Buscar

Atividade SIG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com Marques e Oda (2012, p. 22), “todo sistema é composto por partes que interagem entre si para atingir um objetivo comum”. Os sistemas, em sua maioria, são abertos e trocam recursos com o ambiente. Esse sistema é ilustrado pelos autores da seguinte maneira:
(1) Entrada (input) 
(2) Processamento ou transformação (throughput) 
(3) Saídas (outputs) 
(4) Retroalimentação (feedback) 
(5) Entropia
a) ( 3 ) É o produto resultante do processo de transformação cujo foco principal é o objetivo do sistema. 
b) ( 1 ) Composto pelos elementos que irão permitir o sistema operar, como energia, matérias-primas e outros. 
c) ( 5 ) É a tendência que os organismos têm para a desagregação. Os sistemas fechados tendem à força da entropia, que cresce até parar o sistema inteiro. Já no sistema aberto a entropia pode ser interrompida transformando-se em entropia negativa ou homeostase. 
d) ( 4 ) É a informação sobre todos os aspectos que envolvem o sistema, entradas, transformação e saída, com o objetivo de avaliar o desempenho e aprimorar permanentemente o processo. 
e) ( 2 ) São os processos de conversão dos insumos nos resultados do sistema. Todos os sistemas têm metas a atingir, transformar entradas em saídas.
Adm início 5000 A.C na Suméria quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
No Egito com Ptolomeu implantou um sistema econômico planejado, que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada
Em seguida a china em 500 a.C mudou de governo para império com oito regulamentos e as regras de administração pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
Império Otomano de 1299 a 1922 que compreendia o Médio Oriente, Norte da África e do Sudeste Europeu comandado por tribos de turcos. Nos séculos XVI e XVII o império constava entre as principais potências políticas da Europa e vários países europeus temiam os avanços otomanos nos Balcãs.
Na evolução histórica, duas se destacaram que foi a Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. 
E as Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, estendendo-se rapidamente por toda a Europa e Estados Unidos. 
A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas épocas distintas: A primeira época foi de 1780 a 1860 com a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e o ferro, como principal matéria-prima. A segunda época foi de 1860 a 1914 que se caracteriza pela revolução da eletricidade com o uso dos derivados do petróleo, como novas fontes de energia e do aço. Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. A revolução Industrial provoca duas principais consequências: 
a) crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação; 
b) necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
ATIVIDADE: Identifique quais necessidades surgiram com a Revolução Industrial que favoreceram o surgimento da moderna administração.

Continue navegando