A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Relatorio IV - Densidade ( 1)

Pré-visualização | Página 1 de 1

IFNMG – INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA - 4° PERÍODO
LABORATÓRIO DE FUNDAMENTOS DE QUÍMICA GERAL
DENSIDADE E SEPARAÇÃO DE MISTURAS DE DENSIDADES DIFERENTES
Relatório de aula prática apresentado como parte das exigências da disciplina Laboratório de Fundamentos de Química Geral.
Arlem Joaquim de Pinho Oliveira
Lara Aparecida Ruas Nery
 Scárlatt Paola de Lima Poses
Salinas – MG
 Março de 2022
INTRODUÇÃO
	O presente estudo tem como objetivo elucidar quais serão as consequências oriundas do experimento de Densidade e separação de misturas de densidades diferentes, a partir da relação existente entre massa e volume e a separação de misturas que apresentam densidades diferentes. 
	A densidade é uma característica dos elementos químicos sendo dado como a concentração de matéria num determinado volume. Trata-se de uma propriedade específica que considera a razão entre a massa (m) e o volume (v) de um material sendo matematicamente expressa por: d = massa / volume. A unidade utilizada no Sistema Internacional (SI) para expressar a densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). Entretanto, freqüentemente essa grandeza é indicada em grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou em grama por mililitro (g/mL). Para gases, a densidade costuma ser dada em gramas por litro (g/L). A variação da densidade absoluta (massa específica), no estado sólido, é uma propriedade periódica que aumenta de cima para baixo (vertical) e das extremidades para o centro (horizontal) na Tabela Periódica (BATISTA). 
A densidade é diretamente proporcional à massa do material e inversamente proporcional ao volume do mesmo, ou seja, quanto menor o volume ocupado por um material de determinada massa, maior será sua densidade. O volume de uma substância pode sofrer alterações de acordo com a temperatura e pressão, ou seja, se a densidade depende do volume e o volume depende dos valores de temperatura e pressão, a densidade também será uma grandeza que varia de acordo com os valores de temperatura e pressão. O estado físico de um material também irá influenciar na sua densidade. A grande maioria dos materiais apresenta maior densidade de acordo com o seu estado de agregação, ou seja, possuem maior densidade no estado sólido (grande atração entre partículas) e menor no estado gasoso (pouca atração entre partículas). No entanto, algumas poucas substâncias fogem a este padrão, sendo a água uma delas. A densidade não é uma propriedade exclusiva das substâncias puras, as misturas e as soluções também possuem densidade e esta varia de acordo com a concentração de cada componente da mistura/solução (VALIM, 2021).
Visando a aplicação do estudo realizado por Batista e Valim, o presente estudo avaliou e discutiu as resultantes obtidas. 
OBJETIVO
	Entender a relação massa e volume com a densidade e ainda determinar a densidade de alguns materiais. Separar algumas misturas que apresentam densidades diferentes.
MATERIAIS E REAGENTES
· Balança analítica
· Proveta de 100 ml
· Pregos
· Bolinhas de gude
· Chumbada de Pesca
· Moedas
· Pisceta com água 
· Um pedaço de rolha de cortiça
· Erlenmeyer
· Conta Gotas 
· 50 ml de café pronto
· 50 ml de leite comum
METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÕES
 Nessa aula foram feitos dois experimentos:
1. Primeiramente pesou 1 (um) prego e anotou sua massa, repetiu o mesmo procedimento três vezes para calcular o valor do peso médio . Após isso foi colocado 50 ml de água na proveta de 100 ml e mergulhou os 5 (cinco) pregos na proveta com água e anotou o volume de água que foi deslocado. Repetiu - se o procedimento anterior com as bolinhas de gude, as chumbadas e moedas e onde calculou a densidade de 01 (uma) unidade de cada material. Os resultados obtidos foram: 
	Objetos
	Média
	Volume deslocando 
	Densidade 
	
	
	
	
	Pregos
	1,4358 g
	0,001 L 
	1435,8 g/L
	Bolinha de gude
	9,4374 g
	0,009 L
	1048,6 g/L
	Chumbada
	31,2886 g
	0,003 L
	10429, 53 g/L
	Moeda
	4,7944 g
	0,002 L
	2397,2 g/L
Isso ocorre porque a densidade determina a quantidade de massa presente em um determinado volume. Além disso, quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada no determinado volume. Mais por outro lado quanto menor for o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
2. Foi feito a mistura de café, leite e água, com os seguintes cuidados:
1°- Primeiramente colocou 10 ml de leite no baque
2° - Em seguida adicionou- se um pequeno pedaço de rolha de cortiça no frasco. 
3°- Adicionou-se o café e a água lentamente, com o auxílio de um conta-gotas, sobre a rolha.
 O resultado obtido foram três substâncias separadas no frasco apenas pelo efeito da densidade. Isso acontece por que a substância mais densa (leite) que tem o valor de densidade maior, sempre ficará no fundo e a menos densa (água) ficar por cima, a foto a seguir retrata o resultado obtido. 
	CONCLUSÃO
Diante do que foi apresentado, concluiu - se que, os princípios de Valim sobre a densidade e o quanto alguns fatores podem influencia – la, nesta aula prática foram afirmados, o experimento possibilitou algumas observações, como por exemplo a massa dos objetos influenciando em seu volume o que por conseqüência influenciava em sua densidade, outra observação interessante se da aos resultados de densidade com valores muito altos, principalmente por se tratar da densidade de um único material, mas tal desconformidade de valores pode ser explicada através da conversão das unidades de medidas utilizadas.
REFERÊNCIAS
- BATISTA, Carolina. Densidade. Toda Matéria. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/densidade/ >, acessado em 11. Mar. 2022. 
- VALIM, Paulo. Densidade. Ciência em Ação, jul.2021. Disponível em: < https://cienciaemacao.com.br/densidade/ >, acessado em 11. Mar.2022.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.