanto as públicas quanto as privadas, com empregados registrados pelo regime CLT, devem obrigatoriamente ressaltar aspectos da Delegacia Regional do Trabalho como: sua função, relevância e capacidade.
NR - 2
A segunda norma regulamentadora estabelece que os comércios de qualquer tipo precisam da autorização do Ministério do Trabalho para poder exercer as atividades. 
Apenas depois de conseguir essa permissão o estabelecimento pode abrir e funcionar.
NR - 3
A NR 03 define que o Ministério do Trabalho tem permissão para impedir que uma empresa continue com suas atividades normalmente, caso seja verificado que ela não é capaz de garantir a segurança do trabalhador.
NR - 4
A quarta norma regulamentadora determina que todas as empresas devem ter um departamento responsável por cuidar da medicina e segurança do trabalho: o SESMT. Esse setor deve garantir a integridade e saúde dos funcionários.
O curso segurança do trabalho ajuda o profissional a se capacitar para atuar no SESMT de forma adequada, claro, com todo o conhecimento que a função exige.
NR - 4
A equipe do SESMT deve ser composta por: enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, técnico, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho. 
Essa equipe também é responsável por fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) para os trabalhadores da empresa, bem como, checar as condições de funcionamento deles de acordo com as exigências.
NR - 5
Além da equipe do SESMT a empresa precisa ter uma equipe de comissão interna de prevenção de acidentes, conhecida como CIPA. 
A regra que determina isso é a norma regulamentadora NR 05. 
ATIVIDADE EM GRUPO
Pesquisar a NR correspondente ao grupo com as seguintes informações:
O que diz a NR?
A quem e/ou quando a NR se aplica?
Penalidade do não cumprimento.
Buscar condição individual da sua NR, como por exemplo: 
A NR-2 tem um o CAI (Certificado de Aprovação de Instalações), vocês vão pesquisar sobre o mesmo.
Conclusão do trabalho: Resposta de forma pessoal, o que o grupo acha da NR, se é relevante ou não e etc.

Continue navegando