Buscar

2 PARTE TCC

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ – IVA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS
IAGO SILVA DOS SANTOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO VOLTADA PARA O CONTADOR NA PANDEMIA.
Itapipoca – CE
2022
IAGO SILVA DOS SANTOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO VOLTADA PARA O CONTADOR NA PANDEMIA.
Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale Do Acaraú – UVA, como requisito para obtenção do título de Bacharel.
Orientador (a): Prof. Aníbal Sales Oliveira Bastos
Itapipoca – CE
2022
IAGO SILVA DOS SANTOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO VOLTADA PARA O CONTADOR NA PANDEMIA.
Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale Do Acaraú- UVA, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Artigo aprovado em: ___ / ____ / 2022
BANCA EXAMINADORA
Prof. Orientador Esp. Aníbal Sales Oliveira Bastos
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA
Prof. Esp. Trícia Gradênia Guimarães da Luz
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA
Coordenadora do Curso profa. Francisca Jéssica Mouta de Sousa
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú-IVA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO VOLTADA PARA O CONTADOR NA PANDEMIA.
Iago Silva dos Santos[footnoteRef:1] [1: Graduando em ciências contábeis.] 
Aníbal Sales Oliveira Bastos[footnoteRef:2] [2: Professor e orientador do Instituto de Estudos e Pesquisa do Vale do Acaraú – IVA.] 
RESUMO: A psicologia organizacional é um dos subcampos da psicologia organizacional e do trabalho, ela é a definição de uma divisão aplicada da psicologia que tem por sua finalidade explorar o comportamento humano no campo da atividade de trabalho, na busca de melhoria e otimização das organizações (CAMPOS et al. 2011). Este é um trabalho de cunho quali-quantitativo, que buscou discorrer sobre os métodos da psicologia organizacional no setor contábil e buscar proporcionar um melhor desenvolvimento, inovador para promoção de bem-estar e organização no ambiente de trabalho para os colaboradores e clientes. Analisar o trabalho da psicologia organizacional na busca de estudos e orientações para um trabalho menos árduo e de forma mais prática que gere autocontrole e qualidade mental para o conforto aos serviços prestados na contabilidade. A metodologia utilizada consistiu no levantamento bibliográfico e na pesquisa de campo. Conclui-se que a psicologia organizacional e do trabalho é de extrema relevância para o profissional contábil ainda mais no período pandêmico, e que é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas voltadas para a área de psicologia organizacional e do trabalho na área contábil, em específico contador. 
Palavras chaves: Contador. Covid – 19. Psicologia organizacional. 
1 INTRODUÇÃO
A psicologia organizacional é um dos subcampos da psicologia organizacional e do trabalho, ela é a definição de uma divisão aplicada da psicologia que tem por sua finalidade explorar o comportamento humano no campo da atividade de trabalho, na busca de melhoria e otimização das organizações (CAMPOS et al. 2011).
Os profissionais da área de psicologia organizacional trabalham na organização de pessoas e delegam o melhor caminho para alcançarem os seus objetivos e as ajudam a realizarem suas tarefas de forma que possam conquistar bons resultados em suas metas dentro das organizações onde trabalham (CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SANTA CATARINA, 2020).
O desenvolvimento da aplicação dos métodos da psicologia organizacional funciona da seguinte maneira: trabalhando métodos e aplicando-os para o recrutamento e seleção daqueles que melhor se encaixarem nas funções estabelecidas.
Aplicando todo conhecimento teórico no plano metódico para desenvolver e beneficiar as organizações e promover autoeficiência, melhoria na moral e aumento do lucro, trabalhando a redução de faltas deixando o funcionário mais à vontade no trabalho, melhorando o contato pessoal na linha de produção e na gerência administrativa das empresas.
Aplicando e levando para a área do profissional contábil, a melhor maneira de lidar com as situações precária do atual momento que vivemos em relação a crise pandêmica da covid-19, que em condições críticas de nível global vivenciamos uma pandemia, nesta situação diversos impactos nas áreas econômicas, sociais, culturais e políticas, que nos fizeram nos adaptar e a buscar ferramentas e saídas para se adequar as novas formas de trabalho, nos setores contábeis a perca de clientes, fechamentos de empresas, aumentando o nível de desemprego no país.
O número de desempregados no Brasil foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, o maior contingente desde 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2021). 
Com mais inadimplências e sobrecarregando empresas contábeis, adaptação é de suma importância, mas além do ambiente de trabalho precisamos buscar melhorias na forma de tratar os problemas de organização na nova forma de trabalhar, e mostrar como evitar danos à saúde psíquica dos colaboradores e clientes, e como podemos fazer isso com a psicologia organizacional.
A problemática desta pesquisa consistiu na seguinte hipótese; Como as ferramentas da psicologia organizacional podem ser úteis no melhor desempenho do trabalho contábil como demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos? Pois diante dos fatores externos que envolvem a profissão contábil, a pressão é muito presente no seu dia a dia profissional. 
A relevância da realização desta pesquisa se dá pela atual condição que os profissionais contábeis vivem, com a situação crítica a nível global atual, tratando-se que por meios de estudos teóricos de teor científico, a importância de estudar a buscar com bases em métodos já pesquisados novas formas para enfrentar os danos causados psicologicamente falando que afetam as questões sociais, econômicas, profissionais e culturais mundial.
O então trabalho produzido vem por motivo acadêmico e científico, durante um período do percurso profissional onde observou-se alguns problemas psicológicos, problemas esses que implicam no ambiente laboral (BARBOSA et al. 2021). Ainda no curso de bacharel em contabilidade em andamento, observou-se relatos de docentes que atuam como profissionais contábeis sobre as causas da pressão e desgaste que se tem o profissional contábil.
O objetivo geral desta pesquisa consiste em discorrer sobre os métodos da psicologia organizacional no setor contábil e buscar proporcionar um melhor desenvolvimento, inovador para promoção de bem-estar e organização no ambiente de trabalho para os colaboradores e clientes. Analisar o trabalho da psicologia organizacional na busca de estudos e orientações para um trabalho menos árduo e de forma mais prática que gere autocontrole e qualidade mental para o conforto aos serviços prestados na contabilidade.
Encontrar métodos de controle de gestão da psicologia organizacional para melhor desenvolvimento dos resultados a serem alcançados dentro e fora das organizações contábeis. Destacar como os bons resultados podem ser desenvolvidos com os trabalhos do “exercício atual” com continuidade, controle, e facilidade mesmo com distanciamento social e afastamento parcial das atividades remotas. 
2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 
A psicologia organizacional e do trabalho são duas áreas da psicologia voltadas para a parte laboral, porem uma se preocupa com o capital relacionado ao colaborador e a outra, tem uma preocupação maior com o colaborador no ambiente de trabalho e todo o seu bem estar dentro da organização, pois sabe-se que o rendimento, bom desempenho laboral não é algo dependendo exclusivamente do funcionário,mais de uma série de fatores que contribuem para o seu bem estar e desenvolvimento dentro de uma empresa. 
A psicologia organizacional trabalha a função do capital humano para o crescimento, desenvolvimento da empresa, ou seja, o papel que aquele colaborador que ajudará no ganho da empresa, do lucro, pode desempenhar de forma a favorecer o crescimento da organização na qual o colaborador está inserido. Enquanto a psicologia do trabalho possui uma preocupação voltada para as questões do homem no trabalho, ou seja, os fatores relacionados ao colaborador no seu ambiente de trabalho. 
Para Ferracciu (2021) a diferença entre psicologia organizacional e psicologia do trabalho, está entre os objetos de preocupação dessas duas áreas, uma mais mecânica, números, e a outra mais orgânica, pessoas, como afirma logo abaixo:
Enquanto a psicologia organizacional trabalha o papel do capital humano para o crescimento da empresa, a psicologia do trabalho se preocupa com as questões do homem no trabalho. Ou seja, o psicólogo organizacional é responsável pelos times de maneira geral, e o do trabalho foca no indivíduo (FERRACCIU, 2021).
A psicologia organizacional pode ser compreendida como uma área da psicologia que se dedica e compreender os fenômenos do comportamento do ser humano que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, uma de suas funções, objetivos dentro da psicologia organizacional é estudar o colaborador assim de verificar e entender o seu comportamento quanto ao fato do colaborar se sentir, pertencer a um grupo dentro da instituição organizacional na qual ele está inserido como colaborar. 
A psicologia do trabalho possui outro objeto de interesse quanto a observação, estudo, enquanto a psicologia organizacional se preocupa com a questão do colaborador se sentir parte, pertencer a um grupo, no caso ao ambiente de trabalho que ele está inserido, a psicologia do trabalho analisa a ideia sobre os aspectos psicológicos dos colaboradores em sua relação com a atividade laboral, desde o processo de seleção do colaborador e contratação, até a satisfação gerada no ambiente de trabalho e a adequação às atividades executadas.
A psicologia do trabalho estuda a pessoa em seu ambiente ocupacional. Seu conceito está ligado à capacidade produção e a atividades que colaborem para o desenvolvimento. Já a psicologia organizacional estuda a empresa em seus diferentes aspectos, integrando pessoas e recursos, os quais possibilitam seu funcionamento. A integração dessas duas disciplinas é responsável por levar às organizações importantes diferenciais competitivos, além de, juntas, fornecerem diversos indicadores para a área (KENOBY, 2020).
Ambas as áreas, quando trabalhadas juntas, podem contribuir para o desenvolvimento significativo de uma empresa, pois um profissional motivado, com sua saúde mental e física em perfeito estado, pode executar suas atividades laborais de forma mais eficaz e assídua. A psicologia do trabalho é responsável por estudar quais as formas de possibilitar melhorias aos colaboradores de uma empresa, melhorias quanto a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho.
A psicologia do trabalho atua dentro da empresa de forma sistemática, buscando promover as melhores condições de trabalho para os colaboradores da empresa, mais em relação a forma como eles se sentem, o que estão sentindo como funcionários, diante dos fatores externos como pressão e cobranças por parte de seus superiores. 
Dentro deste contexto a psicologia do trabalho, é uma das áreas de maior relevância atualmente, para aqueles que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e a produtividade no ambiente de trabalho. Pois se um colaborador não está se sentindo bem em relação ao trabalho, não consegue dar conta das cobranças, pressão, ele passara a contribuir menos com o desenvolvimento da empresa (MENDES, 2020).
Em decorrência do cenário que se viveu, e ainda se vive atualmente, a pandemia causada pelo Covid – 19, muitas formas de trabalho tiveram que ser repensadas, a fim de evitar a contaminação dos seus colaboradores dentro da empresa, e assim acabar gerando mais prejuízo para uma organização, pois colaboradores doentes, não podem executar suas atividades laborais e desta forma, uma empresa acaba tendo prejuízos. 
Em decorrência desse contexto, formas alternadas de trabalho tiveram que ser desenvolvidas e os funcionários tiveram que se adaptar aos novos modelos de trabalho, como é o caso de muitos profissionais que tiveram que entrar no home office (CONTABILIZEI, 2022), e passaram a trabalhar de dentro de casa para suas respectivas empresas, porém fatores externos poderiam interferir na produtividade e no psicológico dos funcionários. Aqueles que são casados, tinham que dividir seus trabalhos com a casa, família, filhos e possíveis atividades domésticas externas as atividades do trabalho do colaborador, até mesmo colaboradores solteiros, inúmeros são os fatores que podem comprometer a produtividade do contador no ambiente domiciliar. 
Muitos colaborares diante das atividades home office, e toda pressão gerada pela pandemia do Covid – 19, que é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS – CoV – 2 além de pessoas que podem ser assintomáticas, acabaram desenvolvendo problemas psicológicos que prejudicam a atividade laboral desenvolvida em uma organização/ empresa.
Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%) (BBC, 2021).
Desta forma, dentro deste contexto a psicologia do trabalho, entra como ferramenta fundamental na busca por soluções a problemas psicológicos que venham a acometer os funcionários de uma empresa, pois ela é responsável por estudar o bem-estar dos colaboradores, buscando sempre melhorias quanto ao bem-estar profissional interno de cada colaborador. 
3 METODOLOGIA
O início do desenvolvimento desta pesquisa, realizou – se como método científico que consiste em caminhos a serem desenvolvidos para a realização de uma pesquisa (SILVA, OLIVEIRA, 2017), foi o levantamento bibliográfico sobre a temática abordada, onde se consultou a sites e banco de dados da internet, como o site do conselho federal de contabilidade – CFC, sites de banco de dados de universidades, sites voltados para área de contabilidade. Dentre os bancos de dados de revistas científicas e periódicos consultados tem-se o Scielo, Google acadêmico e a Revista de Contabilidade e Finanças da Universidade de São Paulo – USP. 
A pesquisa bibliográfica compreende oito fases distintas que contribuem no desenvolvimento da pesquisa, sendo elas: escolha do tema, elaboração do plano de trabalho, identificação, localização, compilação, fichamento, análise e interpretação [...] (MARCONI & LAKATOS, 2003). Sendo finalizado esse processo com a redação que consiste na apresentação dos dados coletados durante a pesquisa. 
O Levantamento Bibliográfico constitui-se em uma ampla pesquisa realizada em bases de dados nacionais e internacionais, periódicos eletrônicos, acervos de bibliotecas e Web, que traz como resultado uma relação das bibliografias existentes sobre um determinado assunto ou autor [...] (SIBI, 2021).
Quanto aos objetivos desta pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, já que o material ao qual será coletado os dados para subsidiar os resultados serão indivíduos formados na área de contabilidade, contadores em exercício da função, a abordagem se dará de forma quali - quantitativa, pois os objetos de análises são as respostas fornecidas pelos colaboradores da pesquisa, organizados em blocos com valores em percentuais.
A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar ainformação diretamente com a população pesquisada. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto (PIANA, 2009).
Utilizaram-se ferramentas para a aplicação dos questionários. Os entrevistados sobre o trabalho realizado e o intuito para pesquisa, sendo entrevistados 10 contadores em exercício da função. Devido a situação atípica que se está vivenciando, usou-se a ferramenta google formulário para a aplicação do questionário, onde foi encaminhado por meio de redes sociais aos entrevistados, com o consentimento deles. 
Após o retorno dos questionários, dividiram-se em blocos temáticos as respostas, para a posterior construção dos resultados, que se apresentaram de forma escrita e em gráficos, sendo os gráficos construídos com a ferramenta da Microsoft Office Excell 2016, em gráficos de coluna com seus valores expressos em porcentagem. 
Após exposição dos resultados, realizou-se a discussão e chamamento de atenção para os valores mais expressivos, aqueles que apresentaram maiores valores e os que apresentaram menores valores, finalizando com uma apresentação da conclusão baseada nos resultados coletados e analisados, dentro dos objetivos norteadores da pesquisa e da problemática trabalhada. 
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados coletados consistiram no ano de publicação do material utilizado como fundamentação teórica e embasamento para o desenvolvimento desta pesquisa, indagações norteadoras da pesquisa, embasadas nos objetivos aqui definidos para o andamento do trabalho, sendo elas as seguintes; As dificuldades psicológicas enfrentadas pelo contador durante a pandemia; a ajuda recebida durante o período pandêmico pelo profissional contábil, no caso o contador; métodos de psicologia organizacional e do trabalho utilizados no ambiente de trabalho; métodos usados para aumentar a eficiência laboral do contador durante a pandemia e os efeitos da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral. 
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
O gráfico um, traz a quantidade de artigos selecionados por ano expressos em valores de porcentagem, onde tem-se os seguintes dados, dos artigos encontrados em 2015 8,33% foram selecionados de acordo com a pesquisa realizada, no ano de 2020, selecionou-se 58,33% dos artigos encontrados no respectivo ano, em 2021 o percentual foi de 25% e no ano de 2022 foram selecionados 8,33%. 
Dos dados apresentados, destaca-se o ano de 2020, que foi o ano onde obteve-se o valor mais expressivo em relação a produção cientifica voltada para a psicologia organizacional e do trabalho, ano esse que foi o início da pandemia do Covid – 19, justificando desta forma a produção cientifica elevada nesse ano (ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2022), impactando sob a forma como o contador viria a trabalhar. E os anos que apresentaram baixa produção baixa produção cientifica sobre a temática em questão, destacasse os anos de 2015 e 2022, apresentando o percentual de 8,33%. 
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
O gráfico dois, apresenta as dificuldades encontradas pelos contadores na área psicológica durante o pico da pandemia do Covid-19, onde obteve-se os seguintes dados coletados dos colaboradores. Dentre as dificuldades psicológicas enfrentadas, lista-se o aumento do trabalho no período pandêmico, o surgimento de ansiedade, desencadeamento de estresse agudo e o medo de contrair o Covid-19. Os dados expressos em valores percentuais, se tem os seguintes dados, o estresse agudo correspondendo a 10% dos dados coletados, seguido da ansiedade com 10% dos dados coletados, em terceiro lugar em ordem crescente, tem-se o aumento de trabalho, correspondendo a 30% dos dados e por último o receio de se contrair a Covid-19, apresentando o valor de 50% dos dados coletados. 
Dos dados apresentados no gráfico 02, os valores mais expressivos em relação a coleta dos dados realizada, é a ansiedade e o estresse agudo, pois ambos correspondem ao percentual de 10% dos dados que foram coletados, sendo estes problemas advindos do contexto em que o profissional contábil se encontrava, no caso o contador, pois toda a pressão e receio diante da situação nova. O outro valor a ser destacado, e o receio de contrair a Covid-19, que corresponde a 50% dos dados coletados. 
Uma das dificuldades que mais se destacou, foi a questão do isolamento social, sob recomendação dos órgãos da saúde para se evitar a disseminação do vírus entre os contadores e auditores contábeis, sendo que ocorreram também mudanças quanto aos balanços comerciais (SANTOS; JUNIOR; SILVA, 2020).
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
No gráfico 03, a indagação que se traz, é em relação ao período pandêmico, se o contador recebeu alguma ajuda psicológica em seu trabalho, diante do novo que se estava vivenciando, não apenas na profissão contábil, mais como também em outras, de uma forma geral. Os dados coletados, consistiram entre sim e não, sem detalhamento por parte dos colaboradores sobre suas situações. Dos dados coletados, 90% dos colaboradores afirmaram que não receberam nem um tipo de ajuda psicológica durante esse período pandêmico, e apenas 10% dos colaboradores afirmou sim, que recebeu ajuda psicologia. 
Dos dados observados no gráfico 03, o mais expressivo corresponde a opção de não recebimento de ajuda psicológica durante o período pandêmico, ou seja, durante o momento de pico da pandemia do Covid- 19, o profissional contábil, o contador, não recebeu qualquer tipo de ajuda, para as questões psicológicas que pudessem vir a aparecer, sendo que este dado corresponde ao valor de 90% do total que vou coletado, um número significativamente chamativo, que remete bastante atenção.
A ajuda psicológica desenvolvida no ambiente de trabalho pela psicologia organizacional e do trabalho, é de grande relevância para o colaborador, pois por meio de sua aplicabilidade pode-se diminuir o estresse e pressão a qual os contadores são submetidos durante sua rotina laboral (SANTOS, CALDEIRA, 2014).
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
O gráfico localizado acima, apresenta os dados referentes aos métodos de psicologia organizacional e do trabalho utilizados no ambiente laboral, onde obtiveram-se como dados coletados, os seguintes itens; nem um; orações; dias de saída mais cedo; premiação funcionários do mês.
Dentre os itens listados anteriormente, em relação aos métodos de psicologia organizacional do trabalho, aplicados no ambiente laboral dos contadores colaboradores, obteve-se os seguintes dados, dentre as respostas a opção “nem um” apareceu correspondendo a 10% dos dados coletados, seguido por orações, correspondendo a 20% dos dados obtidos, o método de dias de saída mais cedo representa 30% dos dados coletados e premiação funcionários do mês correspondendo ao total de 40%, fechando desta forma, 100% dos dados coletados junto aos contadores. 
Em relação ao método de psicologia organizacional e do trabalho aplicados no ambiente laboral, destaca-se aqueles que apresentaram valores mais expressivos em relação aos demais dados coletados, sendo eles, o método que consiste em premiações ao funcionário do mês, correspondendo a 40% dos dados coletados, sendo esse o maior valor apresentado entre os dados apresentados, e dentre os valores de menor expressão estatística tem-se “nem um” que são aqueles que alegaram não ter nem um método de psicologia organizacional e do trabalho aplicados no ambiente laboral. 
Um dos métodos de psicologia organizacional e do trabalho, voltado para reduzir os níveis de estresse no ambiente de trabalho, orienta a evitar cafeína, álcool e nicotina; evitar, ou pelo menos reduza, seu consumo de nicotina e qualquer bebida que contenha cafeína e álcool, pois eles agem como estimulantes, o que faz aumentar o seu nível de stress (CONCEIÇÃO et al, 2020).
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
Em relação aos métodos utilizados para melhorar a eficiência laboral durante o período de pico pandêmico, os seguintes dados foram coletados; os colaboradores afirmaram não ter nem um tipo de método de melhoramento da eficiência laboral do contador; treinamentosdurante o período pandêmico de forma virtual; diálogos com os colaboradores e o método de home office, que foram os dados coletados entre os colaboradores desta pesquisa. 
De forma estatística, os dados coletados representam os seguintes valores em porcentagem; nem um corresponde a 10% dos valores coletados, treinamentos representa 30% dos dados, diálogos corresponde a 20% e o Home Office corresponde a 40% dos dados coletados. 
Dentre os dados levantados, os valores que mais chamam a atenção, são aqueles de valores mais expressivos, sendo os mais altos dentre os dados coletados e os que possuem os valores mais baixos. Dentre os dados de mais expressivo tem-se o home office, como ferramenta de melhoramento da eficiência laboral do contador e com menor valor percentual, a afirmação que nada foi feito para melhorar a eficiência no ambiente de trabalho do contador, com apenas 10% dos dados coletados. 
A Psicologia Organizacional tem como função facilitar e conscientizar o papel dos vários grupos que compõem uma entidade, considerando a subjetividade dos indivíduos, sem perder de vista sua inserção no contexto mais amplo da organização [...] (FREITAS, 2004). Desta forma a psicologia organizacional e do trabalho ajuda a melhorar a eficiência do colaborador, lhe possibilitando bem-estar. 
Fonte: Dados da pesquisa (2022).
O último ponto de indagação foi em relação aos efeitos da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral, onde obteve-se os seguintes dados; motivação; segurança; positividade; produtividade. Todos estes aspectos voltados para o efeito da aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral. 
Dentre os dados obtidos, encontrou-se os seguintes valores percentuais, quanto aos efeitos da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral dos contadores; a motivação com 20% dos dados coletados; segurança com 20%; positividade com 30% e produtividade com 30% dos dados levantados. 
Dentre os valores coletados obteve-se uma homogeneidade quanto a alguns valores, pois tanto motivação como segurança correspondem a 20% dos dados coletados, representando juntos 40% dos dados. Positividade e produtividade apresentaram os mesmos valores percentuais, tanto a positividade como a produtividade apresentaram 30% dos dados coletados, sendo que juntas correspondem a 60% dos dados levantados. 
A aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral possibilita condições de trabalhos seguras e saudáveis, oportunidades de desenvolvimento e capacitação humana, garantia de trabalho e futuras oportunidades, integração social, compensações justas e adequadas (ANJOS 2020).
5 CONCLUSÃO
O período pandêmico trouxe à tona diversos problemas psicológicos que envolvem colaboradores dos mais diferentes segmentos da economia, destacando nessa pesquisa, o contador que possui vínculo voltado para diversas funções dentro da economia, já que desempenham funções variadas dentro da empresa de acordo com suas competências. O contador está desassistido diante de fatores psicológicos que venham a lhe acometer. 
A pesquisa possibilitou constatar que o profissional contábil, o contador não recebeu a devida atenção que deveria, no que diz respeito aos aspectos psicológicos, pois o período pandêmico trouxe pressão, insegurança, receio, aumento na quantidade de trabalho e adaptação do profissional a novas formas de desempenhar sua função, já que muitos passaram a utilizar a modalidade home office no desenvolvimento de suas atividades laborais.
Um outro ponto que chamou bastante a atenção e deve ser recomendado, e o desenvolvimento de pesquisas na área contábil voltadas para a psicologia organizacional e do trabalho, pois muitos colaboradores da pesquisa relatam não terem recebido apoio psicológico no trabalho, e em relação ao material bibliográfico consultado e selecionado para embasamento da pesquisa, poucos foram encontrados voltados para a psicologia organizacional e do trabalho na área contábil.
As contribuições da psicologia organizacional e do trabalho, são concretas, pois a aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho no ambiente laboral possibilita um melhoramento no rendimento profissional dos colaboradores contábeis, positividade, segurança e motivação, sendo algo indispensável a ser desenvolvido no ambiente de trabalho, pois colaboradores mais satisfeitos tendem a contribuir mais em suas funções com as empresas. 
Mas diante de tudo que foi apresentado e discutido, deixa-se a recomendação do desenvolvimento de mais pesquisas voltadas para o contador, não apenas em relação as funções que ele desempenha em uma empresa, mais para o lado psicológico, ainda mais após as pressões recebidas durante o pico da pandemia do Covid – 19, onde alguns profissionais não receberam a devida ajuda. 
REFERÊNCIAS
ANJOS, Elienay Silva dos. Et al. A contribuição do psicólogo organizacional sobre a qualidade de vida no trabalho. Multivix. Edu. 2020. Disponível em: < https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2021/05/revista-esfera-humanas-v05-n01-artigo01.pdf>. Acessado em 28 de fev. 2022. 
BARBOSA, Cleonice da Silva Alves, et al. COVID-19: atuação dos escritórios de contabilidade do município de Barra do Bugres-MT. Convibra. 2021. Disponível em: <www.convibra.org>. Acessado em 25 de fev. 2022.
BBC NEWS. Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa. Brasil. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-56726583>. Acessado em 19 fev. 2022. 
CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al. Psicologia organizacional e do trabalho - retrato da produção científica na última década. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2011, v. 31, n. 4 [Acessado 2 Março 2022] , pp. 702-717. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000400004>. Epub 09 Fev 2012. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000400004. Acessado em 26 de fev. 2022.
CONCEIÇÃO, Jaqueline Et al. Psicologia organizacional em tempos de pandemia. Editora UNC. 2020. Disponível em: <https://uni-contestado-site.s3.amazonaws.com/site/biblioteca/ebook/Psicologia%20Organizacional.pdf>. Acessado em 26 de fev. 2022. 
Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina. Orientações técnicas para as (os) psicólogas (os) que atuam na área da psicologia organizacional e do trabalho (pot) em tempos de pandemia. Santa Catarina. 2020. Disponível em: <https://crpsc.org.br/noticias/orienta-es-t-cnicas-para-as-os-psic-logas-os-que-atuam-na-rea-da-psicologia-organizacional-e-do-trabalho-pot-em-tempos-de-pandemia>. Acessado em 26 de fev. 2022. 
CONTABILIZEI. Impactos do coronavírus na Contabilidade (vantagens da Contabilidade online). Contabilizei. Blog. 2022. Disponível em: <https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/impacto-coronavirus-setor-contabil-contabilidade/>. Acessado em 25 de fev. 2022. 
FERRACCIU, Stefanie. Psicologia organizacional e do trabalho: saiba as diferenças. Gupy. 2021. Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/psicologia-organizacional-e-do-trabalho>. Acessado em 26 de fev. 2022. 
FREITAS, Rodrigo Rodrigues. Psicologia Contábil. Contábeis. 2004. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/artigos/8/psicologia-contabil/>. Acessado em 24 de fev. 2022. 
IBGE. IBGE estima que desempregados no Brasil sejam 14,4 milhões. Agência Brasil. 2021. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/ibge-estima-que-desempregados-no-brasil-sao-144-milhoes#:~:text=O%20n%C3%BAmero%20de%20desempregados%20no,Brasileiro%20de%20Geografia%20e%20Estat%C3%ADstica%20(>. Acessado em 26 de fev. 2022. 
KENOBY. Psicologia do trabalho e psicologia organizacional: entenda as diferenças. 2020. Disponível em: <https://www.kenoby.com/blog/psicologia-do-trabalho-e-psicologia-organizacional>. Acessado em 19 de nov. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição, editora Atlas. 2003. Disponível em: <https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/300164/mod_resource/content/1/MC2019%20Marconi%20Lakatos-met%20cient.pdf>.Acessado em 24 de fev. 2022.
MENDES, Samantha Dantas. A importância da contabilidade como instrumento de gestão nas empresas: uma análise dos impactos do coronavírus nas micro e pequenas empresas da cidade de João Pessoa/PB. Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa – PB. 2020.
Organização Internacional do Trabalho. COVID -19 e o mundo do trabalho. OIT BRASILIA. 2022. Disponível em: < https://www.ilo.org/brasilia/temas/covid-19/lang--pt/index.htm>. Acessado em 27 de fev. 2022. 
PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9.
SANTOS, Fernanda Cristina Oliveira; CALDEIRA, Patrícia. A psicologia organizacional e do trabalho na contemporaneidade: as novas atuações do psicólogo organizacional. Psicologia. PT. O portal dos psicólogos. 2014. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0929.pdf>. Acessado em 23 de fev. 2022. 
SANTOS, Marcos Igor da Costa. JÚNIOR, Francisco José da Silva. SILVA, Maria do Rosario da. Efeitos da COVID-19 nos trabalhos dos contadores e auditores. XX USP International Conference in Accounting – Accounting as a Governance mechanism. São Paulo. 2020. 
SIBI – Sistema de Bibliotecas Universidade Federal de Alagoas. Levantamento Bibliográfico. Universidade Federal de Alagoas – UFA. 2021. Disponível em:
<http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=1529>. Acessado em 25 de jun. 2022.
SILVA, Kethelen Amanda; OLIVEIRA, Carlos Alexandre Rodrigues de. Método científico: o conhecimento como uma unidade em que todos os saberes estão conectados. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 7, número 25, fevereiro de 2017. Disponível em: <po>. Acessado em 25 de fev. 2022. 
Gráfico 03 -  Durante o período pandêmico, você recebeu alguma ajuda psicológica no trabalho?
Série 1	
Sim	Não	0.1	Série 2	
Sim	Não	0.9	
Gráfico 04 - Quais métodos de psicologia organizacional e do trabalho utilizados no ambiente laboral?
Série 1	
Nem um.	Orações.	Dias de saida mais cedo.	Premiação funcionários do mês.	0.1	Série 2	
Nem um.	Orações.	Dias de saida mais cedo.	Premiação funcionários do mês.	0.2	Série 3	
Nem um.	Orações.	Dias de saida mais cedo.	Premiação funcionários do mês.	0.3	Série 4	
Nem um.	Orações.	Dias de saida mais cedo.	Premiação funcionários do mês.	0.4	
Gráfico 05 - Quais métodos foram utilizados para melhorar sua eficiência durante a pandemia no trabalho?
Série 1	
Nem um. 	Treinamentos.	Diálogos.	Home office.	0.1	Série 2	
Nem um. 	Treinamentos.	Diálogos.	Home office.	0.3	Série 3	
Nem um. 	Treinamentos.	Diálogos.	Home office.	0.2	Série 4	
Nem um. 	Treinamentos.	Diálogos.	Home office.	0.4	
Gráfico 06 - Quais os efeitos da psicologia organizacional no ambiente de trabalho?
Série 1	
Motivação.	Segurança.	Positividade.	Produtividade.	0.2	Série 2	
Motivação.	Segurança.	Positividade.	Produtividade.	0.2	Série 3	
Motivação.	Segurança.	Positividade.	Produtividade.	0.3	Série 4	
Motivação.	Segurança.	Positividade.	Produtividade.	0.3	
Gráfico 01 - Ano de publicação dos artigos coletados.
Coluna1	
2015	2020	2021	2022	8.33	Coluna2	
2015	2020	2021	2022	58.33	Coluna3	
2015	2020	2021	2022	25	Coluna4	
2015	2020	2021	2022	8.33	
Gráfico 02 - Quais as dificuldades psicológicas enfrentadas pelo contador durante a pandemia?
Série 1	
Medo de contrair a Covid.	Estresse agudo.	Ansiedade.	Aumento de trabalho.	0.5	Série 2	
Medo de contrair a Covid.	Estresse agudo.	Ansiedade.	Aumento de trabalho.	0.1	Série 3	
Medo de contrair a Covid.	Estresse agudo.	Ansiedade.	Aumento de trabalho.	0.1	Série 4	
Medo de contrair a Covid.	Estresse agudo.	Ansiedade.	Aumento de trabalho.	0.3

Continue navegando