Buscar

principios processuais

Prévia do material em texto

Princípios Processuais
- Principios Gerais do Processo Civil:
devido processo legal; 
assegura ao ser humano a justa punição quando cometer um crime e sua liberdade quando não cometer. Ninguem terá sua liberdade ou seus bens restringidos se não passar por esse principio, o processo devera respeitar todos os princípios penais e processuais.
a isonomia;
assegura a igualdade, todos devem ser tratados e respeitados da mesma maneira. O juiz deve conduzir o processo de maneira tal que garanta a igualdade das partes, dando-lhes as mesmas oportunidades de manifestação.
 o contraditório;
as partes de um processo podem rebater as alegações do adversário, contrariando as provas juntadas para contribuir com o seu interesse próprio.
 a inafastabilidade do controle jurisdicional; 
garante a todos o acesso à justiça para postular e defender seus interesses por meio do exercício do direito de ação, obtendo pronunciamento judicial.
a imparcialidade do juiz;
o juiz deve ser competente para julgar o reu, ou seja, não pode demonstrar a escolha de um lado, de maneira que não tenha tribunal de exceção.
a publicidade dos atos processuais;
o acesso aos autos processuais são franqueados a todos os interessados, com exceção de crimes contra dignidade sexual e relacionados a nação que serão restrito as partes, ao juiz e serventuário( pessoa jurídica).
 o duplo grau de jurisdição e, 
toda decisão judicial poderá ser analisada por uma segunda instancia, esse principio visa a impossibilidade de injustiças.
a duração razoável do processo. 
edição de leis que acelere o andamento dos processos. Em busca de uma obtenção dos melhores resultados com a máxima economia de esforços, despesas e tempo.
-Princípios infraconstitucionais:
o dispositivo; 
cabe ao juiz determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito.
 a persuasão racional (livre convencimento motivado);
o juiz deve ao proferir a sentença, deve indicar os motivos que lhe formaram o convencimento.
 a oralidade;
o julgador deve colher diretamente a prova e estar, pelo contato direto que manteve com as partes e testemunhas, mais apto a julgar. 
a boa-fé e,
a boa-fé está associada à lealdade processual e à necessidade de respeito a todos aqueles que participam do processo.
 a cooperação.
exige-se que as partes colaborem para que o processo evolua adequadamente.

Continue navegando