Buscar

aula-3-direito-empresarial-i

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CESPE - 2019 - DPE-DF - Defensor Público - Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item: Para Amélia admitir o seu filho como sócio, basta que ela solicite ao registro público de empresas mercantis a transformação do registro de empresária individual para o registro de sociedade empresária, cumprindo as regras pertinentes. Certo
Prova: CESPE - 2019 - DPE-DF - Defensor Público. Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item: Para instituir filial em cidade vizinha sujeita à jurisdição de outro registro público, Amélia deverá inscrever tal filial neste registro, com a prova da inscrição originária, e averbar a constituição da filial no registro público de empresas mercantis da sede empresarial. CERTO
Prova: CESPE - 2019 - DPE-DF - Defensor Público - Considerando essa situação hipotética, julgue o seguinte item. Amélia não necessita de prévia outorga conjugal para vender o imóvel pertencente à empresa? Certo
CESPE - 2019 - DPE-DF - Defensor Público: a partir dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.: Se o capital social estiver integralizado, apenas o sócio-administrador responderá pelas obrigações civis da falida, subsidiariamente. Errado
É cabível a aplicação da teoria de desconsideração da personalidade jurídica para uma empresa sem o registro? FALSO., resposta Legislação: “Art. 985 CC. A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150)
Prova: UECE-CEV - 2016 - Prefeitura de Amontada - CE - Auditor Fiscal de Tributos: Considera-se Microempreendedor Individual – MEI –, o empresário individual (aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços) optante pelo Simples Nacional, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até: R$ 81mil/ano (6.750/mês)
Oab: Paulo, casado no regime de comunhão parcial com Jacobina, é empresário enquadrado como microempreendedor individual (MEI). O varão pretende gravar com hipoteca o imóvel onde está situado seu estabelecimento, que serve exclusivamente aos fins da empresa. De acordo com o CC, assinale a opção correta:
A) Paulo pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento,
B) Paulo não pode, sem a outorga conjugal, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento, salvo no regime de separação de bens.
C) Paulo, qualquer que seja o regime de bens, depende de outorga conjugal para gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento.
D) Paulo pode, sem necessidade de outorga conjugal, gravar com hipoteca os imóveis que integram o seu estabelecimento, salvo no regime da comunhão universal.
 
TJ/SP - VUNESP - TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS: A EIRELI pode ser representada nos atos negociais:
a-pelo instituidor da EIRELI ou quem ele designar,	b- por seu administrador nomeado pelo sócio majoritário.
c- pelo instituidor ou demais sócios com direito a voto. 	
d-somente por seu sócio majoritário, já que os poderes são indelegáveis.
Lei 12.441/11 - CONSULPLAN Consultoria - 2018 - Tribunal de Justiça - MG (TJMG/MG) -Analise as afirmativas a seguir.
I. O cirurgião-dentista que atende pacientes em seu consultório, tendo contratado pessoa para prestar serviços de secretariado, é considerado empresário, porque o exercício de sua profissão constitui elemento de empresa.
II. O empresário individual e a sociedade empresária que não procederem a qualquer arquivamento no período de 10 (dez) anos devem comunicar à Junta que ainda se encontram em atividade, sob pena de serem considerados inativos, com o consequente cancelamento de seu registro.
III. O patrimônio da empresa individual de responsabilidade limitada responde pelas dívidas da pessoa jurídica, e não se confunde com o patrimônio da pessoa natural que a constitui, sem prejuízo da aplicação do instituto da desconsideração da personalidade jurídica.
IV. O produtor rural que, sendo empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, desde que observadas as formalidades legais, requeira inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, pode constituir EIRELI.
Estão corretas apenas as afirmativas: A. I e IV.		B. II e III.		C. I, II e III.		D. II, III e IV,
(CESPE 2017) - Julgue o item a seguir, considerando o entendimento legal e doutrinário acerca da figura jurídica do empresário e das pessoas jurídicas. Faculta-se ao empresário a decisão de tornar público o seu objeto social. ERRADO
(CONSULPLAN 2017): O Código Civil brasileiro adotou, de forma indireta, uma definição para o termo jurídico “empresa”. Levando em conta, esta definição, amplamente aceita e adotada pela doutrina pátria, a palavra-chave que está presente nesta definição é: A) atividade,	B) pessoa.	C) coisa.	D) instituição.
Empresário rural é considerado empresário? Em princípio, não, vide comentários artigo 971 CC.
(CESPE 2016)A respeito da empresa individual de responsabilidade limitada, assinale a opção correta.
A) A empresa individual de responsabilidade limitada não pode resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária em um único sócio.
B) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada pode figurar em outras pessoas dessa espécie.
C) A expressão “EIRELI" deve compor o nome empresarial, devendo constar após a firma (empresário individual) ou denominação social (sociedade empresária) da empresa,
D) O capital social desse tipo de empresa não pode ser superior a cem vezes o maior salário mínimo vigente no país.
E) Aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades simples.
Analise as afirmativas abaixo. O advento do Código Civil de 2002:
 I - determina a revogação de todo o Código Comercial.
 II - determina a revogação da primeira parte do Código Comercial (comércio em geral), permanecendo em vigor a segunda parte (comércio marítimo).
III - mantém integralmente em vigor o CCom, regendo este as relações mercantis e, aquele, as relações civis.
IV - não revoga a legislação falimentar (Dec. Lei no 7661/45).
Assinale a alternativa CORRETA.
A.( ) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.	B.( ) Somente as afirmativas II e IV estão corretas,
C.( ) Somente a afirmativa II está correta.		D.( ) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Prova: IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor – Direito. Aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços denomina-se:
A- profissional liberal.		B-comerciante.	 	C-agricultor.	D-empresário.	E-incorporador.
Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2017 - TJ-SP - Juiz Substituto. Quais dos elementos indicados a seguir são considerados indispensáveis para a existência de uma empresa?
A-Lucro, sociedade e aviamento (capacidade de ter lucro, isto é, é o acréscimo de valor que se dá aos bens, enquanto reunidos, de um estabelecimento empresarial).
B-Produção racional, comercialização dos produtos e função social.
C-Eficiência, registro no órgão competente e estabilidade.		D-Atividade, empresário e estabelecimento,
2. {TJMT-Juiz-2014) Quanto ao incapaz, é correto dizer que, se for sócio de sociedade empresária, 
a) só poderá exercer a administração por meio de seu representante legal.
b) esta deverá ter o capital totalmente integralizado,	
c) esta deverá ter sempre um gerente nomeado com aprovação do juiz. 
d) a sua participação depende de autorização judicial. 	e) esta deverá ter sempre a forma de sociedade anônima.
OAB- Vlll Exame Unificado - Direito Empresarial- 2a Fase - Exame Prático-Profissional 2012} Pedro, 15 anos, Bruno, 17 anos, e João, 30 anos, celebraram o contrato social da sociedade XPTO Comércio Eletrônico Ltda., integralizando 100% do capital social. Posteriormente, João é interditado e declarado incapaz, mediante sentença judicial transitada em julgado.Os sócios desejam realizar alteração contratual para aumentar o capital social da sociedade. A respeito da situação apresentada, responda aos itens a seguir, utilizando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso: A) João poderá permanecer na sociedade? Em caso positivo, quais condições devem ser respeitadas? --O examinando deve indicar que João, mesmo interditado, pode permanecer na sociedade, desde que seja devidamente representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição. Por se tratar de sócio de sociedade empresária, e não de empresário individual, são inaplicáveis ao caso proposto o caput e os parágrafos 1º e 2º do art. 974. O caput prevê a continuidade da empresa pelo incapaz e João não irá continuar empresa porque é sócio e não empresário. Os parágrafos 1º e 2º do art. 974, da mesma forma, estabelecem regras que se aplicam exclusivamente ao empresário individual. Por conseguinte, não se aplica a João a necessária autorização judicial prévia, onde o juiz examinará os riscos do prosseguimento da atividade pelo incapaz, ainda mais sendo sócio de responsabilidade limitada. A condição a ser respeitada para que João permaneça na sociedade encontra-se, exclusivamente, no art 974, § 3º CC.
B) Quais critérios legais a Junta Comercial deve seguir para que o registro da alteração contratual seja aprovado? Para que seja arquivada a alteração contratual, a Junta Comercial deverá verificar o cumprimento dos requisitos previstos no art. 974, § 3º, CC: (i) nenhum dos sócios incapazes poderá exercer a administração da sociedade; (ii) o capital social estar totalmente integralizado; (iii) o sócio Bruno deve estar assistido, o sócio Pedro deve estar representado e o sócio João, representado ou assistido, conforme a causa de sua interdição. Sobre o terceiro requisito do art. 974, § 3º do CC, o examinando poderá diferenciar a incapacidade absoluta da relativa, enquadrando Pedro como absolutamente incapaz, conforme o art. 3º, inciso I do CC, e Bruno como relativamente incapaz, conforme o art. 4º, inciso I do CC. Em relação a João sua incapacidade pode ser absoluta ou relativa, conforme a causa que determinou a interdição (art. 1.767 do Código Civil). Se for absolutamente incapaz deverá ser representado, se relativamente incapaz, assistido. Alternativamente, o examinando poderá indicar que os sócios absolutamente incapazes devem estar representados e os relativamente incapazes assistidos, sem precisar a situação individual de cada um

Continue navegando