Buscar

Análise Competitiva da Sadia no Setor Alimentício


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO 
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA 
Curso: Administração 
Disciplina: Administração de Marketing II
Docente: Claudinete
Discente: Maria Eduarda Claudino Lima
RESPOSTAS REFERENTES À PROVA FINAL DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II
CARUARU, 2021.
1ª QUESTÃO:
P: Qual o tipo de concorrência que a Sadia pratica no seu setor econômico?
R: O tipo de concorrência praticado pela Sadia é a Concorrência Direta, afinal, boa parte dos seus produtos, ou pelo menos os carros-chefes (proteína animal processada) são encontrados também em outras empresas do mesmo segmento, e ainda que surjam novas linhas de produto das concorrentes, a tendência do mercado é apostar em itens semelhantes a fim de conquistar o cliente. Apesar de boa parte das notícias mostrar que algumas marcas já fizeram seu nome e são quase inalcançáveis, não é novidade que nada é imutável e que ao longo dos anos, os produtos perdem e ganham consumidores, seja pela acessibilidade de preço, melhoria na qualidade do produto ou simplesmente por ações de divulgação através de personalidades influenciadoras da mídia. A sadia ampliou o seu leque de produtos pois, segundo o estadão, a empresa precisou substituir alguns produtos após a fusão com a perdigão.
P: Como as forças competitivas influenciam/afetam no ambiente de marketing da Sadia?
Pela liderança eminente no setor alimentício, a Sadia ocupa uma boa posição quando comparada aos seus concorrentes, Segundo o autor Michel Porter (1990, p. 3), “as regras da concorrência estão englobadas em cinco forças competitivas: a entrada de novos entrantes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes”. Tendo em vista esse conceito, é possível fazer uma análise da Sadia destacando cada um desses setores. Esta análise está anexada nos tópicos a seguir:
· Novos entrantes:
- Economia de escala: A empresa já tem 77 anos no mercado, então sua maneira de produzir já é conhecida e o consumidor possui muita confiança na marca, sendo uma barreira para novos concorrentes. A sadia buscou a padronização dos processos, em seus veículos de divulgação, no marketing e qualidade dos produtos.
- Diferenciação de produtos: Apesar de saber que o setor alimentício tem várias inovações e está em constante update, esse tópico não é preocupante, afinal, os novos entrantes normalmente trazem produtos facilmente copiáveis, não é difícil replicar ou criar algo semelhante. Por exemplo, a linha Mac N’Cheese, originalmente feita por uma empresa gringa, agora existe na seara e na sadia.
- Acesso aos canais de distribuição: Os canais de distribuição precisam ser de fácil acesso, para que os consumidores não precisem recorrer a uma segunda opção. Por exemplo, em épocas em que há sazonalidade, como Natal e Réveillon, onde há alta busca de produtos em mercados e supermercados, os centros de distribuição precisam estar preparados para que a reposição seja feita com agilidade e a logística seja o mais eficiente possível. Mesmo que não haja sazonalidade, é importante que os estoques sejam sempre analisados a fim de haver sempre produtos disponíveis e dentro da validade no atacado e varejo.
· Ameaça de substitutos: “Nesta força, Porter fala que as empresas que já se encontram na indústria, disputam entre si uma parcela no mercado. Elas costumam utilizar armas como preços baixos. Altos investimentos em publicidade e em valor ao produto” (PASSOS, L, 2016). Levando em consideração este conceito e trazendo para o ramo alimentício, percebemos uma alta competitividade, e então a Sadia tenta melhorar a qualidade e trazer inovação nos produtos, bem como explorar outros setores no mercado, fugindo do básico de proteína animal, partindo para uma tentativa de conquistar um novo público, como, por exemplo, com a linha Veg&Tal, que tem como público-alvo veganos e vegetarianos.
· Poder de negociação dos consumidores: Os clientes são supermercados e possuem um poder de compra muito elevado, afinal, é um consumidor que tem alto poder de compra por sempre adquirir grandes quantidades em um curto período de tempo. A qualidade dos produtos Sadia e sua fama na mesa do consumidor final faz com que ele seja um produto quase que obrigatório nos supermercados
· Poder de negociação dos fornecedores: A sadia é uma empresa renomada, seu nome tem poder tanto com os consumidores quanto com os fornecedores, que são vários e de várias localidades. Isto se deve, principalmente, ao fato de a Sadia possuir um nome respeitado no mercado e à grande fragmentação de seus fornecedores. 
· Rivalidade entre os concorrentes existentes: Os concorrentes, como já dito, são muitos e com produtos semelhantes. Os custos fixos do setor alimentício, especialmente de proteínas animais que normalmente precisam de refrigeração, são frequentemente utilizados em promoções atrativas, tal qual a diminuição do preço quando esses produtos chegam próximos à data de validade, fazendo com que as pessoas percam o interesse pelo produto já que ele, por muitas vezes, é visto como algo que tem pouca demanda. “Os aumentos de capacidade das empresas do setor precisam ocorrer em grandes saltos, a fim de que possam cobrir o aumento dos custos operacionais. As barreiras de saída do setor não são excessivamente elevadas.”
2º QUESTÃO 
P: Quais as estratégias a nível de negócio e a nível corporativo usadas pela Sadia?
R: A sadia possui um portfólio internacional e nacional, apresentando uma penetração personalizada em cada um deles e, na maioria dos países, possui pelo menos um produto muito conhecido e favorito na mesa de vários consumidores, isso mostra a sua capacidade de flexibilidade e adaptação a diferentes tipos de cultura e paladar. Seu principal foco é ser categorizado no mercado global, com um extenso portfólio que inclui cortes suínos, aves, frios, empanados, pré-cozidos e pratos prontos congelados.
Suas estratégias incluem atualização de produtos, com foco em nichos de mercado que não foram alcançados ou foram pouco explorados pelas linhas de produtos anteriores, sendo assim, como visto no comercial Lek Trek, a sadia foi conquistando seu público por meio da inovação e estudo de mercado, iniciando pelas donas de casa e chefs de família, partindo para as crianças, posteriormente conquistou o público que, normalmente composto por jovens, busca praticidade e produtos pré-prontos, por último, há uma tentativa de captar o público fitness e vegano, e, por uma análise pessoal de mercado, parece ter funcionado.
3º QUESTÃO
 5W2H
	BSC: PLANO DE AÇÃO EM MARKETING
	PERSPECTIVA DO CLIENTE
	Objetivo Estratégico
(O quê?)
	Ações (Como?)
	Metas (Quem? Quando? Onde? Quanto?)
	Indicadores (Medição de Desempenho)
	Lançar a linha LIVRE&LEV para os clientes de Caruaru/PE;
	Ação 1 – Apresentação da marca na Veg&Tal Caruaru e ação de divulgação por influencers nas redes sociais
	Chegar no público alternativo frequentador da Casa Tipos (lugar onde está localizada a empresa Veg&Tal) no dia 02/01/2021.
	Analisar a quantidade de vendas dos produtos da linha Livre&Lev através do registro de caixa.
	Mostrar possibilidades de consumo da linha LIVRE&LEV para clientes.
	Ação 2 – Promover um concurso de comida entre influencers de health lifestyle, um desafio de #10DiasComSadia
	Através da divulgação do concurso, durante o mês de janeiro, as influencers postarão dicas e receitas utilizando a linha e a que tiver mais curtidas ou votos ganhará 1 voucher no valor de 100,00 para gastar na empresa que promoveu o concurso.
	Métricas dos insights do Instagram.
	Conquistar público através do paladar
	Ação 3 – Fazer um dia de degustação na empresa Veg&Tal ou em outros restaurantes da Casa Tipos.
	Esta degustação terá o custo dos alimentos e preparo deles. Ocorrerá no dia da entrega do prêmio resultante da Ação 2 e o intuito vai ser de fazer com que as pessoas que acompanharam este tempo todo de concurso virtualmente, consigam provar um ouco das receitas que foram mostradas pelas candidatas.Review das pessoas em relação às swatches que foram degustadas e possível compra de produtos da linha LIVRE&LEV.
As fontes utilizadas neste trabalho foram:
https://ri.brf-global.com/a-brf/estrategias-e-vantagens-competitivas/ - Estratégias e Vantagens competitivas - BRF (brf-global.com)
https://administradores.com.br/artigos/as-cinco-forcas-de-michael-porter-como-um-diferencial-competitivo
A hora de separar, de vez, Sadia e Perdigão - Economia - Estadão (estadao.com.br)

Mais conteúdos dessa disciplina