Buscar

LEUCEMIA E LINFOMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@anabea.rs | Ana Beatriz Rodrigues 
LEUCEMIA E LINFOMA
Leucemia e linfoma são dois tipos de câncer que afetam o sangue. Ambos os tipos de câncer geralmente afetam as células brancas do sangue.
A leucemia ocorre quando o corpo produz glóbulos brancos anormais que não funcionam como deveriam. Ao contrário do linfoma, a leucemia não produzirá nenhum tipo de protuberância visível (um tumor) que você geralmente associa ao câncer.
A leucemia começa quando as células produtoras de sangue na medula óssea não amadurecem adequadamente. Em vez disso, essas células defeituosas começam a crescer em abundância e às vezes muito rapidamente na medula óssea.
Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Enquanto, o Linfoma é um câncer que afeta especificamente o sistema linfático. Essa é a rede de órgãos e tecidos do corpo que o protege contra infecções e elimina resíduos e toxinas. O linfoma começa nos linfócitos, os tipos de glóbulos brancos que nascem na medula óssea e circulam no sangue até amadurecerem e se tornarem parte do sistema linfático.
Os dois principais tipos de linfoma são classificados como linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas da doença podem acometer tanto adultos como crianças.
O linfoma de Hodgkin tem origem nos linfonodos do sistema linfático. A doença tem início quando um linfócito se transforma em uma célula maligna, com potencial para crescer e disseminar-se descontroladamente. Quando a célula maligna passa a produzir cópias idênticas, também conhecidas como clones, estas podem atingir tecidos adjacentes. Sem o tratamento adequado, as células podem atingir outras partes do corpo.
Já o linfoma não Hodgkin (LNH) é o tipo da doença mais comum na infância. Aproximadamente 60% dos casos de linfomas em crianças e adolescentes são de LNH, apresentando chances de cura de 60% a 90%, dependendo das características clínicas dos pacientes. Além disso, existem mais de 20 subtipos diferentes da doença.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRUNETTO, Marcel. Leucemia e Linfoma – Conheça as Diferenças e Semelhanças. Disponível em: https://drmarcelbrunetto.com.br/leucemia-e-linfoma-diferencas-e-semelhancas/#:~:text=A%20leucemia%20ocorre%20quando%20o,voc%C3%AA%20geralmente%20associa%20ao%20c%C3%A2ncer. Acesso em: 07 de abril de 22. 
ROCHE. Abordagem dos diferentes tipos de linfoma. Disponível em: https://www.roche.com.br/pt/farmaceutica/areas_terapeuticas/hematologia/linfoma-e-leucemia/abordagem-dos-diferentes-tipos-de-linfoma.html#:~:text=Os%20dois%20principais%20tipos%20de,nos%20linfonodos%20do%20sistema%20linf%C3%A1tico. Acesso em: 07 de abril de 22.

Continue navegando