Buscar

AP 3 QUESTÃO SOCIAL

Prévia do material em texto

Os traços do desemprego são resultantes do caminho percorrido, através da particularização no nível da formação social brasileira, de como se plasmaram as lutas de classe e os mecanismos de exploração do trabalho pelo capital.
Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I) Tal particularização tem o objetivo de tornar inteligíveis os contornos mais amplos, em que se inserem mediações centrais para a discussão proposta, quais sejam, a constituição do "mercado de trabalho" e do "regime de trabalho" (o que inclui os mecanismos de proteção social e regulação do trabalho) no Brasil.
II) No caso brasileiro, ambas as categorias "mercado de trabalho" e "regime de trabalho" tiveram seus marcos regulatórios instituídos durante a "industrialização restringida": a formação do mercado de trabalho assalariado, a estrutura sindical corporativa, a CLT.
No caso brasileiro, ambas as categorias "mercado de trabalho" e "regime de trabalho" não tiveram seus marcos regulatórios instituídos durante a "industrialização restringida":
Escolha uma:
A. Somente a alternativa está I correta.
B. Somente as alternativas I e II estão corretas. 
C. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
D. Somente as alternativas I, e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Temos ainda hoje em nosso senso comum brasileiro a ideia do europeu, e do rico brasileiro, como pessoas frias e egoístas, isoladas em seus condomínios de luxo e vivendo sob o medo, correndo o risco de perderem seus bens materiais com a violência urbana. Para o autor isso é:
Escolha uma:
A. Realidade da periferia do capitalismo.
B. Liberdade no senso comum.
C. Solidariedade entre todas as classes sociais.
D. Individualismo no senso comum. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
A "classe trabalhadora", em processo de formação, caracterizava­-se pela heterogeneidade dos sujeitos sociais (escravo liberto, tra­balhador livre branco, imigrante etc.) que compunham um "exér­cito de reserva", constituído, principalmente, pelos processos de imigração e migração interna. Como era as condições de trabalho
Escolha uma:
A. Suas condições de trabalho, seja no campo seja nas cidades, eram precárias e consti­tuídas por remunerações irrisórias, desprovidas de proteção social. 
B. Suas condições de trabalho, no campo eram precárias e consti­tuídas por remunerações irrisórias, desprovidas de proteção social e nas cidades as condições eram excelentes com remunerações altíssimas.
C. Condições de trabalho patrimoniais e autoritários das relações entre os operários e o empregador e a forma de remuneração era através da troca.
D. Condições de trabalho conservadores, patrimoniais e autoritários das relações entre os operários e o empregador e a forma de remuneração era através da troca.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Castel nunca foi considerado um teórico do trabalho, mas, curiosamente, um teórico da exclusão, termo que na verdade ele se recusa a aceitar. O subtítulo de seu livro Metamorfoses da questão social - "uma crônica do salário" - (CASTEL, 1998) já indica que ele é, na verdade, um analista pós Welfare State da mudança social contemporânea, o que significa, em seus termos, o fim da sociedade salarial com o advento de uma nova questão social, modificada, metamorfoseada: a questão dos sobrantes e inválidos. São as mudanças nas formas de filiação e não filiação ao trabalho útil e produtivo que o conduzem a identificar a questão social do trabalho como a mais importante da sociedade pós Welfare.
Em relação a questão acima, marque as afirmações corretas.
I) Uma contribuição decisiva de Castel é que a produção e a legitimação de formas universais de filiação e desfiliação no mercado de trabalho considerado útil e digno são um traço universal do capitalismo.
II) Identificar o traço universal do capitalismo fundamental na sociedade do trabalho, seja qual for sua configuração histórica, ajuda a esclarecer duas dimensões fundamentais da reprodução do capitalismo e da desigualdade.
III) Outra contribuição de Castel é que as formas de filiação e desfiliação no mercado de trabalho considerado útil e digno são um traço universal do socialismo.
IV) Identificar o traço universal do capitalismo fundamental na sociedade do trabalho, seja qual for sua configuração, ajuda a esclarecer três dimensões fundamentais da reprodução do capitalismo, da desigualdade e da desfiliação social.
Escolha uma:
A. Todas as alternativas estão corretas.
B. Somente as alternativas I e II estão corretas. 
C. Somente as afirmações I e III estão corretas.
D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
A obra de Castel associa o conceito de desfiliação social à identificação da nova questão social, não apenas francesa, mas também global. Em um artigo, no qual analisa as transformações contemporâneas do que chama de questão social, Castel (2004b) identifica na dimensão da globalização o novo espaço teórico e político no qual os problemas do trabalho contemporâneo devem ser pensados.
A partir de sua análise pós Welfare, Castel considera que sociedades como as da Europa Ocidental conseguiram se defender melhor dos problemas gerados na sociedade industrial e disseminados com o mundo globalizado. Isso porque as pressões externas foram mais fracas e, principalmente, porque construíram defesas mais sólidas contra o mercado, proteções e direitos que estão enraizados há longo tempo.
PORQUE
Com tal análise, entretanto, Castel atribui aos Estados a responsabilidade pelo sucesso ou pela derrota interna e ameniza a ação transnacional da economia mundial já antes da globalização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma:
A. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
D. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Enquanto o estatuto colonial manteve-se em vigor, os senhores de engenho eram os responsáveis pela organização da produção co­lonial, porém subordinados a um poder maior. Ou seja, de acordo com o autor mal­grado seus privilégios sociais, entravam no circuito da apropriação colonial como parte dependente e sujeita a modalidades inexorá­veis de expropriação controladas fiscalmente ou econo­micamente pelos grupos financeiros. Desta forma, o Brasil assumiu, dentro do sistema colo­nial-mercantil, a função de instrumento de acumulação de capital. A quem se destinava todo o acúmulo do capital. Assinale a opção correta:
Escolha uma:
A. A monarquia da Espanha
B. A capital do Brasil na época Salvador
C. A coroa Portuguesa 
D. Ao poder nacional Brasileiro
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O Brasil seguiu uma linha diferente da Europa, enquanto a mesma tinha seus contornos bem delineados como feudalismo-feudo, burguesia-burgos. No Brasil não houve Feudalismo e a burguesia surgiu durante o Império enquanto ainda predominava o regime patrimonialista-es­cravocrata. Assim é que não se pode falar em modo de produção escravista e/ou modo de produção feudal brasileiros. Em verdade, o que se vivenciou, no país, foi a apropriação capitalista fundada na utilização da mão-de-obra compulsória, escrava e servil, en­quanto elemento indispensável à acumulação primitiva de capitais. Dentre esse contexto assinale V ou F nas alternativas abaixo a respeito dos escravos:-Tinham um custo mínimo ao capital (que não passava de alimentação e moradia, ainda que precários);
-Trabalhavam dentro dos parâmetros formais e cumprindo jornada adequada.
-Não eram submetidos a condições precárias de trabalho, pelo contrário realizam de bom grado.
-Seu consumo até o limite de sua exaustão, sem dispor de qualquer tipo de direito ou garantia social, até porque sua própria vida não lhe pertencia, mas sim ao senhor de escravos.
Escolha uma:
A. V,F,F,F
B. F,F,V,V
C. V,V,F,F
D. V,F,F,V 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Robert Castel tem sido conhecido principalmente por seu conceito de "desfiliação social". Mediante uma importante genealogia do significado do trabalho assalariado, iniciada no período que denomina capitalismo pré-industrial, o autor procura analisar um fenômeno universal do capitalismo como:
I) A produção e a permanência socialmente legitimada de "sobrantes".
II) Pessoas que sempre estiveram fora dos padrões de todas as atividades consideradas como trabalho digno e legítimo.
III) Pessoas que nunca estiveram fora dos padrões das atividades consideradas como trabalho digno.
IV) A falta de produção e a permanência socialmente legitimada como exclusas do mercado de trabalho.
Marque somente as afirmações corretas.
Escolha uma:
A. Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
B. Somente a afirmação III está correta.
C. Todas as afirmações estão corretas.
D. Somente as afirmações III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O Brasil seguiu uma linha diferente da Europa, enquanto a mesma tinha seus contornos bem delineados como feudalismo-feudo, burguesia-burgos. No Brasil não houve Feudalismo e a burguesia surgiu durante o Império enquanto ainda predominava o regime patrimonialista-es­cravocrata. Assim é que não se pode falar em modo de produção escravista e/ou modo de produção feudal brasileiros. Em verdade, o que se vivenciou, no país, foi a apropriação capitalista fundada na utilização da mão-de-obra compulsória, escrava e servil, en­quanto elemento indispensável à acumulação primitiva de capitais. Dentre esse contexto assinale V ou F nas alternativas abaixo a respeito dos escravos:
- Tinham um custo mínimo ao capital (que não passava de alimentação e moradia, ainda que precários); 
- Trabalhavam dentro dos parâmetros formais e cumprindo jornada adequada.
- Não eram submetidos a condições precárias de trabalho, pelo contrário realizam de bom grado.
- Seu consumo até o limite de sua exaustão, sem dispor de qualquer tipo de direito ou garantia social, até porque sua própria vida não lhe pertencia, mas sim ao senhor de escravos.
Escolha uma:
A. V,F,F,V 
B. F,F,V,V
C. V,V,F,F
D. V,F,F,F
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
A profunda desigualdade social e a concentração de renda são ca­racterísticas brasileiras que se exacerbam no Nordeste e confluem para construção do panorama atual dessa região.
Em relação a região do Nordeste marque as afirmações corretas:
I) Os péssimos in­dicadores de pobreza, analfabetismo, violência etc., além do baixo rendimento, maior precarização do trabalho e alto nível de depen­dência dos programas de transferência de renda verificados nessa região são resultantes da forma de inserção do Nordeste na dinâ­mica capitalista brasileira.
II) No Nordeste, portanto, o nível de acirramento das expressões da "questão social" é tão alarmante que não exige o apontamento de dados estatísticos, sendo reconhecidamente consensuais.
III) A região que, contraditoriamente, já ocupou posição central na economia brasileira, ao final do Período Colonial havia perdido esse status para a região Sudeste, que assumiu, desde então, a condição de vanguarda econômica, reproduzindo, internamente, a principal particularidade da formação social brasileira, a hetero­nomia. No caso regional, a relação centro-periferia estabelece-se entre o Nordeste, subordinado e dependente, e o Sudeste, indus­trializado e desenvolvido.
IV) Enquanto o Nordeste não consegue ultrapassar a economia agrí­cola, mantém sua posição complementar à economia nacional ao fornecer mão-de-obra e matéria-prima de baixo custo ao Sudeste. Esse, por sua vez, avança no processo de industrialização patroci­nado, prioritariamente, pelo acúmulo de capital resultante do perí­odo cafeeiro e se consolida enquanto centro da economia nacional.
Escolha uma:
A. Todas as alternativas estão corretas. 
B. Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C. Somente as alternativas I, e III estão corretas.
D. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 11
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Uma sociedade salarial, entretanto, é uma sociedade na qual a maioria dos sujeitos sociais tem sua inserção social relacionada ao lugar que ocupam no salariado, ou seja, não somente sua renda, mas também seu status, sua proteção e sua identidade. Diante disso pode-se dizer que:
Escolha uma:
A. A sociedade salarial inventou um novo tipo de seguridade diretamente ligada ao trabalho e não somente à propriedade e ao patrimônio. 
B. O trabalho na sociedade salarial é uma sociedade em que os indivíduos não têm direitos e nem garantias.
C. A sociedade salarial criou um novo tipo de seguridade diretamente ligada somente ao status do trabalhador.
D. A sociedade salarial inventou um novo tipo de seguridade ligada somente ao patrimônio.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Entende-se por cidadania regulada algo em que suas raízes encontram-se, não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estrati­ficação ocupacional, e que, ademais, tal sistema de estratificação ocupacional é definido por norma le­gal.
Considerando o texto acima, infere-se que:
Escolha uma:
A. Em outras palavras, são cidadãos apenas alguns membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer um das ocupações reconhecidas e definidas por lei.
B. Em outras palavras, são cidadãos somente uma pequena parcela da comunidade que se encontram localiza­dos em qualquer uma das ocupações reconhecidas e definidas em lei.
C. Em outras palavras, são cidadãos todos aqueles membros da comunidade que se encontram localiza­dos em qualquer uma das ocupações mesmo sem ser reconhecidas por lei.
D. Em outras palavras, são cidadãos todos aqueles membros da comunidade que se encontram localiza­dos em qualquer uma das ocupações reconhecidas e definidas em lei. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 13
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O Brasil seguiu uma linha diferente da Europa, enquanto a mesma tinha seus contornos bem delineados como feudalismo-feudo, burguesia-burgos. No Brasil não houve Feudalismo e a burguesia surgiu durante o Império enquanto ainda predominava o regime patrimonialista-es­cravocrata. Assim é que não se pode falar em modo de produção escravista e/ou modo de produção feudal brasileiros. Em verdade, o que se vivenciou, no país, foi a apropriação capitalista fundada na utilização da mão-de-obra compulsória, escrava e servil, en­quanto elemento indispensável à acumulação primitiva de capitais. Dentre esse contexto assinale V ou F nas alternativas abaixo a respeito dos escravos:
-Tinham um custo mínimo ao capital (que não passava de alimentação e moradia, ainda que precários);
-Trabalhavam dentro dos parâmetros formais e cumprindo jornada adequada.
-Não eram submetidos a condições precárias de trabalho, pelo contrário realizam de bom grado.
-Seu consumo até o limite de sua exaustão, sem dispor de qualquer tipo de direito ou garantia social, até porque sua própria vida não lhe pertencia, mas sim ao senhor de escravos.
Escolha uma:
A. V,F,V,V
B. V,V,F,F
C. F,F,V,V
D. V,F,F,V 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 14
 CorretoAtingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Operários de indústrias que, depois dos 40 anos, são considerados velhos para serem "reciclados" e perdem o emprego para jovens qualificados já nos novos padrões da flexibilidade. Em relação a esses operários Castel denomina como:
Escolha uma:
A. Estabilização dos operários.
B. Desestabilização dos estáveis. 
C. A instalação da precariedade.
D. A estabilidade dos sobrantes.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 15
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Em 1940, a classe operária era formada fundamentalmente por empregados nas indústrias têxteis, produtos alimentares, metalúrgica, produtos minerais não metálicos, vestiário e calçado. A composição do operariado foi mudando com o aumento da importância relativa do emprego nas indústrias metalúrgicas e de minerais não metálicos e o declínio do emprego nas indústrias têxtil e de produtos alimentares observados durante as décadas de 1940 e 1950. (DEDECCA, BALTAR, 1992, p 22). Marque as afirmações corretas, segundo menciona Dedecca e Baltar, (1992), em relação à mudança na estrutura do emprego na indústria.
I) Essa mudança na estrutura do emprego da indústria de transformação se aprofunda na industrialização pesada, quando se verifica uma importância crescente do emprego nas indústrias mecânica, de materiais elétricos e de transporte, enquanto se manteve relativamente estáveis àquelas relativas às indústrias metalúrgicas e de produtos de minerais não metálicos.
II) Essa mudança na estrutura do emprego da indústria de transformação se aprofunda nas atividades do campo, quando se verifica uma importância crescente do emprego na criação de gado e agricultura.
III) Essa mudança reflete num crescimento significativo da classe burguesa quanto em mudanças qualitativas nos ramos que a absorvem, e, portanto, na estruturação do mercado de trabalho.
Escolha uma:
A. Somente as alternativas I, e II estão corretas.
B. Somente a alternativa I está correta. 
C. Somente as alternativas I, e III estão corretas.
D. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 16
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O autor admite que a instalação da precariedade é uma realidade muito bem conhecida no Brasil, porém na Europa esse fenômeno é relativamente novo. É o que ele chama de "cultura do aleatório", pessoas que vivem o dia a dia da instabilidade e da imprevisibilidade. Essas pessoas, frequentemente jovens, vagam hoje, mesmo na França, entre desemprego, trabalho temporário e ajuda social. Em relação a esses indivíduos o autor trata como:
Escolha uma:
A. Um detalhe importante da análise é que os sobrantes são explorados. Eles não são descartáveis.
B. Grupos empregados que são respeitadas perante a sociedade.
C. Pessoas que não têm lugar na sociedade, que não são integrados, e talvez não sejam integráveis no sentido forte da palavra a ela atribuído. 
D. Pessoas que ocupam um lugar na sociedade, integrados e integráveis.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 17
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O Nordeste assumiu um papel fundamental na economia do país no período colonial. Contudo a região Sudeste ultrapassou. Se antes essa região protagonizou o desenvolvimento nacional, agora se torna mera coadjuvante. O Sudeste assume, então, posição privilegiada, à medida que sua função agora é absorver a matéria-prima nordestina e processá-la em suas indústrias. A região passou, então, a ser um mero fornecedor de matéria-prima e mão-de-obra para o Sudeste. De acordo como texto qual foi o produto que fez a região Sudeste sair á frente da região Nordeste:
Escolha uma:
A. Trigo
B. Algodão
C. Açúcar
D. Café 
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 18
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Castel está consciente de que o processo de precarização do trabalho afeta de forma desigual as diferentes categorias sociais. A profecia de Castel se cumpre, pois ele mesmo nos apresenta um novo dado, em artigo mais recente: 76% dos franceses, em 2009, considerados por Castel como as pessoas mais pessimistas da Europa, acreditam que o futuro de seus filhos será pior do que a vida que hoje levam (CASTEL, 2011).
Analisando as afirmativas são corretos os itens:
I) Em sua tentativa crítica, Castel refere-se ao debate de que essa situação nova não é totalmente negativa, e que, particularmente, pode-se estar vivendo uma "reindividualização das relações de trabalho".
II) Diferente da ideia predominante no pensamento norte-americano, sinônimo do indivíduo "sozinho na multidão", a peculiaridade de Castel é perceber o individualismo como sinônimo de desfiliação do mercado de trabalho produtivo.
III) A centralidade do valor prático e moral do trabalho, assim, torna a vida pessoal dos "sobrantes" individualizada, isolada, uma vez que, para compor qualquer meio social, inclusive o familiar, é preciso estar integrado ao mercado de trabalho.
IV) A centralidade do valor prático e moral do trabalho, assim, torna a vida pessoal dos "sobrantes" individualizada, isolada, uma vez que, para compor qualquer meio social, inclusive o familiar, é preciso estar fora do mercado de trabalho.
Escolha uma:
A. Somente as alternativas I, II e III estão corretas. 
B. Somente as alternativas II e IV estão corretas.
C. Somente as afirmações I e III estão corretas.
D. Somente as alternativas III e IV estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 19
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
Castel constrói sua análise a partir de uma narrativa pós- Welfare State. O motivo é a queda do bem-estar social da parte rica da Europa é o grande dado empírico que motiva toda a análise sobre o trabalho, classe e desigualdade em boa parte da ciência social dominante na Europa.
Marque somente as afirmações corretas.
I) De modo singular Castel coloca a "questão social" como ponto de partida dessa narrativa, para a qual os conceitos de desfiliação social e de zona de vulnerabilidade são fundamentais.
II) Castel coloca a "questão social" como ponto de partida dessa narrativa, para a qual os conceitos de desfiliação social e de zona de vulnerabilidade não são fundamentais em sua obra.
III) Devido ao histórico de maior desigualdade e consequentes movimentos e conflitos sociais na França, Castel foi motivado para realizar uma análise mais crítica da questão social que naquele momento, emergia em dimensões sem precedentes na Europa.
IV) Castel não foi motivado em hipótese alguma em fazer crítica em relação a questão social mesmo a França passando por conflitos sociais.
Escolha uma:
A. Todas as alternativas estão corretas.
B. Somente as alternativas I e III estão corretas. 
C. Somente a afirmação IV está correta.
D. Somente as afirmações I e II estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 20
 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão 
Texto da questão
O Brasil seguiu uma linha diferente da Europa, enquanto a mesma tinha seus contornos bem delineados como feudalismo-feudo, burguesia-burgos. No Brasil não houve Feudalismo e a burguesia surgiu durante o Império enquanto ainda predominava o regime patrimonialista-es­cravocrata. Assim é que não se pode falar em modo de produção escravista e/ou modo de produção feudal brasileiros. Em verdade, o que se vivenciou, no país, foi a apropriação capitalista fundada na utilização da mão-de-obra compulsória, escrava e servil, en­quanto elemento indispensável à acumulação primitiva de capitais. Dentre esse contexto assinale V ou F nas alternativas abaixo a respeito dos escravos:
-Tinham um custo mínimo ao capital (que não passava de alimentação e moradia, ainda que precários);
-Trabalhavam dentro dos parâmetros formais e cumprindo jornada adequada.
-Não eram submetidos a condições precárias de trabalho, pelo contrário realizam de bom grado.
-Seu consumo até o limite de sua exaustão, sem dispor de qualquer tipo de direito ou garantia social,até porque sua própria vida não lhe pertencia, mas sim ao senhor de escravos.
Escolha uma:
A. V,V,F,V
B. V,F,F,V 
C. V,V,F,F
D. F,F,V,V
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando