Buscar

DIREITOS HUMANOS INTENSIVO ( LFG 2014) + RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Prévia do material em texto

�
DIREITOS HUMANOS 
AULA 1 
Professor Emerson Malheiro
Conceito:
Se orienta por 03 expressões diferentes:
Direitos do homem – empregada quando direitos conexos ao natural, direito a vida.
Direitos humanos em sentido estrito – direitos conexos positivados em tratados e convenções internacionais 
Direitos fundamentais – quando os tratados dos direitos humanos foram incorporados no ordenamento jurídico do estado. 
Posicionamento hierárquico dos tratados de direitos humanos no ordenamento jurídico brasileiro.
Qual a posição do tratado no cenário jurídico brasileiro? 
R: No direito internacional não há hierarquia nos tratados, eles são exatamente iguais. O pacto de São José da Costa Rica é o mesmo de Roma, tudo igual. Não existe nenhum que posso ser considerando mais importante que outro. “ausência hierárquica entre as normas ou positividade relativa”.
Temos uma obediência, a pirâmide de Hans Kelsen elas possuem uma hierarquia, é o que se repete no direito internacional do art. 59 CF, primeiro a CF no meio as leis ordinárias, na base a resoluções portarias. 
Um tratado internacional quando incorporado no jurídico brasileiro tem qual hierarquia? 
R: REGRA GERAL, leis ordinárias são iguais a tratados internacionais. O STF julgou o recurso extraordinário 80004/SE , equivoco do STF . 
O que acontece se surgir um novo tratado que cuide de uma nova lei ordinária devidamente tratada? Vai acabar por revoga-la.
Se surgir uma nova lei ordinária criada no direito interno brasileiro? O tratado internacional no direito brasileiro perdera sua eficácia.
O legislador originário de 1988 observando o equivoco constitucional tratou de promover um dispositivo na CF para prevenir que foi o art. 5 §2˚ da CF que promove maior proteção aos tratados dos direitos humanos. Os tratados internacionais que envolvem direitos humanos estão na mesma paridade hierárquica dos direitos fundamentais.
Direitos fundamentais são clausulas pétreas e aquelas regras gerais demais aos tratados internacionais não podem ser aplicadas aos tratados internacionais dos direitos humanos.
Art.5§2˚.: ele manteve o quórum deste tratado idêntico de lei ordinária .
Materialmente constitucional 
Pelo decreto 678/92 foi inserido o Pacto São José da Costa Rica, art. 7 §7˚ quando proíbe a prisão civil do depositário infiel, um devedor excusário de alimento. 
Recurso ordinário 466343/SP por 5x4 ouve decisão que o tratado internacional detém a norma de supra legal, que é aquela que esta acima de todas as regras do ordenamento jurídico brasileiro, não é uma lei complementar, é uma norma supra legal que esta acima de uma lei complementar . 
Sempre que tiver um conflito aparente entre normas de direitos humanos prevalece a mais benéfica. 
Súmula 25 criada pelo STF hoje não falamos de prisão de depositário infiel, mas surgiu uma emenda 45 e aproveitou uma oportunidade para uma proteção aos tratados um disposto no art. 5 §3˚CF estabelece que os tratados internacionais de direitos humanos por 3/5 em dois turnos nas duas casas trouxe um valor diferenciado. Dois procedimentos para adotar o tratado 2/5. Ele é formalmente constitucional e possui a mesma forma de constituição da carta magna brasileiro.
Só existe 1 tratado que foi a aprovado por 3/5 dois turnos nas duas casas, o dec 6949/2009 único tratado internacional aprovado com quórum qualificado que possui estados de emenda. 
Existindo de um choque entre dos tratados, utiliza-se o mais benéfico principio, o nome técnico e chamado principio “pro homine” . 
Regra geral que tratado seja equivalente a uma lei ordinária, mais se cuidar de direitos humanos e obedecer ao suposto do, art. 5§2 norma supra legal, art. 5§3˚ equivalente uma emenda constitucional.
Classificação dos direitos humanos 
Obedece a um critério o critério das gerações dos direitos humanos a doutrina moderna o emprego da expressão gerações de direitos humanos prevalece novos direitos sobre as gerações que desaparecerá. Um supera o outro aparecendo gerações vai prevalecer sobre os velhos que desaparecerá. (chama-se dimensões de direitos humanos) as dimensões vão se utilizando das gerações futuras.
A doutrina utiliza de gerações de direitos humanos, ou dimensões de direitos humanos são elas:
Liberdades públicas – são os direitos políticos básicos que surgiu com a magna carta em 1915, para resolver os conflitos entre estado e igreja.
Direitos econômicos e sociais – alguns autores afirmam que surgiu no século 19 com a revolução industrial, em que os trabalhadores eram expostos a muito trabalho. Foi quando eles reuniram para tutelar seus direitos, Os direitos econômicos e sociais foram positivados na constituição mexicana e alemã. ex: a saúde , educação , trabalho e previdência social.
Direitos de solidariedade – também denominados de fraternidade, pós-segunda guerra mundial, surgiu com a 3˚ dimensões com a segunda guerra mundial, o movimento que surgiu foi pós guerra mundial. Esse direitos cuidam de direitos a todos. Ex: ambiente , consumidor, paz social , ( a doutrina fica aqui).
Direitos dos povos – surgiu aproximadamente há 20 anos interesse que tem por objetivo a preservação do ser humano, Ex: biossegurança, biodireito, inclusão digital.
Características dos direitos humanos 
Proibição do regresso – uma vez reconhecido o direito fundamental pelo estado ele não poderá retroceder, não poderá diminuir a proteção aos direitos humanos em relação ao estado que essa tutela se encontra. Ex: versa sobre a diminuição da maioridade penal, sempre que fato definido como crime e praticado por menor.
Direito a imprescritibilidade – art. 5,XLII os direitos humanos são imprescritíveis não podem ser atingidos pelo lapso temporal.
Indivisibilidade – não podem ser decompostos sob pena de dês configuração do interesse, neste aspecto temos o ex: direito a vida. Não é possível dividir o direito a vida. 
Interdependência – eles são reciprocamente independentes, os objetivos só são alcançados por auxilio mutuo.
Efetividade – não basta o singelo reconhecimento pelo estado dos direitos humanos, é necessário que ele empregue medidas efetivas para sua aplicação. No Brasil encontramos um regime ordinário dos direitos fundamentais, cabe ao estado empregar medida efetiva e é uma ciência do dever ser, e às vezes o estado não consegue se comprometer com os direitos humanos. Os direitos humanos são efetivos. 
Tratado internacional de direitos humanos 
Declaração universal de direitos humanos 1948
É um diploma que possui 30 artigos do 1˚ a 20 civis e políticos, do 21 a 30 presença dos direitos econômicos , sociais e culturais 
Não é um tratado internacional, cuida-se de uma recomendação de princípios.
Alguns estados resolveram se reunir para organizar 02 tratados de direitos humanos que trazem universalidade dos direitos humanos e são eles :
Pacto internacional sobre direitos civis e politico- e dirigido aos individuais, portanto possui direito de aplicabilidade imediata 1966.
Pactos internacionais sobre direitos econômicos sociais e culturais – é dirigido aos estados por isso tem direito de ação progressiva, não pode ser exigido juridicamente mais é um equivoco os dois tradados internacionais. Podem ser exigidos em juízo . 1966
Convenção internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial . 1965 – 
No Brasil já foi incorporada pelo dec 65819/69, recepcionado pela CF na forma do art. 5˚§2˚ estamos diante da norma supra legal esta acima de todo ordenamento jurídico brasileiro mais abaixo da carta magna. O repudio as praticas nazistas na segunda guerra mundial, a aprovação pela assembleia geral das nações unidas dos países e povos coloniais que trouxe 17 novos estados a ONU e a reunião entre 25 estados em 1961. 
Art. 1˚§1˚ desta convenção conceito de discriminação racial. Distinção, exclusão, restrição ou preferencia fundadas na raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por fim ou efeito anular ou comprometero reconhecimento, o gozo ou o exercício, em igualdade de condições, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais nos domínios politico, econômico social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida publica. 
O que é ação afirmativa? Finalidade para igualdade de fatos entre eles. 
Cotas na universidade publica de cota racial:
Utilizam o mesmo fundamento, a mesma base articular cada um com sua interpretação cuida-se de um excelente exemplo. Temos dispositivos constitucionais que envolvem o racismo.
Art. 4, VIII,CF repudio ao terrorismo e racismo na parte do terrorismo não temos norma que estabelece criminalmente o terrorismo o que existe e essa menção dessa palavra, se torna praticamente inaplicável, mas sobre o racismo criminaliza esse ato, a pratica do racismo é crime inafiançável nos trás elemento motivador bem como art. 5, XLII, CF a pratica do racismo é inafiançável,l imprescritível sujeito a pena de reclusão , nos termos da lei . 1989 a lei 716 de 5 de janeiro 1989. Foi inicialmente criticada pela doutrina porque em seu texto em nenhum momento trazia o significado do racismo . 
Art 3˚ impedir ou obstar acesso de alguém devidamente habilitado, a qualquer cargo da administração direta ou indireta bem como as concessionarias de serviços públicos. Paragrafo único incorre na mesma pena quem por motivo de discriminação de raça, etnia, religião ou procedência.
Racismo é o impedimento do exercício de direito por inerentes a uma pessoa em relação suas características raça cor etnia , por religião raça cor . 
Art. 140 §3˚ fala sobre injuria e injuria por preconceito injuriar alguém ofedendo-lhe a diginidade ou o decoro:
Convenção internacional contra tortura ou outros tratamentos cruéis desumanos ou degradantes.
Diploma de 1984 no Brasil essa convenção já foi incorporado no cenário jurídico brasileiro pelo DEC 40/91 art. 5 uma norma supra legal . 
Dores sofrimento agudos ,são infligidos intencionalmente a uma pessoa 
Afim de obter informações , castiga-la intimidar coagir , ou qualquer motivo baseado em discriminação de qualquer natureza
Funcionário publico ou outra pessoa no exercício de funções publicas 
lei 945597 elimina e exigência de funcionário publico .
Convenção internacional sobre a eliminação sobre todos os direitos femininos 27;57
OAB Resolução de Questões – Direitos Humanos
OAB RESOLUÇÃO DE QUESTÕES Disciplina: Direitos Humanos
Aula nº01
1) Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), no Brasil, nos últimos 20 anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O CPJ contabilizou 23 assassinatos entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril de 2012. Desse total, quatorze não foram punidos. Diante desse quadro, sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo esses sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos. Para que a investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que fique demonstrado que se trata de grave violação de Direitos Humanos afirmados em Tratados internacionais, dos quais o Brasil seja parte e pode, por isso mesmo, responder diante de instâncias internacionais. Além disso, é preciso que
A) os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
B) os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o STF que deve julgá-lo favoravelmente.
C) as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
D) o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
2) O processo histórico de afirmação dos direitos humanos foi inscrito em importantes documentos, tais como a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 ou mesmo a Constituição Mexicana de 1917. Desse processo é possível inferir que os Direitos Humanos são constituídos por, ao menos, duas dimensões interdependentes e indivisíveis.
São elas:
A) Direitos Naturais e Direitos Positivos. B) Direitos Civis e Direitos Políticos.
C) Direitos Civis e Políticos e Direitos Econômicos e Sociais. D) Direito Público e Direito Privado.
3) “Ninguém poderá ser detido, preso ou despojado dos seus bens, costumes e liberdades, senão em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do país.”
O texto transcrito é um trecho da Magna Carta, proclamada na Inglaterra, no ano de 1215. Esse importante documento é apontado como um marco na afirmação histórica dos direitos humanos, dentre outras razões, porque
A) consolida os direitos civis e políticos e os econômicos e sociais.
B) é origem daquilo que na modernidade ficou conhecido como devido processo legal.
C) representa um marco jurídico político que estabeleceu uma nova ordem social na Inglaterra, tendo sido respeitada por todos os governos seguintes.
D) institui e oficializa o direito ao habeas corpus.
4) Sobre as denúncias e o sistema de responsabilização por violação de Direitos Humanos, perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.
A) A Comissão poderá responsabilizar tanto o Estado como as pessoas naturais e jurídicas, de direito público ou privado, que cometeram a violação, solidariamente.
B) A Comissão não possui competência para responsabilizar a pessoas naturais, podendo apenas determinar a responsabilidade das pessoas jurídicas, de direito público ou privado, que cometeram a violação.
C) A Comissão poderá responsabilizar tanto o Estado como as pessoas naturais e jurídicas, de direito público ou privado, que cometeram a violação. Neste caso a responsabilidade do Estado será subsidiária. D) A Comissão não possui competência para atribuir responsabilidades individuais, podendo apenas determinar a responsabilidade internacional de um Estado membro da OEA.
5) Sobre o sistema global de proteção dos Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.
A) O Direito Humanitário, a Organização Internacional do Trabalho e a Liga das Nações são considerados os principais precedentes do processo de internacionalização dos direitos humanos, uma vez que rompem com o conceito de soberania, já que admitem intervenções nos países em prol da proteção dos direitos humanos.
B) A Declaração Universal dos Direitos Humanos juntamente com a adoção do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos formam a Carta Internacional dos Direitos Humanos, podendo um Estado adotar ou não os seus postulados.
C) O sistema global restringe-se à Carta Internacional dos Direitos Humanos. Outros tratados multilaterais sobre Direitos Humanos, que se referem a violações específicas de direitos, tais como Convenção Internacional contra a Tortura, são facultativos e, consequentemente, não são considerados como parte do sistema global.
D) O sistema global é composto por mecanismos nãoconvencionais de proteção dos direitos humanos. Tais mecanismos são aqueles criados por convenções específicas de Direitos Humanos, de adoção facultativa para os Estados.
6) A Assembleia Constituinte de 1988 reservou texto expresso para elevar os Direitos Humanos ao patamar de princípio fundamental não só no território nacional, como também nas relações internacionais. Além de valorizar a independência do país no cenário internacional, consagrou a proteção dos interesses do ser humano.
Considerando o texto constitucional do Estado-parte e a Convenção Americana de Direitos Humanos, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Proibição de propaganda a favor da guerra e repúdio ao terrorismo e ao racismo.
B) Proteção judicial mesmo quando a violação de direitos fundamentais for cometida por pessoa atuando em função oficial.
C) Direitode retificação ou de resposta, que eximirão das outras responsabilidades legais. D) Concessão de asilo político em delitos políticos ou comuns, conexos com delitos políticos.
7) O Pacto de São José da Costa Rica prevê que os Estados signatários devem cumprir com as decisões emanadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Uma das hipóteses de condenação consiste no pagamento, pelo Estado, de indenização compensatória à vítima da violação de direitos humanos.
procedimento	a	ser adotado, caso o Estado sentença internacional que o obriga a pagar a
Assinale a	afirmativa	que	indica	o brasileiro não cumpra espontaneamente a indenização.
A) Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante o Superior Tribunal de Justiça, uma vez que goza de status internacional.
B) Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante a Vara	Federal competente territorialmente.
C) A Corte Interamericana, em razão do princípio da soberania, obrigará o Estado brasileiro a cumprir a sentença, sendo necessária a propositura de processo de execução, autônomo, pela parte interessada na Corte.
D) A Corte Interamericana, em razão do princípio da soberania, não poderá obrigar o Brasil a cumprir a sentença, mas o descumprimento poderá fundamentar uma advertência da Assembleia
OAB Resolução de Questões – Direitos Humanos
Geral da Organização das Nações Unidas, pelo descumprimento da Convenção Americana de Direitos Humanos.
8) Com relação à Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura, ratificada pelo Brasil em 20 de julho de 1989, assinale a afirmativa correta.
A) Os funcionários públicos que ordenem a execução da tortura ou a cometam diretamente são responsáveis pelo delito de tortura, exceto se houverem agido por ordens superiores, o que eximirá o agente da responsabilidade penal correspondente.
B) O Estado Parte somente tomará as medidas necessárias para conceder a extradição, em conformidade com sua legislação e suas obrigações internacionais, de pessoa condenada pela prática de delito de tortura, não bastando a acusação pela prática do delito.
C) As declarações obtidas por meio de tortura não podem ser admitidas como prova em processo, salvo em processo instaurado contra a pessoa acusada de havê-las obtido mediante atos de tortura	e unicamente como prova de que, por esse meio, o acusado obteve tal declaração.
D) Esgotado o procedimento jurídico interno do Estado e os recursos que este prevê para a investigação sobre caso de tortura, o processo deverá ser submetido a instâncias internacionais, mesmo que o Estado não tenha aceitado tal competência.
9) A Convenção sobre os Direitos da Criança estabelece que os Estados‐partes reconheçam a
importância da função exercida pelos órgãos de comunicação social, devendo assegurar o acesso da criança à informação. Do mesmo modo o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que a informação é um direito da criança e do adolescente.
Acerca da política de informação envolvendo menores, assinale a afirmativa correta.
A) No que concerne às Medidas Específicas de Proteção, é incabível, qualquer que seja o estágio de compreensão da criança, prestar‐lhe informações sobre os motivos que determinam a intervenção, o que
será informado apenas aos pais e responsáveis.
B) Deve haver o encorajamento dos órgãos de comunicação social a levar em conta as necessidades linguísticas das crianças indígenas ou que pertençam a um grupo minoritário.
C) Os proprietários das lojas que explorem a locação de fitas de programação respondem pela falta de informação no invólocro sobre a natureza da obra e faixa etária a que se destinam, isentando os funcionários e gerentes.
D) A criança tem direito à liberdade de expressão, que compreende, inclusive, liberdade de procurar, receber e
expandir informações e ideias, sem restrições, de forma oral ou por qualquer outro meio à escolha da criança.
10) O Pacto de São José da Costa Rica estabelece que todas as pessoas são 
iguais perante a Lei, não se admitindo qualquer discriminação, sendo assegurada a proteção legal. No que tange ao direito indigenista, segundo a norma brasileira, assinale a afirmativa correta.
A) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam‐se a sua posse permanente, cabendo‐lhes
o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos, irrelevante o interesse público da União, sendo nulos e não produzindo efeitos jurídicos os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras.
B) Os índios e as comunidades indígenas ainda não integrados à comunhão nacional ficam sujeitos ao regime tutelar, mas qualquer índio poderá requerer ao juiz competente a sua liberação do regime tutelar, mesmo que não conheça a língua portuguesa.
C) O Ministério Público Federal, com exclusão de qualquer outro órgão público ou privado, deve promover a plena assistência ao índio e a defesa judicial ou extrajudicial dos direitos dos silvícolas e das comunidades indígenas.
D) Os atos praticados entre um índio não integrado e qualquer pessoa estranha à comunidade indígena, quando não tenha havido assistência do órgão tutelar competente, são nulos, salvo se o índio revelar consciência e conhecimento do ato praticado, desde que não lhe seja prejudicial, diante da extensão dos seus efeitos.
11) A Convenção Interamericana de Direitos Humanos dispõe que toda pessoa tem direito à vida, que deve ser protegida por lei, e que ninguém dela poderá ser privado arbitrariamente. A respeito da pena de morte, o documento afirma que
(A) é inadmissível a aplicação da pena de morte em qualquer circunstância, já que o direito à vida deve ser protegido por lei desde a concepção.
(B) não se pode aplicar pena de morte aos delitos políticos, exceto se forem conexos a delitos comuns sujeitos a tal pena.
(C) a pena de morte não pode ser imposta àquele que, no momento da perpetração do delito, for menor de dezoito anos, nem aplicada à mulher em estado gestacional.
(D) não se admite que Estados promulguem pena de morte, exceto se já a tiverem aplicado e a tenham abolido, hipótese em que a tal pena poderá ser restabelecida.
12) As Constituições brasileiras se mostraram com avanços e retrocessos em relação aos direitos humanos. A esse respeito assinale a alternativa correta.
(A) A Constituição de 1946 apresentou diversos retrocessos em relação aos direitos humanos, principalmente no tocante aos direitos sociais.
(B) A Constituição de 1967 consolidou arbitrariedades decretadas nos Atos Institucionais, caracterizando diversos retrocessos em relação aos direitos humanos.
(C) A Constituição de 1934 se revelou retrógrada ao ignorar normas de proteção social ao trabalhador. (D) A Constituição de 1969, mesmo incorporando as medidas dos Atos Institucionais, se revelou mais atenta aos direitos humanos que a Constituição de 1967.
13) Em 2010, o Congresso Nacional aprovou por Decreto Legislativo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Essa convenção já foi aprovada na forma do artigo 5º, § 3º, da Constituição, sendo sua hierarquia normativa de
(A)lei federal ordinária. (B)emenda constitucional. (C)lei complementar. (D)status supralegal.
14) Com relação aos chamados “direitos econômicos, sociais e culturais”, é correto afirmar que
(A)são direitos humanos de segunda geração, o que significa que não são juridicamente exigíveis, diferentemente do que ocorre com os direitos civis e políticos.
(B)são previstos, no âmbito do sistema interamericano, no texto original da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica).
(C)formam, juntamente com os direitos civis e políticos, um conjunto indivisível de direitos fundamentais, entre os quais não há qualquer relação hierárquica.
(D)incluem o direito à participação no processo eleitoral, à educação, à alimentação e à previdência social.
15) Determinado congressista é flagrado afirmando em entrevista pública que não se relaciona com pessoas de etnia diversa da suae não permite que, no seu prédio residencial, onde atua como síndico, pessoas de etnia negra frequentem as áreas comuns, os elevadores sociais e a piscina do condomínio. Ciente desses atos, a ONG TudoAfro relaciona as pessoas prejudicadas e concita a representação para fins criminais com o intuito de coibir os atos descritos. À luz das normas constitucionais e dos direitos humanos, é correto afirmar que
(A)o crime de racismo é afiançável, sendo o valor fixado por decisão judicial. 
(B)o prazo de prescrição incidente sobre o crime de racismo é de vinte anos. 
(C)nos casos de crime de racismo, a pena cominada é de detenção.
(D)o crime de racismo não está sujeito a prazo extintivo de prescrição.
Gabarito
01. D 02. C 03. B 04. D 05. A 06. C 07. B 08. C 09. A 10. D 11. C 12. B 13. B 14. C 15. D
� PAGE \* MERGEFORMAT �7�

Continue navegando