Buscar

atividade 02 Extensao rural Simone

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Extensão Rural
Curso: Bacharelado em Zootecnia Professora: Francielle Rego Aluno: Simone Jacinta de Azeredo
Atividade avaliativa 02
Ao realizar a atividade poste no moodle no formato de pdf
1. Considerando os seus conhecimentos sobre o meio rural, há motivos para a existência de uma extensão rural? Exemplifique casos em que a extensão rural contribuiria em realidades que você conhece.
Basta uma simples ida a uma propriedade rural de pequeno porte, ou uma pertencente a agricultura familiar par enxergarmos a importância para a existência da extensão rural, o acesso à informação e novas tecnologias é uma das variadas contribuições que os técnicos trazem para essa comunidade. Podemos citar desde o pequeno produtor que vive de agricultura familiar que já consegue garantir meios de subsistência para sua família conseguida através de sua produção que precisão de um aperfeiçoamento/treinamento para melhorar sua gestão e garantir uma estabilidade financeira maior, Por meio de técnicas e treinamentos trazidos por esses profissionais. Outro caso pode ser aquele pequeno agricultor que vive de agricultura familiar e que não tem uma economia muito favorável, de maneira simplificada tem a “terra” mais não consegue produzir e precisa de ajuda externa para ter uma liberdade econômica e melhorar a qualidade de vida de sua família, nesse caso o extensionista rural traçaria uma um plano para introduzir algum tipo de cultura favorável na região e além disso o ajudaria a em aperfeiçoamentos técnicos acerca da pratica agrícola escolhida e seus meios, como também o auxilio na informação sobre os créditos possíveis e como usa-los. O extensionista rural leva conhecimentos e ajudas aos povos que não tem esse acesso e os auxiliam na mudança de vida.
2. Desenvolva uma proposta de ação extensionista para a fruticultura. A proposta deve ser capaz de definir como a extensão rural pode contribuir para essa importante cadeia produtiva. Qual o público-alvo? Quais as estratégias a serem desenvolvidas para a promoção da atividade produtiva? Quais os mercados a serem acessados? Quais as políticas públicas serão acessadas? De que forma as políticas públicas contribuirão no desenvolvimento da fruticultura?
Na safra 2018/2019 segundo o IBGE o brasil produziu 43 milhões de toneladas de frutas dando foco principal para a laranja e banana que tiveram altos índices de proporção. Com esses grandes dados podemos ver o quão é importante a fruticultura no nosso pais, sendo assim visando esses altos índices de produções podemos relacionar que grande parte dessa produção vem da agricultura familiar, e pensando num maior crescimento para a
próxima safra podemos relacionar o envolvimento da extensão rural, pensando desde os níveis iniciais de produção das frutas até suas fases finais pois com visão de aperfeiçoamento e tecnologia que teremos os melhores resultados. Sendo assim colocando em vista a extensão rural e a agricultura familiar na produção de frutas de sua região para inserção dos alimentos na cadeia alimentar dos alunos atendendo aos critérios estabelecidos pela Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009 que estabelece que 30% das verbas do PNE devem ser destinadas a comprar da agricultura familiar, lei essa que possibilita o pequeno produtor a conseguir vender seus produtos e ter uma liberdade financeira, além de contribuir para o estimulo da produção de frutas e derivados. Os colégios e escolas estaduais e municipais seriam os mercados acessados para aquisição de frutas dos produtores da agricultura familiar. O aperfeiçoamento desses produtores como em técnicas de cultivos e produção auxiliadas pelos técnicos ocasionaria em produções mais saudáveis.
3. No artigo intitulado “Agricultores Familiares e Sistemas de Produção de Frutas em Itapuranga, Goiás”, encontrado no endereço:(AGRICULTORES FAMILIARES E SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE FRUTAS EM ITAPURANGA, GOIÁS (ufg.br) http://www. revistas.ufg.br/index.php/pat/article/download/4096/5268), você vai aprender um pouco mais sobre sistemas de produção. Este artigo discute uma realidade onde os agricultores familiares desenvolvem sistemas de produção especializados na fruticultura, integrados a outros sistemas de cultivo e ao sistema de criação de bovinos de leite. A partir da leitura do artigo, escreva um texto emitindo a sua opinião sobre o mesmo. Procure identificar o ponto de partida da experiência, os atores envolvidos, a função de cada ator, os resultados positivos e os desafios que precisam ser superados. Não se esqueça que o foco da análise deve ser as possibilidades de atuação da extensão rural, ou seja, do técnico em fruticultura.
O ponto de partida da experiência é quando o pesquisador agrupa alguns agricultores familiar com propriedades de 10 a 25 hectares onde os subdividiu em dois grupos. Sendo os agricultores que cultivam frutíferas de interesse comercial em sistemas de produção especializados, associados à Cooperativa de Agricultores Familiares de Itapuranga, e o segundo foram as lideranças locais, moradores mais antigos, técnicos e comerciantes assim retratado no texto. Essa pesquisa tinha como discutir os níveis históricos de produção da região de Itapuranga como também os atuais. Como o texto relata sobre a inserção de outro meio de produção para ter uma estabilização econômica da região pois o mercado de frutas as vezes é muito incerto, e a junção bovinocultura/fruticultura ajudaria nesse processo. Olhando com uma visão mais técnica o emprego dessas duas atividades distintas necessitaria um estudo de caso maior, quanto a logística e o extensionista rural por meio de pesquisas a campo e nas propriedades verificaria quais delas era viável o manejo de duas produções, e ajudar os agricultores familiares nas técnicas distintas de produção, além de auxiliá-los nas tomadas de decisões.
4. Os vídeos que podem ser encontrados nessas páginas https://www.you tube.com/watch?v=qj64kLRJzHw e https://www.youtube.com/wa tch?v=1oUKiW1eV8E, relatam experiências de agricultores que criaram suas próprias tecnologias. São importantes para percebermos o poder de ação dos conhecimentos dos agricultores. Com base nos vídeos, escreva um pequeno texto dissertando sobre a importância das soluções tecnológicas criadas pelos agricultores. Procure refletir como essas soluções impactaram as unidades de produção, o trabalho dos agricultores e a realidade em que estão inseridas. De que forma a extensão rural poderá incorporar essas soluções tecnológicas no seu trabalho
No primeiro vídeo o agricultor construiu uma espécie extrusora de biscoito, para aumentar a produção de biscoitos e derivados na sua propriedade pois ele viu uma necessidade de automatizar seus processos pois com a grande competividade do mercado ele perderia seu espaço, e olhando para sua pouca condição financeira decidiu então fazer sua própria invenção. Depois de sua criação o mesmo conseguiu ter uma linha de produção bem mais abrangente e diminuiu gastos com mão de obra, hoje ele com apoio do Emater quer colocar sua propriedade nos conformes legais para se tornar uma indústria de biscoitos. No segundo vídeo apresenta senhor agricultor que criou uma usina de geração de energia hídrica sem ter nenhuma formação. Sendo assim é notório observar que devemos respeitar e aplaudir invenções como essas que provocaram na mudança de vida desses produtores, e que os extensionistas poderiam levar ideias parecidas para ajudar em questões parecidas de muitas famílias rurais do nosso país que não tem acesso a maquinários ou até mesmo a serviços comuns como a energia.
O qual importante é a chegada da tecnologia e da informação para a área mais pobre do setor agrário? 
Como a agricultura familiar pode desenvolver o cenario econômico de campos belos?

Outros materiais