Buscar

Introdução a Sociologia

Prévia do material em texto

Introdução a Sociologia
 UMA CIÊNCIA PARA ENTENDER A SOCIEDADE
Para entender a ciência em uma sociedade devemos falar sobre “O senso comum”, é uma expressão que designa um conjunto de saberes e opiniões de uma determinada comunidade humana, que acumulou no decorrer do seu desenvolvimento. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim na crença, no modo espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis ou cotidiano. Uma das principais formas de diferenciar o senso comum do conhecimento científico é fazendo experimentos que comprovam sua veracidade ou falsidade. A verificabilidade das afirmações têm como elemento central para a ciência a (hipótese). Já a ciência conta com métodos mais rigorosos como: observação, experimentação, análise dos dados e conclusão.
SOCIOLOGIA É CIÊNCIA?
Podemos dizer que a sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano, em função dos meios e dos processos que interligam os indivíduos em associação, grupos e instituições. O olhar sociológico visa a realidade com distanciamento e objetividade, buscando desenvolver um ponto de vista questionador e a explicação das razões de determinados fenômenos sociais.
 
GÊNESE SOCIOLÓGICA":COMO TUDO COMEÇOU
Durante séculos, a fé e o misticismo se apresentavam como as únicas explicações possíveis para os fatos do mundo. Isso se deu de tal forma que as tentativas de explicações mais racionais sobre a sociedade eram perseguidas e asfixiadas, Como exemplo, as teorias sobre a terra ser redonda e não ser o centro do universo, que geraram perseguições e mortes. Entretanto a relação da Filosofia grega com isso seria nas explicações das relações sociais, foi a partir da filosofia e da base do pensamento grego que esse predomínio começou a ser desfeito. Iniciava-se uma renovação cultural, que ficou conhecida como Renascimento, os adeptos desse movimento ficaram conhecidos como renascentistas, que floresceu por muitas partes da Europa e suas percepções racionais, críticas e científicas contaram com representantes na arte, ciência, literatura e filosofia.
O ILUMINISMO E A SOCIOLOGIA
Com a ciência ganhando espaço, deixando de ser perseguida para ser reconhecida, ela não passou a ser a única forma de se explicar e entender o mundo, sobretudo o social. Mas o essencial é que, com o renascimento iniciou-se a valorização da ciência e abriu-se espaço para o rompimento com uma única forma de conhecimento e de explicações para os fenômenos. Assim com o iluminismo houve a valorização da ciência e da racionalidade no entendimento da vida social, Desse modo, podemos dizer que o pensamento Iluminista contribuiu para a ideia da existência de uma ciência que pudesse ajudar a interpretar os movimentos da própria sociedade, Compreendendo que a sociologia não o surgiu de repente, como fruto de mágica ou reflexão de algum autor. Mas teve origem em uma série de conhecimentos e movimentos que se desenvolveram a partir do século XV, quando ocorreram grandes mudanças decorrentes da transformação da sociedade, sendo elas o impacto de conhecimento como a expansão marítima, as reformas protestantes e a formação dos Estados nacionais e desenvolvimento científico e tecnológico.

Continue navegando