Buscar

DIREITO A ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Toda pessoa tem direito a ter acesso á escola 
A educaçao faz parte de conjunto de direitos chamados direitos sociais (direitos garantidos pela contituição federal). E tem por inspiração a igualdade entre pessoas.
A educação qualifica o cidadão para o mercado de trabalho e falicita o convivio em sociedade.Com ela o Brasileiro pode vislumbrar de uma vida sem pobreza ,e estar inserida na sociedade atravez da qualificação para o mercado de trabalho. Quem não tem acesso a educação não é capaz de exercer direitos civis ,politicos,economicos e até mesmo sociais. Garantir a educação dos jovens e crianças é um dever da familia e do Estado. Porém sabemos que tal realidade está distante de muitos deles,existem varios fatores que acabam afastando tal publico das escolas hoje no Brasil,como a pobreza,muitas das vezes as criancas e jovens precisam assumir o papel de um adulto e ajudar no sustento da familia.Com isso acabam sendo desmotivados ao longo do percurso o que faz com que ocorra o abandono dos estudos,outro fator é a gravidez na adolecencia e acabam tendo como destino o mesmo das crianças e jovens que ajudam em casa.
 Além disso em muitas das vezes os alunos se deparam com a falta de estrutura das escolas, tanto na questão fisica ,quanto nas questões pedagogicas que contam ainda a falta de profissionais da erea da educação,e a falta de merenda escolar em varias unidades de ensino.
Quase 75% dos jovens de 18 a 24 anos estão atrasados ou abandonaram os estudos.Em 2019, a taxa de escolarização das pessoas de 18 a 24 anos, independentemente do curso frequentado, foi de 32,4%. Por sua vez, 21,4% desses jovens frequentavam cursos da educação superior e 11,0% estavam atrasados, frequentando algum dos cursos da educação básica. Já 4,1% haviam completado o ensino superior e 63,5% não frequentavam escola e não concluíram o ensino obrigatório.
Em um pais como o Brasil onde o que mais evidenciamos é a má distribuição dos direitos humanos garantir o direito a edução deve ser tomado como prioridade, passo essencial para ascensão a cidadania.
referecias 
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio (IBGE)
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/direito-educacao.htm (BRASIL ESCOLA)

Continue navegando