Buscar

relatório virtual 2 biopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biopatologia Humana
Relatório Virtual 2
31/05/2021 a 07/06/2021
	Nome do aluno: Guilherme da Silva Mengue Cristiano
	Critérios de avaliação:
A pontuação máxima é atingida na questão quando o aluno, através de texto claro e preciso, apresentando conceitos e argumentações, respondeu especificamente ao solicitado.
	1. Homem, 70 anos, hipertenso, diabético, obeso e com doença coronariana, chega ao Instituto do Coração com sintomas de dispneia, tosse, astenia, tonturas e diminuição da emissão de urina, para investigação. Qual a provável patologia, justificando a resposta (texto de 15 linhas). Valor = 0,5 ponto
 Levando em consideração o histórico de doenças do paciente, e os sintomas presentes, a provável patologia é Insuficiência Cardíaca.O paciente apresenta quatro dos oito fatores de risco da Insuficiência cardíaca e cinco dos oito principais sintomas da doença.
Essa patologia é uma síndrome complexa desencadeada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas; A Insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, ocorre quando seu coração não está bombeando sangue suficiente para atender às necessidades do seu corpo. Como resultado, o fluido pode se acumular nas pernas, pulmões e em outros tecidos por todo o corpo. 
 Os fatores de risco para essa doença são: hipertensão arterial, obesidade, doença coronariana, diabetes, álcool, miocardiopatias, miocardite, congênitas. E seus sintomas mais comuns são: dispineia, tosse, fraqueza, edema, dor abdominal, palpitação, tonturas e diminuição da emissão de urina. Nem sempre estes sintomas são óbvios. Algumas pessoas em fases muito iniciais da insuficiência cardíaca podem não ter sintoma algum. Outras podem ignorar os sintomas como cansaço ou falta de ar, considerando sinais de envelhecimento.
Às vezes, no entanto, os sintomas de insuficiência cardíaca são mais evidentes. Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro).
	2. Existe relação entre níveis elevados de LDL e Infarto Agudo do Miocárdio? Justifique (texto de 15 linhas). Valor = 0,5 ponto
A uma relação direta entre o Infarto Agudo do Miocárdio e os níveis elevados de LDL. 
O papel da dislipidemia na deflagração da aterosclerose coronariana está bem estabelecido. Em especial, níveis elevados do colesterol total e LDL, redução nos níveis do colesterol HDL e aumento dos níveis de triglicérides, podem induzir à doença coronariana. O risco de aterosclerose coronariana aumenta, significativa e progressivamente, em indivíduos com níveis de colesterol total e LDL acima dos patamares de normalidade. Isto ocorre por causa dos ateromas que são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar à obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando o infarto agudo do miocárdio.
 A parede de uma artéria é composta de várias camadas. O revestimento ou camada interna (endotélio) geralmente é regular e ininterrupto. A aterosclerose começa quando o revestimento é ferido ou desenvolve alguma doença. Então, certos leucócitos chamados monócitos e células T são ativados e saem da corrente sanguínea, atravessam o revestimento da artéria e chegam a sua parede. No interior do revestimento, eles são transformados em células espumosas, que são células que coletam materiais gordurosos, principalmente colesterol. 
	3. Procurar artigos de revista científica na internet (sugestão: Google Acadêmico, disponível em https://scholar.google.com.br/?hl=pt de temática geral “Efeito do exercício físico na aterosclerose”. Valor = 0,5 ponto
Apresentar o link do artigo pesquisado e elaborar um texto (15 linhas) apontando os efeitos do exercício físico na patologia.
Importante: se o artigo consultado não for suficiente para a redação do texto de 15 linhas, outros artigos científicos deverão ser consultados.
Link do artigo pesquisado (insira outros links, se necessário): https://www.scielo.br/j/abc/a/y96GJC5gmHXWP88wzsVb7Mt/?lang=pta
As doenças cardiovasculares (DCV) constituem uma importante causa de morte nos países desenvolvidos e também naqueles em desenvolvimento. Em geral, as manifestações clínicas das DCV, como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e doença vascular periférica, são causadas por um processo aterosclerótico e têm início a partir da meia-idade. No entanto, estudos atuais indicam que o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na infância. A fisiopatogenia da aterosclerose tem sido estudada pelo seu aspecto inflamatório, e, dentre os marcadores inflamatórios, a proteína-C-reativa (PCR) vem sendo bastante estudada nos indivíduos portadores de alguma DCV, inclusive naqueles aparentemente saudáveis. Níveis elevados de PCR têm sido relacionados a fatores de risco para a aterosclerose: história familiar de doença arterial coronariana (DAC), dislipidemia, hipertensão arterial, diabete melito, obesidade, tabagismo e sedentarismo. Grande parte desses fatores de risco pode ser influenciada por modificações no estilo de vida, tais como a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física. Na literatura estão documentados os efeitos da atividade física sobre os níveis de PCR na fase adulta, porém há pouco conhecimento dos estilos de vida ativo ou sedentário em crianças e adolescentes.

Outros materiais