Buscar

Marielle franco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnólogo em gestão da tecnologia da informação – comunicação 
Michel lima dos santos - 244422020
Marielle Franco 
 Marielle franco o nome de uma mulher, negra, mãe solteira, bissexual, moradora de favela, aluna da primeira turma do pré-vestibular comunitário de santa maré, gradou-se em ciência sociais e realizou mestrado em administração pública.
 Sua vida foi focada na luta contra as estatísticas que fazem a morte, a prisão e a pobreza os destinos mais prováveis para as mulheres e os pretos e pardos neste país. 
 Ela era uma mulher inteligente demais para deixar-se de se iludir por uma ideia de meritocracia que ignora as estatísticas, faz que não vê as desconsidera que as pessoas não começam todas do mesmo patamar, infelizmente o assassinato da vereadora Marielle franco, ocorrido no rio de janeiro, em 2018, quando também foi assassinado Anderson Pedro Mathias Gomes, motorista do veículo em que a vereadora se encontrava.
 Era filha de Marinete Francisco e Antônio da Silva Neto, Marielle nasceu e cresceu em uma favela do Complexo da Maré, no subúrbio carioca e se apresentava com orgulho como "cria da Maré", na sua primeira disputa eleitoral no ano de 2016, foi eleita vereadora na capital fluminense pela coligação Mudar é possível, formada pelo PSOL e pelo PCB.
 Como vereadora, Franco fez trabalhos na coleta de dados sobre a violência contra as mulheres, pela garantia do aborto nos casos previstos por lei e pelo aumento na participação feminina na política. Em pouco mais de um ano, firmou dezesseis projetos de lei, dois dos quais foram aprovados, um que regulou o serviço de mototáxi e a Lei das Casas de Parto, visando a construção desses espaços cujo objetivo era fornecer a realização de partos normais. 
 Infelizmente foi brutalmente executada com três tiros na cabeça e um no pescoço, por volta das 21h30min de 14 de março, De acordo com a Human Rights Watch, o assassinato dela relacionou-se à "impunidade existente no Rio de Janeiro" e ao "sistema de segurança falido" do estado.
 A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou uma lei, que consolidou 14 de março ao Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro como o "Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra".
Marielle Foi agraciada, in memoriam, pelo Congresso Nacional do Brasil em março de 2019 com o Diploma Bertha Lutz, concedidos a mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. 
 
 Guarulhos – 25/03/2020

Mais conteúdos dessa disciplina